WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2011
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretaria de Educação promove novo encontro sobre o EJA
Atores globais estarão no palco do Teatro Municipal de Ilhéus esta semana
Prefeitura assume a coleta de lixo urbano em toda zona sul de Ilhéus
Prefeito Newton Lima participa nesta 6ª feira da abertura de Congresso da Micro e Pequena Empresa
Ilhéus sediará em novembro um dos maiores eventos esportivos do Nordeste

***

Secretaria de Educação promove novo encontro sobre o EJA

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus promoveu na noite da última terça-feira (18) o 13º Encontro de Professores para troca de experiências da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. O objetivo principal do evento foi o de socializar as práticas na sala de aula que deram resultados significativos na aprendizagem dos alunos, segundo explicou a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos.

Participaram professoras, coordenadores e diretores das escolas municipais do Salobrinho, Princesa Isabel, Nucleada de Banco Central, Centro Comunitário Nelson D’Oliveira, Nucleada de Olivença e a escola municipalizada Odete Salma Medauar. Até o fim deste ano, a Secretaria de Educação realiza mais dois encontros este ano, “sempre com o intuito de socializar as experiências vivenciadas pelos professores, na busca de ações que possam melhorar, de forma efetiva, a qualidade do ensino ofertado ao público do EJA e aos demais”.

Atores globais estarão no palco do Teatro Municipal de Ilhéus esta semana

“O Grande Amor da Minha Vida” é o espetáculo que está em cartaz no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) esta semana (19 e 20), sempre a partir das 20 horas, com os atores globais Thiago Martins e Paloma Bernardi. O último trabalho da dupla na televisão aconteceu na novela “Insensato Coração”, onde Thiago interpretou o bad boy Vinícius e Paloma, a ajuizada Alice. Dirigida por Michel Bercovitch, a peça teatral traz texto inédito de Guel Arraes e João Falcão.

De acordo com Michel Bercovitch, o espetáculo aborda a história de duas pessoas “que nasceram para ser o amor da vida da outra”. Segundo ele, o desenrolar da trama suscita questionamentos e inquietudes muito comuns aos relacionamentos. Como se comportar no primeiro encontro? O primeiro ano de namoro. Como viver uma grande cena de amor? Como enfrentar os problemas que podem surgir? Os encontros e desencontros, as diferenças de gosto, a incompatibilidade de gênios, a primeira grande briga, a traição e o fim do amor.

A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de outubro traz ainda o “stand-up” do ator, escritor e comediante Márcio Américo nesta sexta-feira (21), a partir das 20 horas; grande show de música gospel, com Tuca e Banda, no sábado (22), às 19h30min; nova apresentação de Márcio Américo no domingo (23), a partir das 20 horas; A Fala Poética do Clow, espetáculo infanto-juvenil promovido pelo Projeto Escola, no dia 29, às 9 horas; e promoção musical do Conservatório Shumann, no dia 27, a partir das 19h30min. Completando a programação, III Festival de Dança de Salão, no dia 28, às 20 horas; espetáculo infantil “Os 3 porquinhos ou confissões de um menino levado”, no dia 29, a partir das 17h30min; e “Rir para não chorar”, grande espetáculo com o humorista baiano Renato Piaba, no dia 29, às 21 horas, e no dia 30, a partir das 20 horas.

Prefeitura assume a coleta de lixo urbano em toda zona sul de Ilhéus

A partir desta quarta-feira, 19, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus assume a coleta de lixo diária em toda a zona Sul da cidade, em caráter provisório e emergencial. A medida foi adotada, de acordo com o secretário Gerson Marques, devido as graves e constantes deficiências da empresa Portocorp na prestação destes serviços, sobretudo daqueles relacionados com a coleta de lixo urbano, que deixou de ser feito com a regularidade e eficácia necessária.

A ineficiência neste setor,continua o secretário, vem causando sérios transtornos à população, que vem sofrendo com o acúmulo de lixo e o descaso da empresa em buscar soluções para o problema. “Chegamos a um ponto em que o cidadão já está até mesmo procurando seus justos direitos junto ao Ministério Público, além das inúmeras reclamações que recebemos diariamente em nossa Secretaria”, afirmou.

Diante disso, Gerson Marques afirma que, em reunião com o prefeito Newton Lima, ficou acordado a necessidade de buscar assumir paulatinamente esses serviços até que se ache uma alternativa viável para os cofres públicos, e assim, ocorrer a normalidade almejada por todos, principalmente neste momento quando a cidade está prestes a entrar em nova temporada de turistas.

Ressalta ainda que, antes de adotar a medida de assumir a coleta de lixo na zona Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano entrou por várias vezes em contato com os responsáveis pela Portocorp, entretanto, as solicitações, feitas através de ofícios não surtiram nenhum tipo de efeito na melhoria dos serviços. Tal fato levou a Secretaria a aplicar inúmeras multas à empresa, que, assim mesmo, continuou a não prestar os serviços descritos no contrato com o município de Ilhéus, penalizando diretamente a população.

Diz ainda Gerson Marques que o município executará o direito de abater em futuros pagamentos as frações equivalentes ao valor financeiro referente à hora homem, hora equipamentos e demais despesas concernente ao ato de intervenção nos serviços da empresa Portocorp, ressaltando que “esta medida tem caráter provisório e será suspensa assim que a empresa apresentar as condições básicas para voltar a operar a plenitude do contrato com a eficiência e a rapidez exigidas ao contratado”.

Prefeito Newton Lima participa nesta 6ª feira da abertura de Congresso da Micro e Pequena Empresa

Por volta das 9 horas desta sexta-feira (21), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, estará participando da abertura oficial do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. Com o tema central “Um Crédito para o Desenvolvimento”, o evento será realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães e deverá reunir empresários, políticos, estudantes, técnicos governamentais, funcionários de empresas locais e representantes de entidades de vários estados, além de especialistas das mais diversas áreas de atuação.

O congresso, que visa difundir o conhecimento e a troca de experiências bem sucedidas, abordará diversos temas específicos, como motivação, empreendedorismo e políticas públicas. Também integram a programação a realização de palestras sobre as inúmeras oportunidades existentes no mercado para empreendedores individuais e também para as micro e pequenas empresas. Um dos palestrantes convidados é o secretário de Governo da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, que, na oportunidade, estará falando sobre “Políticas Públicas para os Pequenos Negócios”.

Para Rosélia Arrais, coordenadora do Programa do Micro Empreendedor Individual da Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, “este congresso é uma ótima oportunidade para que os pequenos empresários conheçam o programa, com todos os seus direitos e deveres”. Segundo ela, trabalhadores autônomos e ambulantes, bem como aqueles que possuam negócios em suas próprias residências, com renda anual de até 36 mil reais, podem participar do programa. O cadastro pode ser realizado pela Internet, através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde os interessados encontrarão diversas outras informações importantes.

Após o cadastro, o pequeno empresário deve se dirigir a Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, localizada no 6ª andar do Anexo de Secretarias, no centro da cidade, para a retirada do seu respectivo alvará. A coordenadora Rosélia Arrais explica ainda que a Secretaria funciona em parceria com o empreendedor, realizando consultorias, fornecendo certidões necessárias e esclarecendo quaisquer dúvidas. “A formalização é simples e rápida, além de conceder diversos benefícios, como a isenção de taxas e o acesso a serviços e a crédito bancário”, garante Rosélia. Atualmente, Ilhéus possui 2.533 micro empreendedores cadastrados no programa.

