AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Inaugurado na cidade de Ilhéus o Núcleo de Tecnologia Municipal
Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família
Faxinaço contra a dengue será realizado no Nossa Senhora da Vitória neste sábado
Apoio de operadoras de turismo reforça importância do São João da Bahia
Maramata define data de conclusão de curso de culinária e abre novas inscrições
Mistura de estilos de dança marca abertura da 19ª edição do “Maio, mês da dança”
Teatro Municipal de Ilhéus apresenta peça infantil neste final de semana

***

Inaugurado na cidade de Ilhéus o Núcleo de Tecnologia Municipal

“Hoje é um dia de muita alegria para o governo municipal e, especialmente, para o setor educacional de Ilhéus. Com este Núcleo, teremos a oportunidade de continuarmos investindo no aprimoramento do nosso corpo docente e, por via de consequência, na melhoria em geral do processo de ensino”. A declaração foi feita pelo vice-prefeito Mário Alexandre na manhã desta sexta-feira (20), durante a inauguração do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), espaço voltado para a formação continuada dos profissionais de educação. A entrega do NTM também contou com a presença da secretária Lidiney Campos, dos vereadores Paulo Carqueija e Carmelita Ângela, e do coordenador da Direc-6, Edney Mendonça, além de gestores, diretores e professores.

“Este é mais um instrumento importante para continuarmos promovendo, de forma contínua, a formação dos profissionais que compõem a rede municipal de ensino. Com essa e outras ferramentas, estaremos cumprindo um dos principais objetivos do governo na área da educação: melhorar, cada vez mais, o processo de ensino/aprendizagem”, enfatizou a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos. Segundo ela, mesmo com todas as dificuldades, o governo Newton Lima está conseguindo cumprir algumas metas fundamentais para que a educação em Ilhéus prossiga avançando.

Equipado com 23 computadores de última geração, o NTM funciona no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, localizado na avenida Itabuna. A principal proposta do Núcleo é beneficiar professores, supervisores, coordenadores e secretários escolares, com cursos e oficinas, que darão ênfase à utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação existentes nas unidades rurais e urbanas. Outra proposta é promover o acompanhamento pedagógico e o suporte técnico aos laboratórios de informática (espaços digitais de aprendizagem) das escolas municipais.

Oficina – De acordo com o coordenador do NTM, Ailan Jurandy, a primeira oficina será realizada na próxima segunda-feira (23), das 9 às 12 horas, beneficiando 23 professores da rede municipal, que estarão conhecendo mais sobre a “Ambientação do Linux”. Visando estimular o surgimento de uma cultura digital a partir do conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da educação e da otimização dos espaços digitais de aprendizagem (laboratórios de informática), o NTM é fruto de parceria com o Ministério da Educação, através do ProInfo (Programa Nacional de Informática). “Em 2009, tivemos o projeto aprovado pelo MEC. Já em agosto de 2010, obtivemos a homologação do núcleo”, informa o coordenador do espaço, Ailan Jurandy.

Para este ano, entre as várias possibilidades previstas pela coordenação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), que opera com o programa Linux Educacional, destacam-se os cursos de “Integração à Educação Digital – Proinfo Integrado” e de “Informática Básica para Secretários de Escolas”. Já na seara das oficinas, merecem menção as oficinas de “Blog Educativo”, “Edição de Vídeo” e “Ambientação do Linux”.

ProInfo – O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (Ditec), em parceria com as secretarias municipais e estaduais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que, em cada Unidade da Federação, existe uma coordenação estadual do ProInfo, cuja atribuição é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional.

Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família

Com o objetivo de aumentar o percentual de atendimentos aos beneficiários do programa do governo federal Bolsa Família, a Secretaria da Saúde, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição realiza mutirões nas Unidades de Saúde e escolas em dias e horários previamente marcados. Além disso, o Odontomóvel também oferece apoio ao programa, levando aos distritos mais distantes um profissional do Programa Bolsa Família para a realização dos acompanhamentos.

No dia 17 de maio foi realizado mutirão na Escola Dom Eduardo, no bairro Princesa Isabel. No dia 19, a unidade Móvel Odontológica esteve no Batalhão, no bairro da Barra, com acompanhamento do Bolsa Família. Na terça-feira (24), é a vez da Unidade Básica de Olivença, e no dia 25, o Centro Avançado de Saúde Zona Sul, na Urbis. O dia 30 de maio, o mutirão será realizado na unidade de Saúde do Iguape, e no dia 3 de junho na unidade do Nelson Costa.

Em Ilhéus 18.691 famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Para o setor da saúde, diversas condicionalidades devem ser cumpridas pelos beneficiários. Segundo da a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde, Andrea Spier, “essas exigências têm como objetivo oferecer e garantir assistência básica de saúde, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e materna”. Os beneficiários que não realizam acompanhamento na saúde podem sofrer penalidades como o bloqueio e corte de benefício de renda.

Gestantes inscritas no pré-natal com comparecimento às consultas, participação em atividades educativas sobre aleitamento materno, orientação para uma alimentação saudável da gestante e preparação para o parto, são condições exigidas para o recebimento do benefício.
Além disso, mães ou responsáveis por crianças de zero a 7 anos devem comparecer regularmente à unidade de saúde para a realização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do menor, que deve estar com o cartão de vacinação em dia, de acordo com o exigido pelo Ministério da Saúde.

Andrea reforça que “todos os beneficiários devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar o seu acompanhamento, pelo menos duas vezes ao ano”. “Os beneficiários também devem atualizar seu endereço junto ao Setor do Bolsa Família na Secretaria de Assistência Social, e manter a frequência das crianças e adolescentes na escola”, explica a coordenadora.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa a transferência direta de renda beneficiando milhares de famílias em situação de pobreza. Além dos programas complementares e da transferência de renda, o Bolsa Família apresenta algumas condições para que o usuário receba o benefício. Essas condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Faxinaço contra a dengue será realizado no Nossa Senhora da Vitória neste sábado

Os faxinaçospara o combate e prevenção ao mosquito da dengue continuam em Ilhéus. A próxima localidade a ser beneficiada é o bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. O faxinaçoserá realizado neste sábado (20), e a concentração será na praça central do bairro. O mutirão faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, uma parceria entre Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e SecretariaMunicipal daSaúde.

A ação contacom o apoio da Secretaria do DesenvolvimentoUrbano, Embasa, além dos articuladores do bairro, que são voluntários com liderança e capacidade de comunicação escolhidos pelos coordenadores do projeto para promover a mobilização em suas comunidades. O mutirão envolve atividades como recolhimento de lixo, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros e panfletagem,com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.

Em cada um dos município a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários para mobilizar suas comunidades.Em Ilhéus, o Projeto é executado em 10 bairros, selecionados pelos altos índices deinfestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles:os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.

Iniciado em julho de 2010, o projeto executou as etapas de preparação, de formalização institucional, capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto.

Apoio de operadoras de turismo reforça importância do São João da Bahia

Mais de 600 profissionais de companhias e operadores de viagens de turismo de São Paulo participaram na noite da última quarta-feira (18) do lançamento oficial do São João da Bahia, promovido pela Bahiatursa, realizado na Casa Moinhos Eventos. Lançado com sucesso também em Minas Gerais (BH), no início da semana, o pacote junino, que inclui os municípios de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, foi novamente apresentado com boas expectativas de aumento nas vendas de pacotes turísticos para o período das festas juninas.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que participa dessa iniciativa ao lado dos secretários de turismo de Porto Seguro, Augusto Jones e de Ilhéus, Paulo Moreira, ressaltou a importância do mercado paulista para o estado. “São Paulo é o principal emissor de turistas que chegam ao território baiano pelo sistema aéreo, com mais de 1,2 milhão de pessoas por ano”. O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador, Silvio Pessoa está otimista. “A taxa de ocupação deve ter um incremento de 20% no mês de junho”.

O feriado de Corpus Christi é considerado o principal produto das empresas de turismo e o gerente de Mercado da CVC, considerada a principal operadora do país, Fernando Del Cistia, já sinalizou que a empresa deve ampliar o número de pacotes vendidos para a Bahia durante o São João. “Um total de 35 mil pacotes serão comercializados em 2011. O número representa um crescimento de 84% em relação ao primeiro ano do projeto (2008), quando 19 mil pessoas adquiriram os passaportes para o São João da Bahia”. Além dos três municípios, a Bahiatursa vem apoiando a festa junina em mais de 100 municípios baianos.

Assim como na capital mineira, o lançamento do São João da Bahia foi animado pelos shows dos cantores Adelmário Coelho, Del Feliz, Targino Gondim, Val Macambira e Zelito Miranda. Nos três municípios foco da ação da Bahiatursa e festa tem o auge nos dias 23 e 24. Em Salvador a festa começa no dia 21 e prossegue até o dia 24, já em Porto Seguro, o “arraiá” será realizado entre os dias 21 a 26 de junho. Em Ilhéus, São João ocorre entre os dias 22 a 28 de junho, data em que Ilhéus completa 477 anos de fundação.

