Odontomóvel realizará atendimento diferenciado no Dia do Dentista
Programas sociais antecipam comemoração ao Dia da Criança
Prefeitura de Ilhéus conclui obra de recuperação de drenagem pluvial
Ilhéus realizará no dia 14 V Fórum Regional sobre Copa Bahia 2014

___

Odontomóvel realizará atendimento diferenciado no Dia do Dentista

Levar serviços odontológicos de qualidade e gratuito para bairros e localidades distantes do centro é a principal função da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). Esta foi uma das estratégias encontradas pela atual gestão municipal da Secretaria de Saúde de Ilhéus, para facilitar o acesso desse e de outros serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. Todos os meses as equipes se revezam e visitam diversas localidades.

Os primeiros atendimentos para este mês de outubro foram realizados na segunda-feira (03) no Colégio Itariri, na terça- feira (04) na localidade de São José e na última segunda-feira, dia 10, no Nelson Costa. No dia 11 o ônibus segue para a Ponta do Ramo e no dia 13 visita o Japú. Seguindo a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contemplará ainda as localidades do Couto (17), Aritaguá (18), Vila São João (19) e Sapucaeira (20).

Em comemoração ao Dia do Dentista, nos dias 25 e 26 de outubro, o Odontomóvel estará realizando atendimento gratuito para toda a população, na praça J.J. Seabra, em frente a prefeitura, no centro da cidade. Além da entrega de panfletos e realização de palestras sobre a importância da saúde bucal, serão oferecidas informações sobre o câncer de boca, como formas de prevenção e auto-exame.

Finalizando as atividades deste mês, a equipe realiza atendimento na Creche do Couto, no Jóia do Atlântico e na Vila Santaninha nos dias 26, 27 e 30 respectivamente. Todos os atendimentos serão realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras, além da distribuição de material informativo.

Programas sociais antecipam comemoração ao Dia da Criança

Para comemorar antecipadamente o Dia da Criança a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) realizou no último sábado o 1º Torneio de Vôlei e Futebol de Areia. O evento aconteceu na Avenida Soares Lopes e teve a participação de cerca de 200 adolescentes que integram o programa na cidade.

O ProJovem é uma modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.400 adolescentes.

O torneio teve como campeões do turno matutino, na modalidade vôlei, o coletivo da avenida Itabuna. No futebol masculino e feminino, o prêmio ficou com o coletivo de Sambaituba. Na parte da tarde, o futebol masculino foi vencido pelo coletivo do São Miguel, o feminino pelo Iguape e os campeões do vôlei foram os adolescentes do bairro Teotônio Vilela.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em parceria com o CRAS do Nossa Senhora da Vitória também participou de outro evento alusivo ao Dia das Crianças: o 3º Domingão da Criança, realizado pela associação de moradores do bairro Hernani Sá, que contou com a participação dos programas durante o evento.

Crianças de todas as idades se divertiram durante o dia com atividade lúdicas, sorteios de presentes, contação de histórias, músicas e jogos. Além disso, muitas crianças levaram brinquedos que já não usavam para serem doados para crianças carentes.

O PETI faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de 06 até 15 anos do trabalho infantil. O PETI deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias.

O CRAS, também conhecido como “Casa da Família” é a porta de entrada para os serviços do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. Em Ilhéus, existem cinco unidades do CRAS, que estão localizadas na Barra, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Olivença e Teotônio Vilela.

Prefeitura de Ilhéus conclui obra de recuperação de drenagem pluvial

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus concluiu o serviço de recomposição do pavimento em paralelos do cruzamento existente entre a travessa Manoel da Nóbrega, na avenida Soares Lopes, e o início da avenida Vereador Marcus Paiva, na Cidade Nova. A área foi beneficiada por uma importante obra de drenagem pluvial, trabalho que já está possibilitando um melhor escoamento das águas, diminuindo, dessa forma, os alagamentos que costumavam ocorrer naquela região.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart, a intervenção incluiu a troca de 250 metros de manilhas e a construção de caixas de passagem para limpeza e manutenção da rede local de drenagem. Trabalho semelhante, continua o secretário, está sendo realizado no cruzamento da avenida Canavieiras com a avenida Osvaldo Cruz. “Lá, além da recuperação da calçada, estamos executando a substituição da rede defasada por uma rede com uma capacidade de drenagem pluvial maior”, acrescenta.

Na avaliação do secretário Paulo Goulart, as obras de drenagem pluvial são de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população. “O governo municipal continua trabalhando para materializar um conjunto de intervenções urbanas integradas capaz de qualificar ainda mais a nossa cidade. O resultado desse esforço será a melhoria das condições de vida e de saúde dos moradores de Ilhéus”, afirma Goulart. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é de que a obra da drenagem pluvial da esquina da avenida Canavieiras com a avenida Osvaldo Cruz seja concluída em duas semanas, salientando que o prefeito Newton Lima vem orientando para que todas as obras em andamento sejam concluídas antes do início da alta temporada.

Ilhéus realizará no dia 14 V Fórum Regional sobre Copa Bahia 2014

Ilhéus realiza na próxima sexta-feira (14) o Fórum Regional Copa Bahia 2014, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a partir das 8 horas. O evento é um dos pré-requisitos para que o município venha a sediar um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo na Bahia. Palestras e debates estão agendados durante toda a manhã do evento que visa discutir a contribuição e participação do estado – e mais precisamente a Costa do Cacau – no mundial.

Após o credenciamento, o evento será aberto oficialmente pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que em seguida passa a palavra ao secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Cecopa), Ney Campello. Na oportunidade Campello ministrará palestra sobre o “Projeto Bahia para a Copa do Mundo 2014”. O secretário Estadual de Turismo, Domingos Leonelli também vem a Ilhéus para falar sobre o mundial. “A projeção do destino Bahia e a hospitalidade” será o tema de sua palestra.

Também estão agendadas palestras sobre “Missão Técnica na África do Sul 2010 e a interiorização da Copa na Bahia”, “As oportunidades para os empresários na Copa 2014”, que terá como palestrante o diretor Superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos e a apresentação do potencial turístico da Costa do Cacau, que será feita pela presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gandara.

Para o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, que será moderador dos debates, o evento será um importante momento para saber mais sobre as ações que o governo do Estado está implantando para dar suporte aos municípios com relação ao mundial. “Esperamos que tanto o município de Ilhéus quanto os demais da Costa do Cacau seja beneficiado com a realização deste grande evento internacional”. Ainda como parte do Fórum, no dia 15, a partir das 08h serão realizadas visitas técnicas aos equipamentos candidatos a CTS.

O evento é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e a organização da Copa do Mundo Fifa Brasil e conta com o apoio da Associação de Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Sebrae, Hotel Jardim Atlântico, Hotel Cana Brava e Câmara de Turismo da Costa do Cacau.