Inscrições – As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento e também no Sebrae, sediado na avenida Dois de Julho, 1039, Centro. O investimento é de apenas 40 reais para pequenos e microempresários e de 30 reais para estudantes e empreendedores individuais. As vagas são limitadas. Maiores informações e a programação completa do evento pode ser conferida através do site http://www.ampesba.com.br. O evento é uma realização da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Ilhéus sediará em novembro um dos maiores eventos esportivos do Nordeste

O município de Ilhéus sediará nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro a Corrida de Aventura Carrasco, um dos maiores e mais importantes eventos esportivos de todo o Nordeste. Realizada pela primeira vez em 2005, a prova é uma promoção da Caatinga Trekkers e contará, em Ilhéus, com o apoio da superintendência municipal de Esportes. A Corrida, que na visão de seus organizadores é um canal de divulgação das riquezas naturais e das potencialidades esportivas da Bahia, abrange várias modalidades, como corrida, natação, trekking, canoagem, montain bike e técnicas de escalada, entre outras.

Ao todo, a etapa ilheense da Corrida de Aventura Carrasco terá um percurso de 150 quilômetros e deverá contar com a participação de cerca de 150 atletas, oriundos de várias partes do Estado e do Brasil. “Um dos aspectos mais interessantes deste evento é que os competidores não conhecerão o percurso com antecedência, mas, apenas, ao longo do desenvolvimento da prova”, lembra o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky. Outra característica peculiar da Corrida de Aventura Carrasco é que os integrantes das equipes, formadas por dois ou por quatro atletas, devem cruzar juntos a linha de chegada.

Ainda de acordo com informações de Alberto Kruschewsky, a Festa de Abertura será realizada na Zona Sul de Ilhéus. “De lá, os atletas iniciarão o percurso de cerca de 150 quilômetros, que deve durar dois dias”, informa o superintendente, acrescentando que os primeiros colocados garantem classificação para a Eco Motion, um dos mais importantes eventos esportivos do mundo. “Por sua vez, o primeiro colocado, além de garantir vaga na Eco Motion, ganha o valor da inscrição”, afirma. Para esse evento, mais uma vez, a Prefeitura de Ilhéus disponibilizará um amplo apoio logístico, através das secretarias de Saúde, Trânsito e Infraestrutura.

Alberto Kruschewsky lembra que integrantes da Caatinga Trekkers estiveram em Ilhéus há cerca de 5 meses. “Naquela oportunidade, nos reunimos e, logo depois, fizemos uma visita à Lagoa Encantada, provavelmente um dos principais pontos do percurso da prova”, comenta. De acordo com o superintendente, os dirigentes esportivos gostaram muito do que viram e ouviram e, “com a garantia do apoio determinado pelo prefeito Newton Lima, decidiram trazer a Corrida de Aventura Carrasco para a nossa cidade”, finaliza Kruschewsky.

Segundo a Caatinga Trekkers, a Corrida de Aventura Carrasco envolve aspectos diversos, como ações esportivas, comunitárias, turísticas e ambientais. Além disso, continua a entidade, o evento é válido para o Campeonato Baiano de Corridas de Aventura (CBCA) e para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA). “A corrida de aventura atende a uma tendência mundial. Ou seja, a de sair do meio urbano para entrar em contato direto com a natureza. Relembrando às origens do evento, o desafio é transpor os obstáculos naturais inerentes à caatinga, também conhecida como carrasco, formada por uma vegetação rasteira e arbustiva, espinhosa e com caminhos pedregosos”, comentam os organizadores da prova. Para outras informações, o site da empresa promotora é www.caatingatrekkers.com.br

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Carlos da Silva Mascarenhas says:

    Rabat:

    Parabéns a Gerson pela acertada medida de assumir a limpeza pública na Zona Sul da cidade, já que a PORTOCORP não está cumprindo com as suas obrigações.
    Agora não podemos deixar de estranhar que esta medida seja tomada apenas para a Zona Sul, já que no Centro, mais especificamente no entorno do Estádio Municipal Mario Pessoa a situação há muito tempo é crítica, como já foi divulgado aqui no R2CPRES, inclusive com a apresentação de fotos que mostram a situação de CAOS que estamos vivendo.

    Carlos da Silva Mascarenhas

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia