Manoel Carlos de Almeida Neto

O advogado ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto foi admitido no corpo de graduados especiais da Ordem do Mérito Militar, no grau de Comendador, por decreto assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Criada em 1934 para condecorar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à nação brasileira, a Ordem do Mérito Militar é a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Em 2006, o presidente Lula agraciou Dilma, então ministra-chefe da Casa Civil, com a Ordem do Mérito Militar, no grau de Grande-Oficial.

Manoel Carlos, 31 anos, atual secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, foi condecorado nesta terça-feira (19), em solenidade realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília, em comemoração aos 363 anos do Exército Brasileiro.

Durante a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff destacou o valor inestimável das ações sociais do Exército, “levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem”.

Na mesma solenidade, receberam a comenda o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, os ministros de Estado, José Eduardo Cardozo, Antônio Patriota, Alexandre Padilha, Miriam Belchior, Gilberto Carvalho, Lucena Adams, Alexandre Tombini e Maria do Rosário, os presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, Cezar Peluso e Ari Pargendler, os ministros do STF e STJ, Luiz Fux e Gilson Dipp, além dos senadores Flexa Ribeiro, Gilvam Borges, Acir Gurgacz e o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, entre outras personalidades civis e militares.