O VAI E VEM DAS CAÇAMBAS
Pra início de conversa não tenho nada contra os proprietários de veículos denominados caçambas, são pessoas que se dedicam a prestar serviços e o fazem com precisão.
O nosso questionamento é outro.
A assessoria de imprensa da prefeitura diariamente distribui releases para os órgãos de imprensa, sobre as ações da secretaria de serviços públicos, na limpeza e retirada de entulho em toda a cidade.
Salvo melhor juízo, acreditamos que é de responsabilidade da prefeitura a retirada diária do lixo doméstico, limpeza das ruas e avenidas, parques e jardins, etc. Com relação a entulho de construção e limpeza de quintal fica por conta do cidadão que estiver construindo/reformando sua residência ou cuidando do seu quintal.
O que está acontecendo é a prefeitura querendo assumir esta atividade e com isso criando um ciclo vicioso, ou seja, o cidadão acha que é obrigação do poder público retirar do seu portão ou da sua rua, os entulhos por ele criado.
O cidadão tem que entender que o entulho proveniente de sua ação é de sua total responsabilidade e a ele cabe contratar a caçamba para a sua retirada.
É incalculável o custo bancado pela prefeitura com este tipo de serviço, é como aquele velho ditado, não se ensina a pescar, dá-se o peixe, se possível já temperado e pronto pra comer.
Por onde se passa vê-se os montes de entulho de construção, já acompanhado de lixo doméstico e tudo o que não tiver mais utilidade (guarda-roupa, pia, vaso sanitário, monitor de computador, etc.).
É um trabalho que já se tornou uma rotina para a prefeitura e está deixando os moradores mal acostumados.
Tai uma oportunidade de se colocar em prática o nosso CÓDIGO DE POSTURA,para coibir e conscientizar o cidadão das suas responsabilidades perante a sua comunidade, perante a sua cidade.
O poder público sozinho não tem NENHUMA condição de deixar a cidade limpa, a nossa participação é fundamental e importante.
Com certeza a aplicação das normas do Código de Postura seria uma maneira natural de se resolver muitos problemas que assolam a cidade.
Infelizmente a cobrança tem que ser mais rígida e os meios legais existem, iniciando colocando nas ruas os nossos fiscais.
Caso contrário, a cidade continuará suja e feia e as caçambas no seu vai e vem sem parar.
A melhor opção fica por conta do gestor público e sua vontade de deixar a cidade com uma nova postura.
ZÉCARLOS JUNIOR























































