PREFEITURA DE ILHÉUS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Mais uma vez
Que houve uma sensível melhoria nos serviços de informática da Prefeitura Municipal de Ilhéus, principalmente na área de Tributos, isto ninguém, em sã consciência, pode negar. O que se pode e deve discutir é a forma de contratação dos serviços de TI – Tecnologia da Informação, e o preço que está sendo pago por estes serviços. E isto passo a fazer aqui neste post.
Como pode ser visto no Portal da Transparência de Ilhéus em http://transparencia.ilheus.ba.gov.br/ , que não me canso de aconselhar todos visitem, se possível diariamente; no dia 21.01.2011 a Prefeitura pagou à E&L Produções de Softwares LTDA., a importância de R$ 36.500,00 (trinta e seis mil e quinhentos reais) referente à locação de softwares durante o mês de novembro/2010, para uso nos setores de: recursos humanos, tributos, protocolo, almoxarifado, patrimônio, contabilidade e compras/licitações, conforme Termo de DISPENSA de Licitação número 001/2010. Se anualizarmos esta despesa teremos então um dispêndio anual da ordem de R$ 438.000,00 (quatrocentos e trinta e oito mil reais), só com a locacão destes softwares
Cabe aqui ressaltar que a E&L , www.el.com.br , é uma Empresa com sede na cidade de São Martins-ES., e que a Prefeitura de Ilhéus, além das despesas de locação do software, deve pagar também, não tenho certeza, despesas de viagem e hospedagem dos técnicos da E&L, quando aqui vêem dar manutenção nos sistemas, e treinamento ao pessoal da PMI.
Tendo em vista as informações acima explicitadas, apresento a seguir, algumas considerações que acredito deveriam ser objeto de análise do nosso Prefeito e sua equipe:
1. Será que temos uma justificativa realmente robusta para explicar a dispensa de licitação para a contratação de um serviço/software para o qual temos um grande número de fornecedores no mercado regional e nacional?
2. Será que o pessoal da área de Tecnologia da Informação do CEPEDI ou da nossa UESC, não poderia desenvolver um Sistema a custos bem mais baixos, com a vantagem do dinheiro investido circular aqui mesmo na nossa região e com custos bem menores de manutenção?
3. Será que o preço que a Prefeitura de Ilhéus está pagando é um preço realmente justo e condizente com o mercado e com o escopo do Sistema?
4. Será que não é hora da Prefeitura de Ilhéus começar a ver TI – Tecnologia da Informação como um recurso realmente estratégico, que pode diminuir custos, melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e resolver o problema de forma global, fazendo um Planejamento Integrado para os seus Sistemas de Informação e Comunicação? Não se deve esquecer o Projeto de Cidade Digital ara a nossa cidade.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de lembrar que a Home Page da Prefeitura continua sendo uma vergonha para o nosso município, e que não usar este moderno meio de comunicação é uma prova até de burrice, e também de dizer ao nosso Prefeito Newton, a quem admiro e respeito, que o meu objetivo ao ser algumas vezes até duro nas críticas que faço à sua gestão, tem o único objetivo de ajudá-lo a melhor administrar a nossa cidade, até porque, como filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores, me sinto também responsável pelos erros que algumas vezes são cometidos.
Carlos da Silva Mascarenhas
Economista, Ilhéense e filiado ao Partido dos Trabalhadores

























































Fico pensando, por que as Prefeituras do sul da Bahia, não gostam de fazer parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. Já que lá tem os melhores profissionais do país em diversas áreas….Educação, saúde, judiciario, administração, meio ambiente, turismo, agronomia e Tecnologia da informção….Srs. Prefeitos municipais entre em contato com a universidade e proponha projetos para encontrar soluções para os problemas municipais…garanto que ia sobrar dinheiro para investi no desenvolvimento da cidade.
Paulo gostaria que a UESC se pronunciasse sobre assunto, pois nunca tomei conhecimento da existencia de projetos na area de teleinformatica protocinados pela mesma, tampouco pelo o elefante branco CEPEDI. Claro, seria bom para toda comunidade regional que a UESC voltasse seus olhos para os problemas da nossa regiao. Fui aluno da FESPI/UESC do Curso de Administração de Empresas (1a.turma) e desde aquela epoca aguardo um projeto que tivesse nos beneficiados.
Aqui existe em Ilhéus e Itabuna, uma empresa especializada em soluções de TI ( Tecnologia da Informação ) a Evolutions System que desenvolveu recentemente um programa de solução para patrimonio público ” tombamento ” e vendeu, isto mesmo vendeu não alugou para uma cidade vizinha por apenas R$ 8.000,00 ( Oito mil reais ) cobra apenas 01 salario mínimo de suporte por mês, e o mais importante o sistema tem um link para alimentar o portal do SIGA sistema do TCM ( Tribunal de Contas dos Municipios ) usado por todas as prefeituras. Caso alguem da prefeitura queira mais detalhes, favor consultar pelo meu e – mail.
Escobar
Escobar:
Faltou você informar o seu e-mail no texto que escreveu.
Mascarenhas
No “Portal do Software Público Brasileiro” (http://www.softwarepublico.gov.br/) já existem alguns softwares que poderiam ser utilizados pela prefeitura de Ilhéus. Claro, que devem ser trabalhados, desenvolvidos e adaptados as necessidades e realidades locais.
Alguns:
e-cidade
PREFEITURA LIVRE
e-Nota
i-Educar
CMS – Controle de Marcas e Sinais
e-ISS
Provinha Brasil
Abraços
Até+
Estamos implantando este ano o software citado acima e-Nota em municípios do estado de São Paulo. Qualquer dúvida ou informação contate-nos. Obrigado.