Prefeitura Municipal de Ilhéus
Newton vistoria obras de pavimentação da Rua do Ouro, no bairro Salobrinho
Albino Rubim abre a II Conferência Territorial de Cultural em Ilhéus
APPM E Ilhéus farão a grande decisão do campeonato amador do município
Gabriel Fonseca deixa o cargo de secretário de Administração de Ilhéus
Comissão discute últimos detalhes para o Simulado de incêndio
***
Newton vistoria obras de pavimentação da Rua do Ouro, no bairro Salobrinho
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, tirou a tarde do último sábado, 15, para fazer uma longa visita ao bairro do Salobrinho, sendo acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, e pelo vereador Tarcísio Paixão, responsável pela agenda. Entre os principais enfoques da visita, conhecer o funcionamento do projeto Cri’art, da Congregação Palotina; realizar ampla vistoria nas obras de pavimentação da Rua do Ouro, e participar da inauguração de um parque recreativo.
RUA DO OURO – Uma das mais antigas reivindicações dos moradores,a pavimentação da Rua do Ouro, a paralelos, inclui ainda a manutenção da rede de drenagem pluvial,com substituição de manilhas, construção de caixas de passagem de água e também pequenas encostas.Mesmo com os serviços bastante adiantados,o prefeito Newton Lima afirmou aos moradores que irá determinar um ritmo mais acelerado, pois com 405 metros de extensão, a rua é totalmente habitada por residências, contando com muitas crianças e idosos.
A obra de pavimentação da Rua do Ouro,vem sendo realizada com recursos próprios do município, e, segundo o vereador Tarcísio Paixão, residente no bairro, vários administradores anteriores já haviam prometido promover esta importante melhoria, mas nunca cumpriram com o acordado, “mas, felizmente, agora,com o prefeito Newton Lima tivemos as condições de atender a esta justa reivindicação da nossa população”, afirmou.
CRI’ART – Fundada em 2010 pela Congregação Palotina, a Cri’Art é um projeto de cunho social que atende 120 crianças em situação de risco residentes no bairro do Salobrinho, sob a coordenação das irmãs Eunice Petrin, Maria Creusa Libório e Irene Góes Corrêa, tendo como objetivos formar e educar. Nas suas modernas e amplas instalações, são realizadas as seguintes atividades: reforço escolar, com informática, artesanato, coral, dança, esporte e recreação.
E ainda: educação religiosa e humana, além de educação para os valores e teatro. De acordo com a irmã Irene Góes, a Cri’Art conta com uma equipe fixa de educadores que trabalha com as crianças no contra turno escolar, o que possibilita um aprendizado continuado, “ e a presença do prefeito e do vereador nos anima muito,pois temos vários outros projetos que queremos colocar em prática, inclusive aumentando o número de crianças atendidas”, disse.
PARQUE – Já o Parque Recreativo foi idealizado pelo vereador Tarcisío Paixão, e contou com o apoio da Prefeitura que instalou poste público de iluminação e colaborou com a aquisição dos equipamentos de diversão infantil. A novidade atraiu a atenção de crianças da localidade que, durante todo dia aproveitaram para brincar, recebendo ainda várias guloseimas.
Albino Rubim abre a II Conferência Territorial de Cultural em Ilhéus
Ilhéus está sediando a II Conferência Territorial de Cultura do Litoral Sul. No último domingo (16) o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, esteve na cidade para participar da abertura do evento, realizada no Teatro Municipal de Ilhéus. O prefeito Newton Lima, autoridades locais, dirigentes de cultura dos 26 municípios que compõem a área do território Litoral Sul, artistas, técnicos, delegados eleitos nas conferências municipais e comunidade em geral estiveram presentes na abertura da conferência, que prosseguiu nesta segunda-feira (17), com diversas atividades.
Durante a abertura, o secretário Albino Rubim fez questão de salientar a importância da realização das etapas territoriais, como forma de estimular a participação mais efetiva de seus representantes, garantindo que políticas públicas sejam discutidas e pensadas no âmbito regional. “A diversidade da Bahia impõem ao estado a necessidade de uma atuação regionalizada em seus diferentes territórios e que o território só pode ser imaginado considerando o sentimento de pertencimento dos municípios e cidadãos em relação ao seu território”, afirmou.
Já o prefeito Newton Lima ressaltou o posicionamento de destaque que Ilhéus vem adquirindo, tornando-se referência para outros municípios. “Além de contribuir para fortalecer os projetos ligados à cultura em outros municípios, Ilhéus vem atuando de maneira a agregar os dirigentes culturais em torno da discussão de políticas públicas, que venham à refletir em melhorias efetivas de acesso, manutenção e estímulo da cultura de cada município”. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso enfatizou que a Conferência Territorial tem um papel fundamental dentro desse processo de construção das ações que irão nortear as políticas públicas relativas à cultura no estado, “já que cada município conhece suas necessidades e muitas delas são comuns à outros municípios, que juntos podem lutar pela implantação dessas ações”.
No segundo dia da Conferência Territorial, a programação foi aberta com exibição de vídeo sobre a metodologia da conferência. Em seguida, ocorreu a formação dos grupos de trabalhos, que se dividiram em seis eixos: Expressões Artísticas; Patrimônio e Memória; Pensamento e Leitura; Transversalidade da Cultura; Gestão da Cultura; Redes Produtivas e Serviços Criativos. A priorização dos projetos para o território, a elaboração dos projetos, plenária para a socialização dos projetos e eleição dos delegados que representarão o território Litoral Sul na Conferência Estadual de Cultura – que será realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro em Salvador – também fizeram parte da pauta do segundo dia do evento.
APPM E Ilhéus farão a grande decisão do campeonato amador do município
A grande final do Campeonato Amador de Ilhéus foi definida na última quinta-feira (13) quando a equipe do Ilhéus goleou por 5 a 1 o time de Juerana. Na terça-feira (11), a representação da APPM (Associação dos Praças da Polícia Militar) já havia garantido lugar na decisão ao vencer o time do Santa Fé pelo elástico placar de 7 a 1. As equipes finalistas estarão decidindo o Campeonato Amador no Estádio Mário Pessoa em data e horários ainda a serem definidos.
A parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Esportes, com a Liga Ilheense de Futebol visando à reedição do campeonato amador da cidade deu certo. Considerado de grande importância para incrementar a atividade esportiva no município, o certame conseguiu promover, sempre às terças e quintas-feiras, no Estádio Mário Pessoa, rodadas de grande emoção
De acordo com Alberto Kruschewsky, superintendente municipal de Esportes, foi importante que o Campeonato Amador tenha acontecido este ano, abrilhantando ainda mais a programação esportiva de Ilhéus 2011. “Nesse sentido, é importante dizer que os dirigentes da Liga, que seguem confiando no apoio do prefeito Newton Lima ao esporte em geral, continuam trabalhando para que o evento tenha sucesso até o fim e, com isso, possa ser reeditado no próximo ano”, completa o superintendente de Esportes da Prefeitura.
Gabriel Fonseca deixa o cargo de secretário de Administração de Ilhéus
O secretário de Administração da Prefeitura de Ilhéus, Gabriel Fonseca Ferreira, deixou o cargo a pedido, em razão de compromissos profissionais diversos fora da administração pública. O anúncio do seu desligamento foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, pelo prefeito Newton Lima.
Gabriel Fonseca agradeceu a oportunidade de trabalhar na administração municipal e afirmou deixar o cargo para se dedicar aos negócios particulares, cujas exigências o impedem de prosseguir na função pública. Gabriel tem escritório de advocacia na cidade de Ilhéus.
O prefeito disse entender as razões e que “por vezes, é difícil conciliar a vida profissional com os cargos políticos”, ressaltando a lealdade e o empenho de Gabriel à frente da Secretaria de Administração, com que servira ao governo e à população de modo geral.
Comissão discute últimos detalhes para o Simulado de incêndio
Os últimos detalhes sobre o simulado de incêndio que será realizado no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, nesta quarta-feira (19), a partir das 15h, foram discutidos na manhã desta segunda-feira (17) pelos representantes dos õrgãos e entidades que compõem a comissão responsável pelo evento. Esclarecer dúvidas foi o principal objetivo da reunião, coordenada pela representante da 8ª Promotoria de Justiça, a promotora pública Karina Cherubini.
Posicionamento das tendas de atendimento e das viaturas, isolamento do público, descolamento das vítimas e das ambulâncias, checagem de material para maquiagens e a participação de cada entidade envolvida na ação foram alguns dos pontos abordados durante o encontro, realizado numa das salas do IME. A ação, segundo o coordenador do evento, o superintendente da Infraero em Ilhéus, João Bezerra, visa aproximar-se ao máximo de uma situação real, “chamando a atenção da população sobre a necessidade de saber como agir em situações emergenciais”.
Além de mobilizar a população, o simulado de incêndio, que consiste numa das atividades do Programa “MP (Ministério Público) e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”, visa contribuir para a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e controle de pânico nas escolas. Desde o início do ano, o 5º Grupamento de Bombeiros Militares, numa parceria com a secretaria municipal de Educação, vem promovendo palestras nas escolas tendo como foco a prevenção de incêndios e de situações de pânico.
Cerca de 40 alunos da 7ª série G participarão diretamente da simulação do incêndio, cujo atendimento será feito por equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militares e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Já o isolamento e controle do tráfego serão coordenados por equipes das 68ª, 69º e 70º Companhias Independentes da Polícia Militar, Rondesp, 18ª CSM, Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, com o apoio do efetivo da guarda municipal. Assistentes sociais e psicólogos da secretaria municipal de saúde e estudantes do curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus, também participam do evento.
Um plano emergencial de tráfego que prevê a mudança no trecho compreendido entre o cruzamento da av. Canavieiras com a av. Osvaldo Cruz (nas imediações do IME e do Ginásio de Esportes Herval Soledade) foi elaborado pela Defesa Civíl do município em parceria com a Setrans e divulgado na última semana com o objetivo de evitar o congestionamento na área próxima ao simulado, garantindo que as atividades, principalmente as de deslocamento, do simulado não sejam comprometidas. O bloqueio será realizado das 12h às 18h do dia 19 e durante este período também ficará proibido o estacionamento de veículos na Rua 14 de agosto (rua da entrada principal do Estádio Mário Pessoa). Um mapa que mostra todas as alterações feitas naquela área para o dia do Simulado pode ser acessado no endereço eletrônico: http://setrans.ilheus.ba.gov.br/mapa_simulacao_de_incendio.pdf.
Coletiva de imprensa – Logo após o simulado de incêndio, por volta das 16h, será realizada no auditório do IME. O coordenador do simulado, o representante da Infraero, João Bezerra, juntamente com a promotora Karina Cherubini, os secretários municipais Marcelo Barreto (Seg. Transporte e Trânsito) e Lidiney Campos (Educação), concederão entrevista à imprensa e ao público em geral visando explanar os objetivos e o resultado da ação.
Também participam do simulado de incêndio representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretarias de educação, saúde, turismo e Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil, Infraero, Defesa Civil e conselho municipal de Saúde.