WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


maio 2011
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








Movimento Docente (ADUSB, ADUNEB, ADUSC, ADUFS e ANDES-SN)

De: Mariza Reis <msreis@uesc.br>
Assunto:

Corpo da mensagem:
Bom dia Rabat,

Na tarde desta segunda, 23, o Movimento Docente (ADUSB, ADUNEB, ADUSC, ADUFS e ANDES-SN) voltou a se reunir com o governo para apresentação da contraproposta de redação para a cláusula restritiva do acordo da Campanha Salarial 2010. A iniciativa foi concebida pelo próprio governo, pois, conforme informou na última “reunião de diálogo” aquele encontro seria a última oportunidade para apresentação de proposta e, portanto, caberia ao movimento a entrega de uma contraproposta.
A reunião foi iniciada com o conteúdo elaborado pela ADUNEB – com a exclusão da mordaça-, entretanto, o governo questionou a expressão “ganhos reais” e recusou o teor original. Com isso os docentes flexibilizaram a discussão finalizando a contraproposta da seguinte maneira: “A incorporação no item 1 passa a compor o acordo salarial de 2010, da Mesa Setorial do Magistério Superior sobre a incorporação da CET, 2011 a 2014, concluindo as negociações sobre a mesma, sem prejuízo de reajuste geral anual dos servidores estaduais”. Leia mais(www.adusc.org.br).
Wagner: o novo “cabeça branca” da Bahia
Apelidado de “cabeça branca”, o político Antônio Carlos Magalhães (1927 – 2007) inaugurou a era carlista que dominou a Bahia por mais de 16 anos ininterruptos. Responsável por boa parte das mazelas educacionais existentes no Estado, o Grupo Carlista foi derrotado nas eleições estaduais de 2006 pelo Partido dos Trabalhadores – PT que trazia a esperança de dias melhores para o povo baiano. Pensou-se, então, que era o fim da sanha carlista e das políticas nefastas para a educação superior. Enganou-se quem pensou que o atual Governo melhoraria a educação.

As sucessivas crises da educação superior pública no Estado da Bahia apresentam-se hoje de forma mais gritante em um cenário que deveria ser de melhorias. O Estado, detentor do maior PIB do Nordeste, preferiu através do seu gestor adotar políticas, principalmente para educação, que não propõem a superação da herança carlista, tão criticada e combatida em épocas de afirmação do “projeto” que a esquerda tinha para a Bahia. Nota-se um cenário de total descompromisso com as Universidades Estaduais, onde o governo dito de esquerda tenta se eximir da responsabilidade de garantir a melhoria da educação, pauta histórica dos partidos e militantes da esquerda brasileira e também do PT, que a esqueceu com a chegada ao poder. Os ferozes ataques desferidos as Universidades são de todas as ordens, desde a precarização das condições de trabalho e funcionamento das unidades educacionais até a tentativa de calar os movimentos organizados nas instituições que saem em defesa do patrimônio público. Vários problemas são encontrados nas universidades estaduais, herdados de sucessivos governos carlistas e aperfeiçoados pelo atual: neocarlista e que não vê como prioridade a destinação dos serviços básicos à população, como uma educação de qualidade, por exemplo.
Carnaval da Autonomia movimenta o Centro de Ilhéus
Sábado (21/05), a Praça da Catedral São Sebastião em Ilhéus, foi o cenário escolhido pelos professores,funcionários e estudantes da UESC para realizar o Carnaval da Autonomia.  A animação ficou por conta do Bloco Dilazenze que fez a batucada durante toda a manifestação. Objetivando dar maior visibilidade ao ato, os docentes levaram seus filhos, parentes e agregados para se mobilizarem junto à comunidade ilheense.
O evento, iniciado por volta das 11 horas da manhã, conseguiu chamar a atenção da mídia local, onde foi explicitada a atual realidade das universidades e denunciada a situação salarial dos docentes que é o segundo pior salário do nordeste, bem como a forma ardilosa como o governo “boicotou” o acordo da campanha salarial 2010 e o corte de salários.

Grata,
Mariza Reis


Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1

3 respostas para “Movimento Docente (ADUSB, ADUNEB, ADUSC, ADUFS e ANDES-SN)”

  • EDUARDO OLIVEIRA says:

    PT – PARTIDO DA TRAIÇÃO, O VICE-REI DO NORDESTE AGORA É GAROTO PROPAGANDA DE LAMINA DE BARBEAR.

  • Guimaraes says:

    que respeito esses professores podem querer?????????
    Se nao apoiam as reivindicaçoes deles é assim que tratam??????
    demonstram muita ignorância, e falta de respeito.

    Sou pai de aluno e pergunto:

    ESSAS PESQUISAS, MESTRADOS, DOUTORADOS PRODUZEM O QUE DE TECNOLOGIA, DE AVANÇO?
    SÃO TESES MERAMENTE CONSUMIDORAS DE VALORES.

    AINDA NÃO VIU NENHUMA TESE DE MESTRADO DOUTORADO QUE CRIASSE UMA APLICAÇÃO PRÁTICA,

    Que autonomia uma universidade quer se ela nao se mantem sem a verba do governo.

    Os professores receberam salários e so os alunos foram prejudicados.

    Essa greve foi somente umas férias para os professores.

    Como pai eu digo que estou indignado.

  • Teco says:

    É Guimarães, tire a trava do seu olho antes de tirar o cisco do olho do seu
    irmão..rs

    Pelas suas palavras, percebe-se que o seu querido filho não fez o
    papel dele dentro de casa, pois se isso tivesse ocorrido essas não seriam
    sua palavras. Há duas hipóteses que podem explicar este fenômeno: Ou ele não possui uma visão crítica da real situação das universidades públicas, ou ele não vivencia a vida na universidade o que significa que ele apenas “esquenta o banco” da sala de aula.

    Quanto às pesquisas e sua aplicação sua afirmação não procede. As pesquisas são realizadas mas, em sua maioria, para que sejam postas em prática é necessário vontade política ou investimento privado. Mesmo assim, uma série de pesquisas que não divulgadas amplamente serve como subsídio para elaboração de leis, projetos e programas governamentais, entre outras finalidades.
    Para PROVAR esta questão faça o seguinte, em 3 passos:
    1º Passo – Escolha um tema de seu interesse ou que domine,
    2º Passo – Convide seu filho para uma visita à biblioteca da UESC de posse da carteira de estudante dele.
    3º Passo – Faço uma pesquisa na mesma biblioteca e descubra a grande de quantidade de material de extrema importância existente ali. Escolha uma
    e LEIA….depois vc volta aqui e comenta. Ok?

    Fica a dica!!!

    Obs: Caso não tenha tempo ou disposição de fazer isto, acesso o site da UESC – http://www.uesc.br – e acesse o link biblioteca e poderá fazer uma consulta de dentro do conforto do seu lar.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia