Isabel Vasconcellos em: A REVOLTA MÉDICA E A MÁQUINA DO TEMPO


No começo do século passado, nos pequenos e nos grandes centros urbanos, havia três grandes autoridades: o político, o padre e o médico. Esses dois últimos serviam também, às famílias, como sábios conselheiros e sabiam muito bem que o trabalho de um influenciava o do outro: ou seja, sabiam, empiricamente, que a saúde e a alegria não vivem uma sem a outra, como diria o Dr. José Knoplich.
Agora imagine você chegar pra um desses próceres daquele tempo e dizer a ele que, dali a cem anos, a profissão dele seria desvalorizada a ponto dos médicos terem que se reunir em passeata para exigir uma remuneração digna. Imagine dizer a ele que o povo em geral, abandonado pela saúde pública, sujeito a filas intermináveis e a espera de meses e meses por um simples exame, começaria a transferir para os médicos a frustração causada por esse tipo de atendimento. Imagine ainda dizer a esse orgulhoso doutor que ele teria seus procedimentos e pedidos de exame sujeitos a restrições por parte de grandes empresas que agiriam como se fossem seus patrões e ele, seu empregado.
Provavelmente ele trancaria você num hospício.
Neste 7 de abril de 2011, Dia Mundial da Saúde, veremos uma mobilização da classe médica como jamais sonhamos.
Abaixo, o histórico dos encontros que culminaram com a decisão das entidades médicas (SOGESP, a primeira a chiar, AMB, APM, Sindicato do Médicos e, agora, muitas outras sociedades e associações médicas que se uniram ao movimento) de paralisar, por um dia, o atendimento aos planos de saúde que, desrespeitosamente, gostariam de transformar mais uma profissão liberal em profissão assalariada, esquecendo-se, inclusive, que esta, a Medicina, é a mais nobre das profissões.
Consola-me pensar que, antes de morrer, as pessoas responsáveis por esse acinte terão, muito provavelmente, suas vidas depositadas nas mãos de um médico. Talvez então tenham a chance de pedir perdão.
—
Isabel Vasconcellos, a primeira jornalista a fazer um programa médico para a TV Brasileira.
ILUSTRAÇÃO: O Médico e a Boneca, Norman Rockwell, 1929
Norman Rockwell Museum, Stockbridge, U.S.A.
—
Isabel.
www.isabelvasconcellos.com.br
facebook.com/IsabelVasconcellos.Caetano
twitter: @bellavas
escritora, produtora e apresentadora
Band TV, Rádio Tupi AM
Av.Paulista 960 apto 1206, 01310-100
(11) 83573611