Cecília Amado recebe homenagens durante lançamento de “Capitães da Areia” em Ilhéus
Primeiro recolhimento de embalagens longa vida será feito nesta sexta-feira
Contribuinte tem até o dia 16 de dezembro para solicitar sua inclusão no Refis 2011
“Criança Arte e Dança” encerra atividades com grande espetáculo no TMI dias 12 e 13

***

Cecília Amado recebe homenagens durante lançamento de “Capitães da Areia” em Ilhéus

Autoridades, imprensa e demais convidados participaram na noite da última terça-feira (8) em Ilhéus da sessão especial de lançamento do filme “Capitães da Areia”. O evento, realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, contou com a presença da diretora do filme e neta do escritor Jorge Amado, Cecília Amado. Também estiveram presentes os atores Jean Luis de Amorim (Pedro Bala), Robério Almeida (Professor) e Ana Graciela Conceição (Dora); o produtor Bruno Stroppiana; o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, uma das empresas patrocinadoras do filme e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.

A exibição do filme foi precedida pela homenagem prestada pelo Conselho Estadual de Educação à família Amado, cuja placa foi entregue pelo prefeito Newton Lima, que aproveitou a oportunidade e parabenizou Cecília e toda a equipe técnica presente pelo filme. “O lançamento de Capitães da Areia é, sem dúvidas, um dos pontos altos nas comemorações pelo centenário de Jorge”. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, também falou sobre a programação do centenário. “Vários eventos estão agendados até agosto de 2012, mês de aniversário do escritor. Nosso objetivo é que todas essas ações resultem num legado para as próximas gerações. Para tanto, parcerias nas mais diversas áreas, como educação e cultura, já foram fechadas”.

Bate-papo com imprensa – Ainda como parte da agenda de sua primeira visita oficial feita à região, Cecília participou na manhã da terça-feira de entrevista coletiva na Fundação Cultural, onde esteve acompanhada pelo presidente da entidade, Maurício Corso, e pelos jovens atores. Mesmo com aproximadamente 70 anos de diferença entre o lançamento do livro (1937) e do filme (2011), Cecília acredita que a realidade dos jovens de rua de hoje ainda é muito parecida com os da década de 1930. “O tráfico de drogas, em especial o domínio do crack, como arma de extermínio de jovens, tem piorado ainda mais essa situação de vulnerabilidade”.

Ainda pela manhã, Cecília e comitiva assistiram apresentação do grupo de dança coordenado pela coreógrafa Soanne Marry. A coreografia faz parte de espetáculo que vem sendo montado pelo grupo, que também é baseado no livro e tem previsão de estreia para fevereiro de 2012.

Considerado um dos best-sellers do escritor grapiúna, o livro Capitães da Areia teve mais de cinco milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 30 idiomas. De acordo com a sinopse do filme, o mote da história é a liberdade em contraponto ao abandono. Os “Capitães da Areia” são meninos que, abandonados por suas famílias, são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. O filme já está em cartaz no circuito comercial de Salvador e em Ilhéus, pode ser assistido no Cine Santa Clara, nas sessões de 18h30min e 20h30min, na sala 1.

Primeiro recolhimento de embalagens longa vida será feito nesta sexta-feira

O primeiro recolhimento de embalagens longa vida doadas pelos moradores para a campanha de implantação do sistema de coleta seletiva de Ilhéus será feito nesta sexta-feira (11), a partir das 9 horas, nos 19 postos de recebimento que participam do projeto. A Secretaria de Serviços Urbanos vai iniciar os trabalhos de coleta das embalagens na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e de lá segue para as escolas, associações comunitárias, Apae, igrejas e órgãos públicos que estão participando da campanha.

Lançada no último dia 23 de setembro, a campanha tem como principal objetivo arrecadar as embalagens longa vida, que antes eram jogadas no lixo, para que sejam trocadas por telhas feitas com esse material. Todas as embalagens arrecadadas serão doadas à primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), que através de uma parceria com a empresa Tetra Pak vai trocar por telhas que serão direcionadas ao galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa que está sendo construído no Aterro Sanitário do Itariri.

Inicialmente foi desenvolvido um projeto piloto nos bairros da zona sul e graças ao envolvimento dos órgãos, instituições e entidades, a campanha será ampliada para os demais pontos da cidade. Participam da campanha como postos de recebimentos, escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares, igrejas, Embasa, secretarias municipais, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente, associações e vários outros órgãos e entidades, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação de Cabaneiros, que já manifestaram o interesse de fazer parte da segunda etapa do projeto.

Procedimentos – Para participar basta a comunidade levar as embalagens longa vida a um dos pontos de coleta espalhados pela cidade, que contam com recipientes de depósito para esse tipo de material. O secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, lembra que é importante higienizar as embalagens antes de entregar num dos pontos de coleta. O presidente da entidade, Odaílson Lélis acrescenta que as escolas têm recebido também material informativo sobre a campanha, a exemplo de kits sobre cultura ambiental, que servem não somente para orientar os alunos, como também conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação da natureza.

