Plano emergencial de interdição de tráfego para o Simulado de Incêndio
Mais uma rodada do Campeonato Interbairros de Futebol acontece neste sábado em Ilhéus
Ilhéus sedia o II Congresso Norte/ Nordeste da Micro e Pequena empresa e do Empreendedor Individual
Ilhéus oficializa candidatura à CTS durante realização do V Fórum Regional Copa Bahia 2014
II Campanha de Jejum e Oração em Prol da Família será aberta no próximo dia 22
III Primavera Gospel promove o espetáculo O Som do Coração neste sábado em Ilhéus

***

Plano emergencial de interdição de tráfego para o Simulado de Incêndio

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus informa que devido à atividade de simulação de incêndio que será realizada no próximo dia 19, a partir das 15 horas, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne foi criado um plano emergencial de tráfego no trecho compreendido entre o cruzamento da av. Canavieiras com a av. Osvaldo Cruz (nas imediações do IME e do Ginásio de Esportes Herval Soledade).

O bloqueio será realizado das 12h às 18h e durante este período também ficará proibido o estacionamento de veículos na Rua 14 de agosto (rua da entrada principal do Estádio Mário Pessoa). Um mapa que mostra todas as alterações feitas naquela área para o dia do Simulado pode ser acessado no endereço eletrônico: http://setrans.ilheus.ba.gov.br/mapa_simulacao_de_incendio.pdf. A partir deste sábado (15) equipes da Setrans iniciarão a distribuição de material com orientações a respeito do plano emergencial de tráfego e sobre rotas alternativas, visando evitar maiores transtornos aos motoristas que costumam utilizar a via.

A mudança foi estudada em conjunto com todas as entidades e órgãos que participam da organização do Simulado de Incêndio, que tem como principal função a de é chamar a atenção da população ilheense sobre a importância de saber como agir em situações emergenciais. O simulado também vai contribuir para a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e controle de pânico nas escolas. A interdição será coordenada pela 68ª Companhia Independente de Polícia Milita, com apoio das 69º e 70ª CIPMs, da Rondesp e da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.

O simulado de incêndio consiste numa das atividades do Programa “MP (Ministério Público) e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”, que no município é realizado pela 8ª Promotoria de Justiça, em parceria com o 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), Exército brasileiro, secretarias de educação, saúde, turismo e Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil, Infraero, Defesa Civil, conselho municipal de Saúde, secretarias de Educação e Turismo, entre outros órgãos.

A ação será realizada numa das salas do segundo pavilhão do IME, com cerca de 50 alunos. Maquiagem para simular ferimentos e escoriações, apoio de psicólogos e assistentes sociais às vitimas e seus familiares, presença de atores que simularão ser parentes das vítimas, tendas para o atendimento às vitimas, fechamento de vias, deslocamento do trânsito, entre outras ações, “visam garantir que o evento se aproxime ao máximo da realidade”, explicou o Tenente Coronel Marivaldo Elias de Sá. Após o simulado, a coordenação do evento realizará um encontro direcionado à toda comunidade e à imprensa no auditório do IME para falar sobre o simulado de incêndio.

Mais uma rodada do Campeonato Interbairros de Futebol acontece neste sábado em Ilhéus

Neste sábado (15), no Estádio Mário Pessoa, desportistas de Ilhéus e região poderão curtir mais uma rodada do Campeonato Interbairros de Futebol, um dos eventos mais tradicionais do esporte amador de Ilhéus. Após uma ausência de 8 anos, a competição volta a ser disputada, agora promovida pela Liga das Associações Desportivas dos Bairros, com apoio da Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Esportes.

A próxima rodada do torneio contempla os duelos entre as equipes do AJC do alto do Coqueiro e São José, às 14 horas, e entre os times do ABC do distrito de Juerana e do Bahia do Banco da Vitória, a partir das 16 horas. Até o momento, o campeonato possui a seguinte classificação: 1º lugar, Seleção de Júnior do Nossa Senhora da Vitória, com 10 pontos; 2º lugar, Salobrinho, com 8 pontos; 3º lugar, N. S. da Vitória, com 7 pontos; 4º lugar, AJAC do alto do Coqueiro, com 6 pontos; 5º lugar, São José, com 5 pontos; 6º lugar, Bahia do Banco da Vitória, com 4 pontos (saldo de gol); 7º lugar, ABC do distrito de Juerana, também com 4 pontos; e 8º lugar, Novo Ilhéus, ainda sem vencer.

Na opinião do Superintendente de Esportes do Município, Alberto Kruschewsky, que vem acompanhando os jogos do torneio, é fantástico o interesse da população pelo futebol. “Fiquei impressionado com o público registrado na abertura do interbairros. Em função da força do esporte, bem como de todas as suas conseqüências positivas, a iniciativa de alguns abnegados deve contar sempre com o nosso apoio” afirma.

Ainda de acordo com Alberto Kruschewsky, a Superintendência de Esportes do Município de Ilhéus segue empreendendo esforços no sentido de estimular e movimentar a seara esportiva da cidade. “Em linhas gerais, estamos promovendo, sempre em parceria com a iniciativa privada, mais de uma competição por mês, o que representa uma média bastante razoável”, diz Kruschewsky, acrescentando que modalidades não tão populares também se encontram na pauta da Superintendência. “Modalidades como o Jiu Jitsu, a exemplo do que acontece com o Judô, trazem um público diferente ao ginásio. O palco esportivo também precisa ser aberto para as artes marciais, uma vez que estas defendem valores importantes, sendo, em função dessa realidade, muito admiradas por crianças, jovens e adultos”, enfatiza o superintendente.

Ilhéus sedia o II Congresso Norte/ Nordeste da Micro e Pequena empresa e do Empreendedor Individual

A cidade de Ilhéus será palco do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena empresa e do empreendedor individual. O evento que tem como tema: “Um crédito para o desenvolvimento!”, e será realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães no próximo dia 21 de outubro. O evento irá reunir empresários, políticos, estudantes, representantes das entidades de diversos estados, instituições, profissionais liberais e funcionários de empresas locais, além de especialistas das mais diversas áreas.

O congresso, que objetiva principalmente difusão de conhecimento e de troca de experiências bem sucedidas, tratará de temáticas diversas como empreendedorismo, políticas públicas, motivação, além de palestras sobre oportunidades para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, legislação e tributação. O Congresso terá início às 8 horas, com o credenciamento e a abertura dos trabalhos. A abertura oficial será as 9 horas, contará com apresentação do coral da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pronunciamento das autoridades presentes.

Para Rosélia Arrais, coordenadora do Programa do Micro Empreendedor Individual da Secretaria de Indústria Comércio e Planejamento, “o congresso é uma excelente oportunidade para que os pequenos empresários conheçam o programa, com seus direitos e deveres”. Trabalhadores autônomos, ambulantes, que possuam negócios em suas residências, com renda anual de até 36 mil reais podem participar do programa. O cadastro pode ser realizado pela Internet, através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde os interessados também encontrarão diversas informações.

Após o cadastro, o pequeno empresário deve se dirigir a Secretaria de Indústria Comércio e Planejamentopara a retirada do seu alvará. Rosélia explica ainda que a secretaria funciona em parceria com este empresário, realizando consultorias, fornecendo certidões necessárias e esclarecendo dúvidas. “A formalização é simples e rápida, além de conceder diversos benefícios, como a isenção de taxas e acesso a serviços e crédito bancário”, afirmou Rosélia. Ilhéus hoje possui 2.533 micro empreendedores cadastrados no programa.

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, no anexo da Prefeitura Municipal e no SEBRAE (Avenida 2 de julho, 1039, Centro). O investimento é de apenas R$ 40,00 para pequenos e microempresários e de R$ 30,00 para os empreendedores individuais e estudantes. As vagas são limitadas. Maiores informações e a programação completa do evento pode ser conferida através do site http://www.ampesba.com.br. O evento é uma realização da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Ilhéus oficializa candidatura à CTS durante realização do V Fórum Regional Copa Bahia 2014

O Secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Cecopa), Ney Campello esteve em Ilhéus na manhã desta sexta-feira (14) para abrir oficialmente as atividades do V Fórum Regional Copa Bahia 2014 no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Ilhéus é um dos municípios baianos que luta para sediar um Centro de Treinamento para Seleções (CTS) e representar a Costa do Cacau durante a Copa do Mundo de 2014. A realização do Fórum é um dos pré-requisitos para se tornar um CTS, e o prefeito Newton Lima solicitou o empenho máximo para Ilhéus obter esta vitória.

Campello proferiu a primeira palestra do evento, “Projeto Bahia para a Copa do Mundo 2014”, e ressaltou a Copa do Mundo como fruto de uma conquista brasileira. “Por isso, ao mesmo tempo em que é um momento para acelerar investimentos, é também uma oportunidade para permitir que todo esse esforço, de órgãos públicos e privados, propicie a melhoria efetiva da qualidade de vida da população”. Ainda segundo Ney Campello, “a Copa é um pacto interfederativo, onde a união, os estados, os municípios e a sociedade civil organizada discutem uma agenda comum para planejar um evento que se coloque à altura do que todos esperam.

Durante a abertura do evento, foi exibido um vídeo que evidenciou o potencial de atração turística das nove cidades que compõem a Costa do Cacau. “Cada cidade possui seu diferencial e todas elas reunidas, tendo Ilhéus como CTS, mostrarão sua força junto ao cenário baiano”, afirmou o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, que também aproveitou a oportunidade para anunciar que a candidatura da cidade à CTS conta com o apoio do ex-jogador da seleção italiana, Claudio Gentile, nome bastante respeitado entre os dirigentes da Fifa. Ilhéus conta com três equipamentos que já passaram por vistoria da organização: o Estádio Mário Pessoa, o Complexo Hoteleiro Cana Brava Resort e o Hotel Aldeia da Praia.

O evento também contou com a palestra “A projeção do destino Bahia e a hospitalidade”, proferida pelo representante do Secretário Estadual de Turismo, Domingos Leoneli, o chefe de Gabinete da Bahiatursa, João Paulo Oliveira. A programação do Fórum teve ainda a palestra “As oportunidades para os empresários na Copa 2014”, com o representante do diretor Superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos; o diretor regional do Sebrae, Richard Alves e a apresentação do potencial turístico da Costa do Cacau, feita pela presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gandara.

Além das palestras, o Fórum abriu espaço para bate-papos entre os palestrantes e a o público, mediados pelo secretário Paulo Moreira. Ainda como parte da programação do Fórum, neste sábado (15), a partir das 08h serão realizadas visitas técnicas aos equipamentos candidatos a CTS.

A mesa de abertura foi composta ainda pelo vereador Marcus Flávio, representando o presidente da Câmara, Edivaldo Nascimento e pelo presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa. O evento foi realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, a Secretaria de turismo do Estado da Bahia e a organização da Copa do Mundo Fifa Brasil e conta com o apoio da Associação de Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Sebrae, Hotel Jardim Atlântico, Hotel Cana Brava e Câmara de Turismo da Costa do Cacau.

II Campanha de Jejum e Oração em Prol da Família será aberta no próximo dia 22

“A Igreja de Joelhos, a Família de Pé” é o tema central da campanha que a Igreja Batista Lindinópolis (IBL), localizada no alto da Conquista, em Ilhéus, promove no período de 22 deste mês a 30 de novembro. Realizada pela primeira vez no ano passado, a iniciativa propõe 40 dias de jejum e oração em prol da entidade familiar. A campanha, que mais uma vez deve atrair centenas de membros, congregados e visitantes, será realizada no templo da IBL, sempre das 6 às 7 horas da manhã

De acordo com o coordenador do trabalho, Pastor Rubem Vieira, a proposta da campanha é pedir a Deus, através da oração e do jejum, mais amor, saúde, paz, comunhão e crescimento espiritual para a família ilheense. “Dessa forma, com certeza, veremos preservados os verdadeiros valores da família, como amor, fidelidade, justiça e respeito. Tudo isso, obviamente, acaba sendo determinante para a construção de uma sociedade abençoada e genuinamente transformada”, comenta.

Presidida desde 99 pelo Pastor Pedro Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis completou 53 anos de existência em agosto com uma programação especial. Atualmente, a IBL, que possui mais de 1.200 membros, coordena três congregações: uma localizada no distrito de Couto, outra na avenida Ubaitaba e uma terceira no Nelson Costa.

Família – Segundo a visão do Ministério de Família, a igreja deve ser constituída por famílias que conheçam e vivam de acordo com os princípios da Palavra de Deus. “Assim, elas devem estar comprometidas com a luta pela restauração de outras famílias, para o bem da sociedade e para a glória de Deus”, salienta o Pastor Rubem Vieira. A principal missão do Ministério é auxiliar as famílias a terem um padrão bíblico de relacionamentos a fim de que sejam famílias estruturadas e vitoriosas

III Primavera Gospel promove o espetáculo O Som do Coração neste sábado em Ilhéus

Uma noite de louvores inesquecíveis é o que promete a III Primavera Gospel Music, iniciativa que estará levando para o palco do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) neste sábado (15), a partir das 20 horas, o espetáculo “O Som do Coração”. A entrada para o evento, que contará com a participação de vários nomes importantes da música gospel ilheense e regional, vale 1 quilo de alimento não perecível. De acordo com os organizadores, toda a arrecadação será revertida em favor da Casa de Recuperação Palavra da Vida, entidade localizada no quilômetro 7 da rodovia Ilhéus/Uruçuca.

Dando continuidade à programação do Teatro Municipal de Ilhéus para este mês de outubro, no domingo (16) e na segunda-feira (17), com abertura prevista para às 18h30min, o espaço sediará a Conferência Territorial de Cultura, evento que deverá reunir representantes dos 26 municípios ligados ao território Litoral Sul. No dia 18, a partir das 14h30min, será realizado o “Dia da Inclusão Digital”, espetáculo de teatro, música e dança voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Nos dias 19 e 20, sempre às 20 horas, o público de Ilhéus e do Sul da Bahia poderá conferir o espetáculo “O Grande Amor da Minha Vida”, com os atores globais Thiago Martins e Paloma Bernardi. Também às 20 horas, só que do dia 21, o público terá a oportunidade de dar boas gargalhadas com o “stand-up” do escritor e comediante Márcio Américo.

A programação de outubro contemplará ainda show de música gospel, com Tuca e Banda, no dia 22, às 19h30min; nova apresentação de Márcio Américo no dia 23, a partir das 20 horas; A Fala Poética do Clow, espetáculo infanto-juvenil promovido pelo Projeto Escola, no dia 29, às 9 horas; promoção musical do Conservatório Shumann, no dia 27, a partir das 19h30min; III Festival de Dança de Salão, no dia 28, às 20 horas; e espetáculo infantil “os 3 porquinhos ou confissões de um menino levado”, no dia 29, a partir das 17h30min. Na sequência, fechando o mês, o humorista Renato Piaba volta ao TMI para apresentar “Rir para não chorar”. De acordo com a programação, no dia 29, o espetáculo começará às 21 horas e no dia 30, por volta das 20 horas.

Todos os meses, o TMI, uma das casas de espetáculos mais importantes do interior do Nordeste, elabora uma programação capaz de atender aos gostos mais variados. Além de eventos sociais, educacionais e empresariais, o espaço também contempla promoções desenvolvidas nas áreas da música, da dança, do humor e da dramaturgia. Coordenado pela Fundação Cultural de Ilhéus, órgão que tem como presidente Maurício Corso, o Teatro Municipal conta com o trabalho de Fabíola Mandarine, diretora; Fabiana Foeppel, secretária; Paulo Rosário, iluminotécnico; Zezito Faustino, cenotécnico; e Jenilton Barbosa, bilheteiro. Contatos podem ser realizados através do telefone (73) 3231.7264 ou por meio do endereço eletrônico do TMI: teatroilheus@hotmail.com.