Conselho de Administração da Bahia Pesca visita obras do Terminal Pesqueiro em Ilhéus
Os Integrantes do Conselho de Administração da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, visitaram hoje, 19, pela manhã as obras do Terminal Pesqueiro de Ilhéus.
O terminal terá uma unidade de beneficiamento dotado de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados, sala de higienização, expedição com pátios para caminhões, vestiários, sanitários e casa de máquinas.
Na unidade de apoio, os pescadores terão combustível subsidiado, fábrica de gelo, central de fornecimento de energia, boxes de vendas, oficina, carreira com guincho e central de higienização de caixas, lanchonete e estacionamento.
Tecnologicamente avançado
O secretário de agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Sales, afirma que é um terminal de alto nível tecnológico com estrutura de última geração. “Já visitei vários e este não deixa a desejar a nenhum do mundo. Vai contribuir muito para alavancar a região dando sustentabilidade e gerando emprego.”
O investimento é de dez milhões de reais, recursos dos governos federal e estadual. Outro está sendo construído em Salvador e o terceiro deverá ser instalado no extremo sul complementando o programa de terminais da Bahia. Esta reivindicação foi feita pelo presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, em recente audiência com o ministro da pesca e aqüicultura, Luiz Sérgio.
Empresa superavitária
O presidente da Bahia Pesca disse que pela primeira vez em 15 anos a empresa teve resultado financeiro positivo. “Até 2009 havia um déficit anual de quatro milhões de reais. Neste ano saímos do vermelho e ainda conseguimos um superávit de 150 mil reais.”
Albagli explica que este resultado é fruto de uma nova gestão iniciada em 2007 que vem desenvolvendo várias atividades e, ao mesmo tempo, controlando despesas e maximizando receitas. Ele frisa, porém, que a Bahia Pesca, independente da questão financeira, sempre apresentou lucro social, já que as ações geram dividendos para a sociedade.
“Cada real investido na distribuição de alevinos, por exemplo, gera um ganho de quatro reais para o pequeno produtor. Além disso, o estado também se beneficia com a circulação de dinheiro e os impostos arrecadados. ”
Muito bonito, muito legal… E a dragagem????
O Presidente Isac, disse que vai ser feita, mas cadê a licença do IBAMA? já tem?
Um investimento de 10 milhões que vai ficar a ver barcos pesqueiros sem poder entrar a barra da baia do Pontal. O que vemos é uma baia totalmente assoreada, a entrada da barra fechada, e coroas novas sendo formadas (olhem em frente ao Pontal Praia hotel, na maré baixa, que voces verão do que estou falando).
Não estou falando de dragagem em frente a ponte do terminal, estou falando da dragagem ao longo do canal de acesso ao terminal, e a dragagem ao longo da entrada da barra.
Se a dragagem do Porto de Ilhéus nem sai do papel, imagina a dragagem da baia do pontal…
Já está na hora dos nossos lideres procurarem saber do governo do estado como será feita essa dragagem, pois podemos ter mais um elefante branco em Ilhéus, e alguns politicos de bolsos cheios por ai, dando risada do povo.
O volume de areia e lama a serem retirados é muito grande, algo em torno de 2.000.000 (dois milhões) de metros cubicos, se quiserem um porto pesqueiro de verdade. Senão esqueçam, será mais uma obra sem serventia, pois apenas os pequenos barcos de pesca, aqueles com calado de menos de um metro, poderão entrar. Mesmo assim na mare cheia (mare alta).
Outra observação… A Bahia pesca, a Prefeitura, o Governo do Estado, estão pensando na altura que deverá ter a nova ponte do Pontal? ela vai possibilitar que barcos com mastros altos possam passar por baixa dela? tudo isso precisa ser observado e esclarecido.
O assoreamento já tomou conta de uma parte da baía do Pontal, em frente a Badaca se formou uma coroa enorme. Sinceramente, eu acho que este terminal pesqueiro é um engodo e elefante branco, pois os barcos de pequeno porte encontram o maior trabalho para entrarem na baía do Pontal, como será então que barcos de grande porte poderão ter acesso ao terminal? não havendo dragaem é totalmente impossível. Enquanto isto o porto de Malhado, vira um grande fantasma, gerando apenas uma expectativa quanto ao Porto Sul. Ilhéus é a verdadeira ilha da fantasia.