Bahia Mineração e Senai inauguram programa que qualificará quase sete mil pessoas na Bahia
No próximo dia 26/4, será realizada às 9h, no Centro de Convenções de Ilhéus (av. Soares Lopes, s/n, centro), a 456 km de Salvador, a aula inaugural do Programa Mina de Talentos, uma parceria da empresa Bahia Mineração (Bamin) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo do programa, numa primeira etapa, é qualificar profissionalmente seis mil e quinhentas pessoas que residem em cidades do sudoeste e do litoral sul da Bahia para atuar nas fases de construção e operação do projeto Pedra de Ferro, da Bamin.
Ainda em fase de implantação, o projeto Pedra de Ferro envolve a construção de uma mina, que vai produzir 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e de uma usina de beneficiamento desse minério, ambas em Caetité, além de um terminal portuário de uso privativo da empresa, a ser construído em Ilhéus. Para viabilizar o programa Mina de Talentos, foram criados centros de formação em cidades localizadas na área de abrangência do projeto, a exemplo de Caetité, Guanambi, Malhada, Pindaí e Ilhéus.
“É importante lembrar que a maioria dos qualificados será aproveitada nas fases de construção e operação do projeto da Bamin. Serão mais de cinco mil vagas em cursos de capacitação para a fase de construção e quase mil vagas para os cursos voltados para a fase de operação”, informa o vice-presidente executivo da Bamin, Clovis Torres.
Segundo ele, a Bamin pretende tornar-se uma das mineradoras mais modernas do mundo, podendo transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil. “O Mina de Talentos demonstra visão social, já que a empresa inicia um programa de qualificação profissional antes mesmo da implantação de seu empreendimento”, avalia. A empresa pretende contratar pelo menos 60% de sua mão-de-obra na própria região onde está inserida.
Torres afirma ainda que o Brasil vive uma fase de crescimento, mas há uma grande carência de mão-de-obra qualificada.“O Mina de Talentos surge exatamente para garantir condições de contratar a mão de obra local. Queremos construir uma sociedade economicamente sustentável no interior do estado”, afirmou.
Segundo o gerente regional do Senai para o Sul e Sudoeste da Bahia Jurandir Hendler, o Mina de Talentos já pode ser considerado o maior programa de qualificação profissional realizado pela iniciativa privada na Bahia, neste início de década. Além disso, o programa não chama atenção apenas pela quantidade de pessoas que serão capacitadas, mas principalmente pelo investimento, que será de R$ 16,7 milhões até 2013.
























































ok eu gostaria de esta nesse projeto