GLAUCOMA E CONJUNTIVITE
Dr. Antônio Nogueira *
Pessoas portadoras de glaucoma devem redobrar os cuidados com a epidemia de conjuntivite que assola a capital baiana, principalmente, com relação aos medicamentos indicados no tratamento.
Algumas medicações usadas para conjuntivite contém alta concentração de corticóides – frequentemente indicada nestes casos, que pode gerar o aumento da pressão intraocular do portador de glaucoma, provocando uma piora substancial no quadro.
Estes pacientes devem prosseguir com o tratamento do glaucoma normalmente, mas utilizar preferencialmente remédios sem corticóides – os denominados antiinflamatórios não hormonais – para combater a conjuntivite. A preocupação é maior em pessoas que possuem glaucoma e não diagnosticaram ainda a doença, ou pacientes que não seguem o tratamento recomendado.
INFLAMAÇÃO
A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste o branco do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras. Os principais sintomas, lembra ela, são olhos vermelhos, secreção, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e pálpebras inchadas em alguns casos. Já o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no Brasil e no mundo – atrás apenas da catarata – sendo considerado um problema de saúde pública que já afeta de 1,8 a 3 milhões de brasileiros. Apesar da gravidade do problema, a grande maioria das pessoas desconhece a patologia, e não sabe que com um exame simples e rápido a doença pode ser diagnosticada e até mesmo ter seu avanço controlado. Todos podem entrar na luta para o combate a epidemia de conjuntivite na cidade. Por tratar-se de uma doença em que o contágio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, com objetos ou toalhas contaminadas pela secreção, deve-se ter cuidado com este manuseio. É fundamental que se lave a mão frequentemente. O acompanhamento do oftalmologista de sua confiança é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.
—
Dr. Antônio Nogueira * é oftalmologista e atende no CENOE- Centro de Olhos especializado.
Estou com um quadro de conjuntivite sério e tenho glaucoma, o que eu faço?
Boa noite, Dr. peguei conjuntivite há 8 dias, a princípio só em um olho, logo depois no outro. Meus olhos estõa muito inchados, e face também. Fui ao oftalmologista com 4 dias da doênça e me disse para eu não passar nada, apenas usar o soro para limpeza e o colírio que já uso para lubrificar, contudo não vejo nehuma melhora, Tsou portadora de Glaucoma, e uso colírio Xalatam todos os dias, mas durante a conjuntivite não usei nenhum dia. Dentro do meu olho esuqerdo parece que tem uma carne esquisita bem inflamada. e agora estou acordando com o olho esquerdo quase todo fechado. Hoje fui a um clínico, e ele passou cefalexina comprimido, comecei tomar, mas meu caso aparece está mais grave, e estou muito preoculpada.