WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2011
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930








Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito adota medidas para otimizar transporte coletivo
Crie dá continuidade às comemorações pelos 10 anos de atuação em Ilhéus
Saúde promove ações contra a dengue em Ilhéus
Saúde realiza projeto de caminhada regulares para a população
Município e Estado discutem Temporada 2011 dos Jogos Estudantis
Adelmário Coelho promete apimentar festival com uma boa dose do autêntico forró pé-de-serra
Jovens carentes do Teotônio Vilela serão os primeiros beneficiados com gratuitos da FMT

***

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS.

Prefeito adota medidas para otimizar transporte coletivo

Na manhã desta sexta-feira (8) o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reuniu o secretariado para determinar a adoção de uma série de medidas no sentido de modernizar o transporte coletivo de Ilhéus. Nesta próxima semana será elaborado um projeto de lei para enviar ao Poder Legislativo além de portarias e decretos com a finalidade de regulamentar as primeiras mudanças a serem adotadas.
As medidas a serem anunciadas contemplam as demandas que vêm causando insatisfação dos usuários. O prefeito Newton Lima estabelecerá prazo para realização de um estudo completo com vistas à implantação do sistema de transbordo eletrônico temporal. O trabalho deverá ser feito por uma empresa especializada e custeado pelas concessionárias do município.
Paralelamente, o governo municipal deverá elaborar um projeto de lei para apreciação do legislativo, a fim de determinar o prazo para a implantação obrigatória do sistema, ainda este ano, podendo haver penalidades – como multas às concessionárias – em caso de descumprimento.
Entre as medidas está a criação do transbordo de passageiros com a adoção de um cartão temporal irá permitir que o usuário do sistema possa utilizar diferentes ônibus e linhas pagando uma só tarifa por um determinado tempo, sendo vedado o retorno. Na prática, o mesmo passageiro poderá, por exemplo, sair do Banco da Vitória, descer no centro e em determinado espaço de tempo, pegar outro ônibus para o bairro Nelson Costa, sem pagar outra passagem.
Rastreamento – Dentre as ações que serão realizadas está a instalação obrigatória de rastreadores nos ônibus, que passarão a ser monitorados pela Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito. “Isso permitirá uma fiscalização perfeita sobre a circulação dos veículos nos horários e rotas previstas, facilitando o trabalho da Setrans, e dotando o sistema de eficiência e eficácia”, garantiu o Secretário Marcelo Barreto.
Para o prefeito Newton Lima, todas essas ações têm como objetivo a redução do custo do transporte coletivo, maior satisfação dos usuários, além da otimização do sistema através do rastreamento dos ônibus, o que possibilitará um amplo diagnóstico sobre o serviço atualmente prestado, com importantes subsídios para as mudanças que deverão ser implementadas”.
Ainda como parte das medidas, também será constituído um grupo de estudos com o objetivo de debater o gerenciamento do sistema, com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Conselho de Transportes, especialistas e usuários. Esse estudo irá subsidiar os técnicos na elaboração de um novo projeto de gestão para transporte coletivo ilheense.
Os estudos também terão a finalidade de propor mudanças que visem equilibrar o custeio, devendo apontar medidas que, em sendo adotadas, permitirão a redução dos custos e a diminuição do valor da tarifa. Após o diagnóstico também será possível a criação de linhas com trajetos inteligentes, evitando o congestionamento das rotas com a conseqüente redução do número de ônibus e, portanto, menor preço para manutenção do sistema.
Auditoria – Também está prevista a ampliação da fiscalização das empresas – além do rastreamento dos veículos – através do controle mensal da contabilidade das concessionárias, com a finalidade de acompanhar a planilha de custos e aumentar o nível de informação para manter o equilíbrio financeiro do contrato. Para isso, o prefeito orientou a Procuradoria e a Setrans no sentido de que adotem providências para instalação de auditoria nas concessionárias, cujas informações serão permanentemente colocadas à disposição da sociedade organizada.
“Com isso, será garantido mais transparência e melhor acompanhamento dos custos do sistema, como planilhamento mensal, evitando os sobressaltos dos momentos de reajustes, que polemizam as decisões necessárias. Acreditamos, inclusive, numa possível redução no valor da tarifa ou evitar novo reajuste no próximo ano, proporcionando ganhos para o usuário, maior controle sobre as empresas, além de melhorias no tráfego urbano, que ganha em mobilidade, e para o meio ambiente com a redução dos níveis de poluição”, afirma o prefeito.
A atual regulamentação do serviço de transporte coletivo de Ilhéus foi instituída em 2001, com a licitação do sistema. As modificações têm a finalidade de sua atualização, uma vez que o sistema apresenta algumas deficiências, gerando insatisfações de usuários. Atualmente em Ilhéus vigora a tarifa única. Em cidades como Feira de Santana, o usuário paga R$ 2,35 na zona urbana e R$ 3,15 na zona rural. “Concedemos o reajuste para manter o equilíbrio do setor. A demanda tem crescido e agora temos o dever de promover as mudanças necessárias para modernizar o sistema e proporcionar um custo-benefício melhor à população”, explicou Newton Lima.

Crie dá continuidade às comemorações pelos 10 anos de atuação em Ilhéus

Na próxima quarta-feira (13) o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) realiza mais uma atividade alusiva ao aniversário de 10 anos de atuação do órgão em Ilhéus, o “café da manhã com parceiros”. O evento terá início às 9 horas e contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, da secretária da Educação do município, Lidiney Campos, e de representantes do setor privado que colaboraram com o Crie. Todos os parceiros receberão uma camisa comemorativa, cujo lançamento ocorreu no último mês.
O Crie é um centro de referência que desde 2001 dá suporte aos alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. Sua equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais, realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.
Este ano o Crie comemora 10 anos de atuação e as comemorações prosseguem mês a mês, até o dia 21 de agosto, data em que o órgão foi criado, ainda com o nome de Centro de Atenção Psicopedagógica de Ilhéus (Capi). Além do café da manhã com autoridades e representantes de empresas parceiras, o Crie vai realizar ainda uma panfletagem para mostrar à população todas as conquistas alcançadas ao longo desta primeira década de atuação. Em 2010, 178 alunos foram beneficiados com os serviços prestados pelo Crie.
No início deste ano, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, através do decreto 012 de 17 de janeiro de 2011, instituiu o Crie, que ainda não possuía um documento legal atestando sua criação. Segundo explicou a coordenadora do órgão, Lucília Santos da França Lopes, com a legalização será possível estabelecer convênio com o Ministério da Educação, “o que vai permitir a vinda de equipamentos específicos de apoio ao nosso trabalho, mais recursos para o município investir na educação de inclusão e melhores condições para os profissionais, que poderão ter acesso ao plano de cargos e salários específico para a educação inclusiva, assim como à política de formação continuada”.
O Crie está localizado na avenida Itabuna, 1956, e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-5909.

Saúde promove ações contra a dengue em Ilhéus

Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue está sendo realizado em 10 municípios baianos, em continuidade das etapas do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. Em Ilhéus o grande faxinaço será realizado neste sábado (9), e o bairro escolhido foi o Alto do Coqueiro. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e secretarias municipais da saúde.
A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária. Em Ilhéus, o Projeto vem atuando em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
Na oportunidade estarão presentes técnicos da Sesab, como Elisabete França, da Flem, como Melyssa Neves e Adriana Podestá, e as coordenadoras do projeto no município, Heleny Chaves e Daiane dos Santos, além de técnicos da Secretaria da Saúde, demais secretarias municipais, vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários, técnicos de empresas de limpeza pública, e moradores do bairro. Na sexta-feira (08), os técnicos da Sesab e da Flem participarão de reunião no Palácio de Paranaguá com o vice-prefeito, Mário Alexandre, secretário da saúde, Jorge Arouca, secretária de educação, Lidney Campos, e o secretário de desenvolvendo urbano, Carlos Freitas, para tratar de questões relacionadas a dengue no município.
O Projeto – Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto.
Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades. Como são cinco articuladores por bairro, e dez bairros por município, isso significa o engajamento de 500 articuladores no projeto, na soma dos dez municípios participantes.
Ações e Números – O departamento de Vigilância à Saúde de Ilhéus vem realizando o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Segundo os últimos dados divulgados, de 1º de janeiro até o dia 31 de março foram registrados em Ilhéus 289 casos de dengue. Neste mesmo período, foram notificados seis casos de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença.
A vigilância realiza também o trabalho de bloqueio ao foco do mosquito através do fumacê costal, que são aplicados nas proximidades das residências que possuem os casos notificados. Os profissionais deste departamento salientam a importância do paciente disponibilizar corretamente seu endereço nas unidades e hospitais, para que posteriormente este trabalho possa ser realizado com eficácia. Os bairros da cidade que tiveram um maior número de notificações foram o Malhado com 43 casos, Nelson Costa, com 40 casos, e o Ilhéus II, que contabilizou um total de 23 casos.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, ’’o bairro Ilhéus II apresentou uma concentração elevada de casos de dengue para o tamanho territorial do bairro’’. Devido a isto, foi realizado neste bairro no último sábado (2), um mutirão no trabalho de campo envolvendo cerca de 40 pessoas entre supervisores e alguns agentes de endemias, para identificar os focos geradores e realizar assim o tratamento focal.
Neste mutirão, foram inspecionados 1.090 imóveis. Desse total 341 casas, nas quais foram recolhidas 79 amostras para análise. Foram fiscalizados 1.412 depósitos de água, sendo 61 caixas d’água, 128 tanques, e 472 reservatórios como baldes e vasos. Durante esta ação localizada, foram recolhidos 37 pneus e realizada também a aplicação do fumacê costal.
Segundo o chefe de endemias do município, Orlando Mendes, uma semana após a ação será realizada uma nova aplicação do fumacê costal. Após 15 dias da primeira aplicação, haverá uma nova avaliação, para verificar se houve uma diminuição do número de notificações. Orlando explica ainda que essa ação concentrada é um projeto experimental, e se houver resultados positivos com o Ilhéus II será levado para outros bairros da cidade.

Saúde realiza projeto de caminhada regulares para a população

Moradores do bairro do Iguape, em Ilhéus, participaram na manhã desta sexta-feira (8) de diversas avaliações de saúde como parte da 2a etapa do projeto Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde. A aferição tem como objetivo determinar quais as pessoas que tem condições mínimas para participar de caminhadas regulares, além de identificar indicadores para monitorar o desempenho do público alvo, que são os hipertensos, diabéticos e idosos.
Cerca de 50 pessoas foram avaliadas durante toda a manhã. Para a dona Rosália Rosa Conceição, de 64 anos, o projeto representa uma forma de tratamento: ”Nunca fiz caminhadas, e espero que essa atividade cause um alívio, uma melhora dos meus problemas cardíacos e de osteoporose”. Já para Neuza Silva Moura, de 54 anos, que já pratica atividades físicas regulares, a caminhada vai trazer algo diferente. ’’É muito ruim caminhar sozinha. Agora teremos um grupo, além do acompanhamento de um profissional’’, explica a aposentada.
As avaliações foram realizadas no salão do Sindicacau (Sindicato dos Trabalhadores da Indústrias de Cacau e Chocolate) ao lado do PSF do Iguape e contou com educadores físicos, médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo. A atividade contou também com o apoio da faculdade Unime, na realização da avaliação física, que disponibilizou professores, alunos e materiais (acessórios) para avaliação. Os pacientes que não estiverem aptos serão encaminhados para avaliações mais específicas, como exames cardiológicos ou atividades com fisioterapeutas, e enquanto aguardam a liberação continuaram participando de atividades paralelas.
Na 1a etapa do projeto foi realizada uma sensibilização da população através palestras na comunidade sobre a importância das atividades físicas para uma vida saudável e prevenção de doenças. A 3ª etapa, que terá início na segunda quinzena de abril, será a realização das caminhadas periódicas. Para o PSF do Iguape, as atividades acontecerão duas vezes por semana, sempre as terças e quintas-feiras das 6h30min às 7h30min. O projeto Estilo de Vida Ativo: caminhando por mais saúde, será estendido para os outros PSFs como o da Barra, Alto do Coqueiro, Conquista e Teotônio Vilela I, II, III e IV e posteriormente para as PSF da zona sul.

Município e Estado discutem Temporada 2011 dos Jogos Estudantis

O superintendente de Esportes de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, e os representantes da Direc 6 de Ilhéus, Cristiano Bahia e Keyla Cardoso, ambos coordenadores de Educação Física e Esporte Escolar, iniciaram as negociações para a realização de uma grande temporada de jogos estudantis este ano. Na próxima semana os representantes se reúnem com o Diretor da Direc 6, Ednei Mendonça, para definir os últimos detalhes dos Jogos.

De início, serão realizados os jogos que incluem a participação apenas das escolas das redes municipal e estadual, com organização da coordenação de educação física e esporte escolar da Direc 6, e depois os jogos organizados pela Superintendência de Esportes e Secretaria de Educação do Município. Ambos serão ainda subdivididos para as categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Segundo os organizadores, os Jogos Estudantis refletem o trabalho pedagógico desenvolvido na escola – o seu contexto, as condições objetivas de sua materialização e os sujeitos envolvidos no processo – ao tempo em que sua realização, compreendida a partir da lógica histórico-dialética, interfere na própria reflexão e reorganização do trabalho pedagógico. “Os Jogos constituem-se em meio para o processo formativo dos nossos educandos e não no fim em si mesmo, ou ação descontextualizada do projeto político pedagógico da escola”.

Na perspectiva de consolidar a identidade dos jogos estudantis de Ilhéus ao sistema educacional, a proposta estabelece eixos com os princípios de valorização da corporalidade, do lúdico, dos esportes, enfim, da cultura corporal na formação humana como constituinte de uma Educação com qualidade. Dentre os esportes que integrarão os jogos em Ilhéus, todos os de quadra (handebol, voleibol, basquete e futsal), e mais o surf, xadrez, skate, futebol de praia, vôlei de praia misto, atletismo e futebol de campo, além do karatê, judô e capoeira.

Adelmário Coelho promete apimentar festival com uma boa dose do autêntico forró pé-de-serra

O cardápio musical do Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar está bem variado e com opções de dar água na boca. Além da participação, todos os dias, de diversos artistas e bandas regionais, o evento tem dois grandes shows com artistas nacionais. No dia 21, Adelmário Coelho, deixa o festival em ritmo de forró. E, dois dias depois (23), será a vez do cantor e compositor Seu Jorge apresentar o seu trabalho de sucesso na Música Popular Brasileira (MPB). O Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar acontece em Ilhéus, sul da Bahia, no período de 20 a 24 de abril, no estacionamento do Centro de Convenções. O evento reúne, em um só lugar, gastronomia, música, arte e artesanato, atraindo para o município, no período da Semana Santa, visitantes de diversas localidades da Bahia e até de outros Estados.
Adelmário Coelho é considerado um dos principais forrozeiros e responsáveis pelo autêntico forró pé-de-serra no Brasil. Ele se apresenta em Ilhéus na área onde vai acontecer o festival gastronômico, com ingressos a 15 reais. Dono de uma voz inigualável, ele prioriza os principais instrumentos os quais compõem a base do forró: a sanfona, o triângulo e a zabumba, tradicionais instrumentos do ritmo nordestino. O forrozeiro é sempre solicitado não só nos festejos juninos, mas também em diversos eventos e festas particulares pelo Brasil. Aldemário Coelho possui 17 CDs gravados e 1 DVD. Sua carreira representa mais de 1 milhão de CDs vendidos.
Já o show de Seu Jorge acontece ao lado do Centro de Convenções, na Concha Acústica de Ilhéus. Seu Jorge é um cantor, compositor e ator brasileiro, de Belford Roxo, Rio de Janeiro. O cantor participou da primeira formação do Farofa Carioca, grupo conhecido por misturar diversos gêneros musicais como samba, reggae, funk, rap, entre outros. Porém, Seu Jorge não continuou na banda e partiu para uma carreira solo. A discografia oficial posiciona o cantor como um dos mais importantes nomes da atualidade na Música Popular Brasileira. Os ingressos para estes shows ainda podem ser adquiridos no Bicho Festeiro, Encantur, Point do Karioca e Central de Ingressos.
O Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar celebra a diversidade cultural da Bahia. “Será um local onde os visitantes vão poder saborear os mais diversos pratos típicos oferecidos nos restaurantes de Ilhéus ao som de grandes nomes e intérpretes da Música Popular Brasileira”, explica o publicitário Marco Lessa, idealizador do evento. O festival é uma realização da M21, com apoio da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Secretaria de Turismo (Setur), Governo da Bahia, Sebrae, Bahia Pesca, Jequitibá Plaza Shopping e Record News.

Jovens carentes do Teotônio Vilela serão os primeiros beneficiados com gratuitos da FMT

Jovens carentes que residem no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus, serão os primeiros beneficiados pelo Programa de Cursos Gratuitos promovido por estudantes de Administração da Faculdade Madre Thaís. A decisão foi tomada após uma reunião entre professores e dez monitores selecionados para executar os cursos, que vão acontecer de 30 de abril a 28 de maio, na sede da FMT, localizada no Gabriela Center, avenida Itabuna. O próximo passo, segundo os organizadores, é firmar parceria com a Associação de Moradores do bairro que vai ajudar no processo de seleção dos beneficiados.

Nesta etapa-piloto do programa, serão oferecidos cursos de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Informática Básica, Técnica de Vendas, Qualificação e Técnica de Comportamento Profissional, Grafite, Dança, Desenvolvimento Ambiental com Sustentabilidade, Finanças Domésticas e Reaproveitamento Alimentar. “Em todos os cursos estamos focando na importância do aprendizado como função econômica. O foco não é lazer. É dar ao jovem a oportunidade de qualificá-lo, permitindo que, a partir deste reforço, ele possa ganhar dinheiro com o que aprendeu”, destaca o professor Hélio Denni, coordenador do curso de Administração da faculdade.

Exemplo – Entre os 22 estudantes que se inscreveram como monitores do programa, está a estudante Macláudia Angeli de Sá, que cursa o sexto semestre de Administração. Ela mora no Teotônio Vilela e conhece de perto as dificuldades enfrentadas pelos jovens da localidade. “Temos grandes problemas no bairro. Mas não tenho dúvida de que o maior é a falta de oportunidade”, analisa. Antes de chegar à faculdade, foram 12 anos de tentativas frustradas no vestibular. “Cheguei a pensar que estava pagando um preço caro demais por ser da periferia e não ter tido muitas oportunidades de aprender”, revela.

Hoje, para além de ser uma das mais destacadas estudantes do curso, Macláudia de Sá participa da Associação dos Universitários do Vilela, uma espécie de entidade que monitora o desempenho dos jovens na escola, e é presidente da Empresa Júnior, da FMT, uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. Agora, entre os monitores selecionados pelo programa, espera levar aos moradores do bairro onde mora, a oportunidade que ela não chegou a ter. “Não há outro caminho para vencer que não seja através da educação que pode e deve ser construída com solidariedade”, afirma.

“Este tem que ser o papel social de uma faculdade. Aqui formamos mais que um profissional. Preparamos o cidadão que esteja atento a tudo que acontece ao seu redor”, explica o professor Hélio Denni, explicando que, para os alunos, a contrapartida oferecida pela faculdade é o reconhecimento desta carga horária, além de certificado. As aulas vão acontecer aos sábados, das 14 às 20 horas, sempre sob a coordenação de um professor do curso de Administração da FMT.

Rondon – A idéia surgiu após a inserção da faculdade no Projeto Rondon. Todos os anos os estudantes da FMT estão presentes, com destaque, no projeto. “É um exercício pleno de contribuição à sociedade e uma grande recompensa para a Faculdade Madre Thaís, que oferece a contrapartida social às comunidades carentes de nosso país, mostrando aos nossos estudantes a realidade brasileira que vão encontrar após o término da graduação”, explica o professor Lúcio Gomes, que este ano coordenou o projeto.

Os alunos da FMT já ajudaram a outras populações carentes do interior do Brasil a buscar caminhos de superação. Este ano, foi a vez de Porto da Folha, pequeno município de 20 mil habitantes, localizado no estado de Sergipe que faz divisa com Alagoas, que vive basicamente de pequenos comércios e de programas sociais do governo federal. A partir destas experiências pelo interior da Bahia é que surgiu a idéia de executar um projeto semelhante nas comunidades carentes de Ilhéus onde a faculdade está implantada.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • EDUARDO OLIVEIRA says:

    Estas medidas anunciadas no transporte coletivo é conversa para boi dormir, trata-se de uma tentativa de justificar o injustificavel.Na verdade é um engodo. Como é que o Conselho Municipal de Transporte, sugere o valor de R$- 2,10 e o prefeito Newton “Bondoso” e “Caridoso” em sintonia com a chamada “Casa do Povo” (Camara de Vereadores) autorizam o aumento para R$-2,20, porque eles não estabeleceram um prazo de validade como fez a cidade de Itabuna, mantendo o valor por 02(dois) anos e respeitando o Conselho Municipal de Transportes. Prefeito, Vereadores e seus familiares não utilizam o transporte coletivo.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia