WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2011
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  








Ubuntu

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florianópolis (2006), presenteou a platéia com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos…


Enviada por Maria Vitoria Leite Sá Barretto

3 respostas para “Ubuntu”

  • Dwarf says:

    Não quero ser estraga prazeres, mas essa estória é uma alegoria pra traduzir o significado de ubuntu. Ubuntu não é uma tribo, mas uma palavra antigamente utilizada por algumas tribos africanas e se tornou mundialmente conhecida quando o milionário sul-africano Mark Shuttleworth criou uma distribuição Linux com o nome (é a distro Linux mais usada do mundo). Pelo fato do Linux ser um sistema operacional que é desenvolvido pela contribuição de voluntários por todo o mundo, ubuntu veio a calhar.

  • Carlos da Silva Mascarenhas says:

    Maria Vitória e Dwarf:

    Vejam a seguir informações sobre UBUNTU. Informações completas podem ser vistas em http://www.ubuntu-br.org .

    Carlos Mascarenhas

    O que a palavra Ubuntu significa?
    Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como “Humanidade para os outros” ou ainda “Sou o que sou pelo que nós somos”. A distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre.
    “Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo.”
    — Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness).

    O que é Ubuntu?
    Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, e é perfeito para laptops, desktops e servidores. Seja para uso em casa, escola ou no trabalho, o Ubuntu contém todas as ferramentas que você necessita, desde processador de texto e leitor de emails a servidores web e ferramentas de programação.
    O Ubuntu é e sempre será gratuito. Você não paga por nenhum encargo de licença. Você pode baixar, usar e compartilhar com seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isto.
    Nós lançamos uma nova versão para desktops e servidores a cada seis meses. O que significa que você sempre terá as últimas versões dos maiores e melhores aplicativos de código aberto que o mundo tem a oferecer.
    O Ubuntu é desenvolvido visando segurança. Você tem atualizações de segurança gratuitas por pelo menos 18 meses para desktops e servidores. Com a versão de Longo Tempo de Suporte (LTS) você tem três anos de suporte para desktops, e cinco anos para servidores. Não é cobrado nenhum valor pela versão LTS, bem como qualquer outra, nós disponibilizamos livremente o melhor que podemos oferecer para todos sob os mesmos termos. Atualizações para novas versões do Ubuntu são e sempre serão gratuitas.
    Tudo o que você precisa em apenas um CD, que lhe proporciona um ambiente completo e funcional. Programas adicionais são disponibilizados através da Internet.
    O instalador gráfico lhe permite ter um sistema funcional de forma rápida e fácil. Uma instalação padrão deve levar menos de 30 minutos.
    Uma vez instalado, seu sistema está imediatamente pronto para o uso. Na versão desktop você tem um conjunto completo de aplicativos para produtividade, internet, imagens, jogos, entre outras ferramentas.
    Na versão servidor você tem tudo o que precisa para ter seu servidor funcional sem coisas desnecessárias.

  • Dwarf says:

    Uso Ubuntu desde a versão Hardy e antes eu usava Debian, que é, digamos assim, o pai do Ubuntu. Não precisa nem instalar, é só baixar o CD, queimar, e dar o boot do CD pra testar (se quiser instalar no HD, ele dá a opção de ‘dividir’ o HD com o Windows, mostrando um menu na inicialização se vc quer rodar o Windows ou ele)… Ele reconhece o hardware e a internet automaticamente e roda sem instalação, direto do CD usando a memória RAM. Em suma, é um UNIX-like, quem o usa não tem problemas com vírus e não precisa correr atrás de programas, pois ele tem um instalador com centenas de softwares baixáveis totalmente gratuitos. Pra dar um exemplo da idoneidade, o governo francês usa Linux em todos os seus computadores pela segurança e preço, além do Google, que usa um sistema Linux produzido por eles mesmos.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia