Evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro

Como parte dos festejos dos 50 anos da cidade Camacan, no litoral sul baiano, a Secretaria da Agricultura vai transferir o gabinete para a cidade. O município foi escolhido para sediar a próxima edição da Seagri Itinerante, evento no qual o secretário da agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ouve os produtores e esclarece dúvidas sobre a produção na região.

O evento, promovido pela secretaria da Agricultura, acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro e pretende mapear os principais problemas da produção na região, bem como incentivar projetos que obtiveram êxito. Através da Seagri Itinerante, o secretário visita os municípios, conhece a realidade de cada região e participa ativamente da produção. Esse encontro possibilita ao Estado identificar e discutir soluções para os problemas que afligem a produção agropecuária nas diferentes regiões da Bahia.

O cultivo de café do tipo conilon é a principal atividade agrícola da região de Camacan. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011, São produzidas 743 toneladas do grão a cada ano, o que equivale a 900 quilos por hectare. Atualmente, a região possui 826 hectares de cultivo desse produto. Em todo o estado da Bahia existem 23.900 produtores de café e a atividade gera mais de 250 mil empregos (150 mil diretos e 100 mil temporários).

Além do café, no município se destaca ainda o cultivo do cacau. De acordo com informações do IBGE (2011), a produção de cacau no município é de 3.496 toneladas, em uma área de cultivo de 13.708 hectares.