Quiropraxistas norte-americanos realizam mutirão da coluna em Ilhéus
Fiscalização eletrônica volta a funcionar a partir do próximo dia 25 em Ilhéus
PETI realiza evento com crianças e adolescentes de 18 núcleos
Prefeito de Ilhéus se reúne com os administradores distritais
Equipes de Ilhéus viajam para participar do Zonal dos Jogos Abertos do Interior
Viva Vôlei realiza evento comemorativo com crianças
Ilhéus sediou Congresso da Micro e Pequena Empresa

Quiropraxistas norte-americanos realizam mutirão da coluna em Ilhéus

Durante quatro dias, quatro professores e 26 residentes de faculdades de Davenport, no estado norte-americano de Iowa, participam em Ilhéus de mutirão da coluna. O atendimento gratuito será no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (antiga Fundação-Sesp), nos dias 24 e 25, na avenida Canavieiras e na sede da associação de moradores do bairro Hernani Sá (ex-Urbis), nos dias 27 e 28 deste mês. Uma das propostas é promover a avaliação postural e cuidados com a coluna da população e posteriormente encaminhar o paciente a profissionais especializados para tratamentos.

Um dos integrantes da comissão organizadora do evento, o quiropraxista Itury Borges Bastos, disse que a ação tem o objetivo de atender a população de todas as faixas etárias que sofrem com dores de coluna. A ação é em parceria entre a Secretaria da Saúde de Ilhéus e o projeto Cidade-Irmãs. O atendimento é realizado por quiropraxistas e 20 residentes da “Cidade-Irmã” de Ilhéus, Davenport, no estado norte-americano de Iowa. O apoio é da Clínica de Quiropraxia de Ilhéus.

O projeto Cidades-Irmãs tem a finalidade de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs desde 2004. Os quiropraxistas são da faculdade Palmer College of Chiropractice, que possui 115 anos de existência.

Fiscalização eletrônica volta a funcionar a partir do próximo dia 25 em Ilhéus

Os quatro aparelhos de fiscalização eletrônica, sob a administração da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SETRANS) da Prefeitura de Ilhéus, localizados nas principais vias da cidade, voltam a funcionar no dia 25 de outubro (próxima terça-feira), conforme informação do secretário Marcelo Barreto.

Explica que a Prefeitura (através de decreto) havia suspendido a fiscalização eletrônica de avanço de sinal e limite de velocidade realizada pelos aparelhos instalados nas vias, conhecidos popularmente como pardais, devido a greve ocorrida nos Correios. Isso impossibilitava que as notificações fossem entregues aos infratores dentro do tempo previsto na lei, que é de 30 dias. Por isso, os radares ficarão parados por 30 dias, tempo estimado para o termino da greve.

Durante esse período, diz Marcelo Barreto, a Setrans aproveitou para revitalizar a sinalização horizontal e vertical a partir das principais ruas de Ilhéus. Essa ação visa melhorar as condições de visibilidade do sistema de sinalização em vários pontos da cidade que foram apagadas com o passar do tempo. Foram refeitas a pintura das faixas de proibição, de pedestres, linhas de retenção, de divisão de pista e setas indicativas de direção das principais ruas da cidade. O principal objetivo é melhorar as condições visuais dessa sinalização aos condutores de veículos que trafegam na cidade.

PETI realiza evento com crianças e adolescentes de 18 núcleos

O PETI, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus promoveu nessa sexta-feira (21), o PETI em Flor, na rua Jorge Amado no Centro da cidade, das 9h as 17h. A exposição tem o objetivo de mostrar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes que freqüentam os 18 núcleos do programa tanto na zona urbana quanto na zona rural da cidade.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de 06 até 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o PETI deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias.

O serviço oferecido pelo PETI faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. Para participar do programa é necessário que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de freqüência escolar.

Em Ilhéus, o PETI atende cerca de 1000 crianças e adolescentes, oferecendo oficinas de esportes, cultura e artes. De acordo com a coordenadora do programa Rosana Muniz, “o Peti em Flor é um evento feito para mostrar à todos os trabalhos realizados pelas crianças com o uso da criatividade, valorizando as idéias e usando materiais que muitas vezes são descartados no cotidiano como garrafas PET, jornais, revistas e que se transformam em porta retratos, colares, quadros, vasos, flores, porta-trecos e tapetes”.

Prefeito de Ilhéus se reúne com os administradores distritais

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado pelo secretário de Governo e Ações Estratégicas Alisson Mendonça, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (21) os administradores distritais. Discutir o andamento do plano de trabalho desenvolvido pela prefeitura municipal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do campo foi a pauta principal da reunião, que também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela) e representante da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Paulo Araújo.

Durante o encontro, foram elencados diversos avanços promovidos nas localidades, como a reforma de duas máquinas patrol que vem dado suporte à melhoria dos serviços de manutenção da malha viária rural do município. Esley Avilez da Silva, administrador da Vila do Cerrado, afirmou que a boa condição das estradas vem permitindo que o escoamento da produção agrícola seja realizado de maneira digna e dentro do esperado pelos pequenos agricultores. Já a administradora de Itariri, destacou o reforço no serviço de iluminação pública das comunidades como mais uma iniciativa que vem gerando benefícios diretos às comunidades rurais.

Também presente ao encontro, o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), Erivaldo Alves de Souza, fez questão de destacar a participação do governo municipal na busca por melhorias para as cerca de 2 mil famílias que integram a cooperativa. “Graças à parceria com a Prefeitura de Ilhéus, mudamos a realidade dessas famílias, que contam hoje com o suporte de programas de incentivo à agricultura familiar”.

O secretário Alisson Mendonça, que coordenou o encontro, afirmou que o saldo positivo destacado pelos administradores sobre as ações desempenhadas pelo governo nas localidades se deve ao cumprimento do compromisso firmado pelo prefeito Newton Lima com as comunidades da zona rural. As ações vêm sendo executadas com muita responsabilidade. Alisson Mendonça lembrou ainda que o prefeito tem participado de inúmeras reuniões em Salvador, visando buscar recursos para beneficiar o campo com melhorias em diversas áreas, entre elas, saúde, educação, segurança e transporte. “Este ano, graças ao esforço do governo municipal, Ilhéus recebeu quatro novos ônibus e uma lancha, que servirão exclusivamente para auxiliar no transporte dos estudantes que moram na zona rural”, afirmou.

Na oportunidade, o secretário Alisson Mendonça convidou à todos para participar na próxima segunda-feira (24) às 10h, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, da solenidade que marcará a filiação do prefeito Newton Lima ao Partidos dos Trabalhadores (PT) e a posse de novos secretários municipais. O evento será prestigiado por diversas lideranças nacionais do partido, entre elas a do senador Walter Pinheiro; o presidente do partido na Bahia, Jonas Paulo, e dos deputados federais Josias Gomes, Walmir Assunção e Geraldo Simões.

Equipes de Ilhéus viajam para participar do Zonal dos Jogos Abertos do Interior

O dia ainda não havia amanhecido, hoje, 21, quando as equipes de esportes de quadra do município de Ilhéus já estavam prontas para a viagem a Simões Filho, onde disputam o Zonal dos Jogos Abertos do Interior. Embarcaram as delegações do Futsal Masculino e Feminino, Voleibol Feminino e Handebol Feminino, que disputam vagas para a grande final dos Jogos, que acontecem em Vitória da Conquista no mês de novembro. Além disso, Ilhéus terá também representante no judô feminino.

Esteve presente na saída das delegações o superintendente de Esportes Alberto Kruschewsky, que conversou com as atletas desejando boa sorte no evento. “Os atletas têm se doado em todos os sentidos. Estivemos juntos enfrentando as dificuldades para a viagem, resolvendo tudo, e, como eles praticam o esporte por paixão, não poderiam ficar de fora desse evento. Estamos levando quase 100 atletas, mas no próximo ano trabalharemos a possibilidade de levar a delegação completa. Graças ao esforço do Prefeito Newton Lima e equipe a viagem se tornou possível”, disse Alberto.

Viva Vôlei realiza evento comemorativo com crianças

Na última quarta feira (19) o Projeto Viva Vôlei comemorou com seus alunos o Dia da Criança. O ‘Viva Vôlei’ foi recentemente iniciado em Ilhéus, graças ao esforço da Superintendência de Esportes do município de Ilhéus e apoio da Confederação Brasileira de Voleibol, Instituto Viva Vôlei e empresa Queiroz Galvão, parceira nacional do projeto.

As aulas são realizadas no Ginásio de Esportes Herval Soledade com presença de Professor de Educação Física, Assistente Social e Estagiários. As crianças, de 07 a 14 anos, têm acesso à iniciação na modalidade voleibol, com material específico para sua faixa etária. Os pais podem se dirigir ao Ginásio no horário dos treinamentos e inscrever seus filhos, pois ainda existem vagas.

As crianças do projeto participaram em peso das atividades. Segundo Alberto Kruschewsky, Superintendente de Esportes, o Viva Vôlei tem a proposta de criar uma nova opção à prática do esporte, mas deve estabelecer a percepção de que este esporte está inserido num contexto social, cultural e político, o que fica claro quando as crianças se vêm envolvidas, de forma ativa, nas comemorações importantes.

O ‘Viva Vôlei’ beneficia crianças e adolescentes oriundos de várias comunidades carentes do município, tem a proposta de utilizar o voleibol como um importante instrumento de educação e de socialização. O projeto é desenvolvido no Ginásio de Esportes, com duas turmas, nas quartas e sextas-feiras, sendo uma das 9 às 11h30min e a outra das 14h30min às 17 horas. Ainda segundo informações de Alberto Kruschewsky, os quatro instrutores do projeto, que trabalham sob a supervisão do professor em Educação Física, José da Fonseca Filho, foram treinados por prepostos da Federação e da Confederação de Voleibol.

Ilhéus sediou Congresso da Micro e Pequena Empresa

“Nos últimos 4 anos, cerca de 4 milhões de empregos foram gerados pelas micros e pequenas empresas. No mesmo período, as médias e grandes produziram apenas 700 mil novos postos de trabalho. Em virtude desses e de outros números, podemos afirmar com tranquilidade que o pequeno empresário e o pequeno agricultor, que segue colocando comida na mesa dos brasileiros, movem este país”. A declaração foi feita pelo secretário municipal de Governo, Alisson Mendonça, durante a manhã desta sexta-feira (21) na solenidade de abertura do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, evento que aconteceu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus.

Representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo chamou atenção para a importância dos trabalhadores informais do município buscarem a formalidade com vistas à aquisição de benefícios variados, como o crédito, e de inúmeros direitos, como a aposentadoria. “Para isso, quando eu ainda era secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, criamos um espaço para atender, única e exclusivamente, as pessoas que querem tornar-se empreendedoras individuais. Ao todo, já possuímos 2.500 formalizadas e registradas no Portal do Empreendedor”, completou Mendonça.

A solenidade de abertura do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual contou com a presença de inúmeras outras autoridades e personalidades ligadas ao setor. Entre elas, Valdir Ribeiro, anfitrião e presidente da Ampesba (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia), Ercílio Santinoni, presidente do Monampe (Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas), deputado estadual Rosemberg Pinto, Carlos Leahy, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Renato Lisboa, diretor regional do Sebrae, Helder Falk, diretor de Negócios do Desembahia e Marcus Vinícius, da Caixa Econômica Federal, além de dirigentes, empresários, técnicos, políticos e estudantes.

Entre as palestras, “A importância da Lei Geral nos Estados e Municípios”, com Ercílio Santinoni; “Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais”, com Helder Falk, Jorge Rolemberg e Marcus Vinícius; “Políticas públicas para os pequenos negócios”, com Alisson Mendonça; “Transforme suas idéias em ações e suas ações em resultados”, com João Carlos Oliveira; “A exportação simplificada pelo Exporta Fácil”, com Geysa Santos; “Desenvolvimento Sustentável Local”, com Rosemberg Pinto e Moema Gramacho; e “Como controlar as finanças de uma pequena empresa”, com Robson Braga.

Objetivo – O objetivo do congresso foi ampliar o espaço das entidades representativas das micro e pequenas empresas para serem instrumentos no âmbito da gestão empresarial, da geração de negócios e da criação e desenvolvimento de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas, proporcionando, com isso, oportunidades para a discussão de projetos e programas federais, estaduais e municipais.

A realização foi da Ampesba e o apoio ficou com a Conampe, Monampe, Sebrae, Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Itabuna, Amurc, Desembahia, Uesc, Governo da Bahia, Sindicato Rural de Itabuna, Ceplac, CDL Ilhéus, Caixa, Governo Federal, Coofasulba, Banco do Nordeste, FTC e Viação Águia Branca, entre diversos outros.

Ilhéus – Para Rosélia Arrais, coordenadora do Programa do Micro Empreendedor Individual da Secretaria de Planejamento, “este congresso foi uma ótima oportunidade para que os pequenos empresários conhecessem melhor o programa, com todos os seus direitos e deveres”. Segundo ela, trabalhadores autônomos e ambulantes, bem como aqueles que possuam negócios em suas próprias residências, com renda anual de até 36 mil reais, podem participar do programa. O cadastro pode ser realizado pela Internet, através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde os interessados encontrarão diversas outras informações importantes.

Após o cadastro, o pequeno empresário deve se dirigir a Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, localizada no 6ª andar do Anexo de Secretarias, no centro da cidade, para a retirada do seu respectivo alvará. A coordenadora Rosélia Arrais explica ainda que a Secretaria funciona em parceria com o empreendedor, realizando consultorias, fornecendo certidões necessárias e esclarecendo quaisquer dúvidas. “A formalização é simples e rápida, além de conceder diversos benefícios, como a isenção de taxas e o acesso a serviços e a crédito bancário”, garante Rosélia. Atualmente, Ilhéus possui 2.533 micro empreendedores cadastrados no programa.