Maramata define data de conclusão de curso de culinária e abre novas inscrições

O presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio Rhem da Silva, já definiu a data do encerramento do Curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar, promovido pela instituição. Antônio Olímpio, que também ministra o curso, informa a solenidade está agendada para o dia 9 de junho (quinta-feira), às 19 horas, no Restaurante Dom Eduardo – Gastronomia e Lazer, no Parque de Exposições de Ilhéus.

Devido o interesse de profissionais e proprietários de bares, cabanas e restaurantes, a direção da Fundação Maramata abriu as inscrições para a realização do segundo Curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar. Para esse curso foram disponibilizadas 15 vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de junho próximo, na sede da Fundação Maramata, no bairro Nova Brasília.

Informa o presidente da Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, que o segundo curso será realizado no Hotel Jardim Atlântico, em datas (dias da semana) a ser escolhidos em consenso entre a direção e os participantes. O primeiro encontro – aula teórica – será realizada às 16 horas do dia 29 de julho, na área interna da Fundação Maramata.
O primeiro Curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar teve início no dia 1º de abril deste ano e na solenidade de conclusão do curso, os alunos irão realizar uma demonstração prática do aprendizado. “Eles mesmos serão os responsáveis pela elaboração dos pratos que serão servidos às autoridades e profissionais de imprensa convidados para o evento”, assegurou Antônio Olímpio.

Conforme ficou estabelecido, elaborar quatro pratos de entrada – ceviche caribenho, guacamole com camarão, crostine e isca de peixe – e um prato principal – moqueca de arraia –, que serão apresentados aos convidados para degustação. Segundo Antônio Olímpio, tanto no ceviche como na isca de peixe serão utilizadas tilápias da variedade chitralada. “Apesar de o curso ter sido formatado com peixes e frutos do mar, essa espécie de tilápia é engordada em águas estuarinas pela Bahia Pesca, daí a indicação”, informou.

Mistura de estilos de dança marca abertura da 19ª edição do “Maio, mês da dança”

A reunião de vários estilos marcou a estreia da 19ª temporada do Projeto Maio, Mês da Dança, realizada no Teatro Municipal de Ilhéus. Apresentações de dança afro, balé moderno e contemporâneo, pelo jazz, sapateado, dança de salão e hip hop. Na primeira noite de abertura do projeto passaram pelo palco do TMI os grupos de dança do Balé Afro Dilazenze, do Núcleo de Dança, Cia da Dança SoânneMarry, da Escola de Dança Tônus e Escola de Balé Dinâmica & Movimento e a convidada da noite, a Academia Grand Jetê.

Na Próxima quarta-feira (25), a partir das 19horas, as academias Dinâmica & Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, o Ballet Afro Dilazenze, a Companhia de Dança de SoânneMarry voltam a se apresentar no TMI. A segunda noite terá como grande convidado o grupo Afro BatukeJêje, grande convidado da noite. No dia 28, a partir das 17 horas, a mostra abre espaço para o público infantil com as apresentações das academias Dinâmica e Movimento, Tônus, Ballet Afro Batukerê (infantil do Grupo Dilazenze), Gepa e Grand Jet.

Já no dia 31 de maio o evento chega ao fim com as apresentações de dança das academias Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Companhia de Dança SôanneMarry e Ballet Conexão.Realizado pela Prefeitura de Ilhéus através da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o “Maio, mês da Dança” conta com o apoioinstitucional da Gabriela FM e TV Santa Cruz.

Teatro Municipal de Ilhéus apresenta peça infantil neste final de semana

Abrindo espaço na sua programação para o público infantil, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) apresenta neste final de semana (21 e 22), sempre a partir das 17 horas, a peça “A Formiga, a Cigarra e a Abelha”, uma das mais conhecidas e festejas fábulas da literatura mundial. Já no foyer do TMI, será encerrada nesta sexta-feira (20) a exposição “Portinari para Todos”, promovida pelo Projeto Portinari e pela empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção.

Ainda no Teatro Municipal, o público regional está tendo a oportunidade de conferir a mostra “Maio: Mês da Dança”. Realizado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o projeto conta com o apoio institucional da Gabriela FM e TV Santa Cruz. O evento foi aberto nesta última quarta-feira (18) com a apresentação das academias Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Grand Jet e Cia de Dança Sôanne Marry.

A promoção se repete no dia 25, com Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Cia de Dança Sôanne Marry e Grupo Afro Batukê Jêje, e no dia 31 de maio, com Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Companhia de Dança Sôanne Marry e Ballet Conexão. Por fim, no dia 28, às 17 horas, a mostra abre espaço para o público infantil com as apresentações das academias Dinâmica e Movimento, Tônus, Ballet Afro Batukerê (infantil do Grupo Dilazenze), Gepa e Grand Jet.