30 anos depois, o Torneio Início
O torcedor baiano terá amanhã à tarde a oportunidade de conhecer de perto as 12 equipes que vão disputar o Campeonato Baiano da 1ª Divisão de 2011. A Federação Bahiana de Futebol resolveu, este ano, reeditar o Torneio Início, que estava extinto a mais de 30 anos no futebol baiano. Todos os jogos serão disputados no Estádio Governador Roberto Santos, no Parque Metropolitano de Pituaçu, com ingresso a preço único de R$ 10,00.
No passado, o Torneio Início servia para apresentar os times que iriam disputar o Campeonato Baiano. Na sua reedição, a competição perde parte do seu objetivo com relação a dupla Ba-Vi, já que os dois clubes da capital não devem colocar em campo os seus principais jogadores. Mas vale para o torcedor conhecer de perto os times do interior do Estado.
O Torneio Início tem também um objetivo social. Toda a renda líquida da arrecadação de amanhã à tarde no Estádio de Pituaçu será destinada à AGAP – Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia, uma entidade que atende os ex-jogadores do futebol baiano e que contribuíram para o crescimento e reconhecimento do futebol no Estado. Por isso, o campeão do Torneio Início de 2011 fará jus ao troféu que leva o nome de Maílson Souza Duarte, ex-lateral-direito do Bahia que atravessa dificuldades, vitimado por uma doença degenerativa.
“A AGAP é um grupo que atua no resgate e valorização de atletas, que por falta de apoio não conseguem ser amparados quando se aposentam na carreira do futebol”, explicou o ex-jogador do Vitória, Hugo Aparecido, diretor da AGAP.
O Torneio Início do Campeonato Baiano de 2011 começa às 13h30 com o jogo entre Fluminense de Feira x Bahia, e deve terminar por volta das 19 horas, com a decisão do título. No total, serão disputados 12 jogos, cada um com o tempo de 20 minutos, sem intervalo, até sair o campeão.
Atendendo uma reivindicação do radialista Tony Silva, da equipe de esportes da Rádio Sociedade, a FBF decidiu antecipar para hoje, às 9 horas, a venda de ingressos. Crianças, até 12 anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
Amanhã os portões serão abertos pela manhã, já que às 13 horas haverá o Desfile de Abertura com os 12 (doze) clubes participantes, e seus respectivos mascotes, ex-atletas profissionais e árbitros.
Sistema de disputa
1º – O torneio início terá a participação de 12 (doze) Associações que jogarão entre si, em jogos eliminatórios conforme tabela, sendo dividido em 04 (quatro) fases, a saber: Classificatória, Quartas-de-Final, Semifinal e Final.
2º – Cada partida terá a duração de 20 (vinte) minutos, divididos em dois tempos de 10 (dez) minutos cada, sem intervalo;
3º – Havendo empate no jogo de 20 (vinte minutos), a decisão será através da cobrança de tiros livres direto, da marca do pênalti, sendo a primeira série de 03 (três) cobranças para cada Associação com cobranças alternadas, não repetindo o mesmo cobrador. Persistindo o empate na primeira série, a outra série será de apenas 01 (uma) cobrança para cada Associação por série, sempre em cobranças alternadas até que estabeleça uma Associação vencedora;
4º – Havendo coincidência de uniformes entre as associações preliantes, atestado pelo árbitro, será realizado um sorteio, para que seja promovida a troca do mesmo em no máximo cinco minutos pela associação perdedora;
5º – Os jogos serão realizados no Estádio Governador Roberto Santos (Pìtuaçu) em Salvador/Bahia, no dia 09/01/11 a partir das 13h30, conforme confrontos disponibilizados na tabela;
6º – Haverá um desfile a partir das 13 horas com todas as Associações integrantes do Campeonato Baiano de Futebol – 1ª Divisão Categoria Profissional – Edição 2011;
7º – A Associação campeã fará jus a um troféu e trinta e cinco medalhas para os seus integrantes, de cessão definitiva;
8º – A Associação vice-campeã fará jus a um troféu e trinta e cinco medalhas para os seus integrantes, de cessão definitiva;
9º – Na 2ª Fase, dentre as associações desclassificadas, a associação de melhor índice técnico estará automaticamente classificada como biônica para a 3ª Fase (Semifinal), observando-se os seguintes critérios:
a) Maior número de pontos ganhos na 1ª e 2ª Fases;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de escanteios a favor de cada Associação na 1ª e 2ª Fases;
d) Menor número de cartões vermelhos na 1ª e 2ª Fases;
e) Menor número de cartões amarelos na 1ª e 2ª Fases;
f) Sorteio.
TABELA DOS JOGOS
1ª Fase
Grupo A – 13:30 – Fluminense x Bahia
Grupo B – 13:55 – Camaçari x Atlético
Grupo C – 14:20 – Bahia de Feira x Colo-Colo
Grupo D – 14:45 – Serrano x Ipitanga
Grupo E – 15:10 – Feirense x Vitória
Grupo F – 15:35 – Vit. da Conquista x Juazeiro
2ª Fase – Quartas-de-final
Grupo G – 16:00 – 1º do GR-A x 1º do GR-B
Grupo H – 16:25 – 1º do GR-C x 1º do GR-D
Grupo I – 16:50 – 1º do GR-E x 1º do GR-F
3ª Fase – Semifinal
Grupo J – 17:15 – 1º do GR-G x 1º do GR-H
Grupo K – 17:40- 1º do GR-I x Melhor Ind.Téc.
4ª Fase – Final
Grupo L – 18:10 – 1º do GR-J x 1º do GR-K
—
No Tribuna da Bahia