Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil

São Paulo, 20 de janeiro de 2010.

Brasil. . . dignidade!

Há alguns dias atrás, fomos mais uma vez comtemplados pela sanha incompreensível de ver tratar a Previdência Social brasileira como a “mãe dos males das contas públicas” brasileiras. Chamaram-na de “abacaxi”, e assim se esmerou a revista Veja, e sem perder a toada surge mais uma vez a jornalista Miriam Leitão. Aludiu-se a uma presumível colocação da cúpula do PMDB, ou do Ministro Garibaldi Alves. Creio eu, que poderiam e deveriam falar do imbu, e explico por que.

O imbu é uma das frutas típicas do nordeste brasileiro, por conseguinte do Brasil. Possui excelentes qualidades nutritivas e por isso Euclides da Cunha chamava o imbuzeiro “a árvore sagrada do sertão”. Característica da caatinga chega até cinco metros de altura, altamente resistente à seca, e além de seus frutos as raízes armazenam água que tanta sede aplacou. O imbu pode ser menos conhecido, mas é tipicamente brasileiro tal qual outras questões que só aqui encontramos.

Vide o Regime Previdenciário do setor privado. Têm agregado a si o Sistema de Seguridade e Assistência Social da nação; e no frigir dos ovos, quem contribuiu não tem os mesmo direitos de quem nunca contribuiu. Pior do que isso, e também só no Brasil, existe o Regime Previdenciário para os servidores públicos, o RPPS – os cidadãos de primeira classe. Estes gozam de benesses sem igual no cenário previdenciário mundial. É um Regime tão incongruente que reforma previdenciária alguma o salvaria. Seria necessária uma “implosão” e posterior reconstrução desde os alicerces, e sem utilizar uma única pedra do Regime antigo. Não me surpreenderia se o site Wikileaks divulga-se que algum ex-servidor público chegou a ser promovido por mérito durante sua aposentadoria.

E a nossa classe política? Invejável! “O’ concur”! Uma legião ímpar de brasileiros verdadeiramente abnegados pelo seu povo. Sabe lá o que é ser brasileiro e eleitor, afinal qualquer um pode votar por aqui e quiçá mais de uma vez; e assim poder falar com aquela alegria já nauseante que nos brindam como o país do futebol – que nós sustentamos deputados como o Tiririca e com salários maiores do que os deputados americanos, franceses, alemães e todos estes são alfabetizados!

Frustrante é constatar este povo, – um misto de mansidão bovina e desleixo cívico que acata o desrespeito com que as autoridades agem diuturnamente. Estas, depois de mais de 700 mortos só este mês vítimas das chuvas, ‘prometeram’. . . que para 2014 teremos sistemas de alerta preventivos para chuvas fortes. Trata-se ainda de promessa, mas para a Copa-2014 está tudo certo, então vamos esquecer os mortos e o sofrimento das famílias; a falta dos filhos de pais de amigos e vizinhos que foram levados. Às chuvas, cabe a menor parte de culpa; a maior – está para com o desleixo daqueles que foram eleitos, e em pior instância ainda para com aqueles que os elegeram, os desleixados civicamente. Aceitar este fato (as mortes) como sendo obra do imponderável ou fatídico é uma estupidez para com as vidas ceifadas e para com as famílias flageladas.

Igualmente é estupidez, ou a falência de princípios morais aqueles que tratam pejorativamente por “abacaxi” o meio de sustento de milhões de famílias, sejam eles quem forem.

Na abertura dos trabalhos do Legislativo, discutir-se-á a fixação do valor do salário mínimo; e em breve nova pressão para votação dos PLs 4434/08; 3299/08 e 01/07, todos de alto interesse a contribuintes e ex-contribuintes do RGPS (INSS). Postas estas questões, o ano mal inicia e o corporativismo já age contra a Previdência diante da eminência do fato de que o RGPS – URBANO deverá ter seu saldo previdenciário -2010 – muito próximo do equilíbrio; fato este que redobrará os debates.

Nossa ação dentro do Brasil Dignidade ▬ Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil versa por interpor discernimento à sociedade sobre a real situação da Previdência Social no Brasil. Entendemos que somente a retomada de consciência poderá despertar o interesse e a participação ativa da nação em busca de direitos à proteção social, em especial àqueles que para isso contribuíram compulsoriamente por décadas a fio aos cofres da Previdência Social. São estes os contribuintes e ex-contribuintes do Regime Geral da Previdência Social – RGPS os maiores prejudicados por aquilo que se convencionou chamar de “reformas da previdência”.

Buscando isso lançamos nosso blog; e cuja tônica será de dispor aos nossos participantes e seguidores os nossos estudos e nossas respostas e manifestações àqueles que tratam a Previdência como objeto ao equilíbrio de contas públicas ou até mesmo aos que a tratam como um “abacaxi”.

Em resposta a esta expressão “chula” convidamos os amigos a lerem a crônica sobre o que pensamos em relação às assertivas daqueles que não tratam a Previdência com o devido respeito a que ela faz jus http://movimentobrasildignidade.blogspot.com/ – Prudência na Previdência e louvor ao jornalismo sério.

Participe, responda a pesquisa e inscreva-se no blog do nosso Movimento.
Oswaldo Colombo Filho
Membro fundador
Movimento Brasil Dignidade
http://movimentobrasildignidade.blogspot.com/


Enviada por Ruy C.S.Mangueira