Além do apoio à estruturação da Coolimpa, a iniciativa vai servir para auxiliar um programa piloto de coleta seletiva que será estendido para toda cidade. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), a ação é o primeiro passo para aproximar o catador das indústrias, promovendo a inclusão sócio-produtiva desses trabalhadores e garantindo a consolidação do trabalho iniciado no município e que tem como uma das ações principais, a requalificação do Aterro Sanitário do Itariri.

O programa é realizado por meio de uma Micro Aliança Público Privada (Micro APP) entre o governo municipal, a iniciativa privada e organizações de catadores.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Gerson Marques, a Micro APP é um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de fomento em âmbito local de alianças colaborativas entre o setor público e o privado. O Programa conta ainda com a participação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio de contrato firmado com o Instituto Brasileiro para a Administração Municipal (Ibam) e com a ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

O Grupo de Trabalho (GT) é formado ainda pela Coolimpa, Câmara de Vereadores, Grupo Ação Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e secretarias municipais da Educação, Indústria, Comércio e Planejamento, Meio Ambiente, Assistência Social e Trabalho, Desenvolvimento Urbano e Saúde. Juntas, estas entidades estão atuando em estreita cooperação com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, que por meio do decreto municipal 067/2011 instituiu o GT, constituído especialmente para acompanhar, desenvolver e validar as ações do programa de coleta seletiva.

Contribuinte tem até o dia 16 de dezembro para solicitar sua inclusão no Refis 2011

As pessoas físicas e jurídicas do município têm até o dia 16 de dezembro para comparecerem ao Protocolo Geral da Prefeitura de Ilhéus, instalado no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro da cidade, com o objetivo de solicitar suas inclusões no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2011. A proposta do programa é promover a regularização de créditos, decorrentes de débitos de contribuintes relativos aos impostos e taxas de competência municipal, instituídos pela Lei 2.638/97, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2010.

De acordo com as condições especiais oferecidas pela Prefeitura de Ilhéus visando à regularização fiscal, as multas referentes aos débitos tributários já lançados e os juros de mora incidentes até a data da opção serão reduzidos em 100% para os contribuintes que optarem pelo adimplemento em até duas vezes. Ainda com relação aos débitos tributários já lançados e aos juros de mora incidentes até a data da opção, a redução pode chegar a 80% para pagamentos em até quatro parcelas, a 70% para pagamentos em até seis vezes e a 50% para pagamentos em até 12 prestações.

A Lei determina que não haverá aplicação de multa relativamente aos débitos tributários ainda não lançados, declarados espontaneamente, por ocasião da opção, bastando formalizar o pedido. O pleito será avaliado pela Auditoria Tributária quando se tratar de empresas de médio e grande porte, e pelos fiscais de tributos quando a solicitação foi feita por pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Outra finalidade do Refis é possibilitar a recuperação das empresas que atuam no município de Ilhéus, especialmente aquelas referidas no artigo 179 (microempresas e empresas de pequeno porte) da Constituição da República Federativa do Brasil que não aderiram ao chamado Simples Nacional. O ingresso no Programa de Recuperação Fiscal se dá por opção do contribuinte que, com isso, fará jus ao regime especial de consolidação dos débitos de tributos incluídos no Programa, sejam decorrentes de obrigação própria, sejam resultantes de responsabilidade tributária, tendo por base a data da opção.

Arrecadação Municipal – Com o Refis, o governo ilheense tem a possibilidade de incrementar a arrecadação municipal, através de providência direta, conforme dispõe o artigo 10 da Lei Complementar 101/2000. Este instrumento legal impõe a elaboração de medidas de gestão fiscal, sempre através de ações planejadas e transparentes, para a materialização do cumprimento de metas e resultados entre receitas e despesas.

“Criança Arte e Dança” encerra atividades com grande espetáculo no TMI dias 12 e 13

Crianças e adolescentes que participam do projeto sócio-cultural “Criança Arte-Dança” se apresentam no palco do Teatro Municipal de Ilhéus nos próximos dias 12 e 13. A apresentação marca o encerramento das atividades da iniciativa que contempla centenas de estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto Sócio Cultural Criança Arte-Dança é desenvolvido em 23 escolas, atendendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.

Este ano o Projeto Ate-Dança apresenta o espetáculo intitulado “Dançando que se Aprende”, que tem o objetivo de mostrar o resultado das atividades aplicadas durante o ano letivo. O espetáculo será apresentado sempre a partir das 17 horas, com a participação de 160 alunos em cada dia, selecionados durante o ano através de critérios como assiduidade, habilidade física, desempenho escolar e interesse. De acordo com a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, esse espetáculo será apresentado com o intuito de expressar “a multidisciplinaridade e o quanto a dança e a arte em geral auxilia na aprendizagem dos conteúdos pedagógicos”.

O Projeto é coordenado pela coreógrafa, educadora física e bailarina Sôanne Marry Loiola e conta com uma equipe de sete Arte/Educadores: Sirleyde Leal, Oséas Antônio Ribeiro, Yonara Nascimento, Talisson Ricardo, Évene Pereira, Jaine Nunes e Tamiles André, os quais ministram aulas de Dança/Educação e Ballet no turno oposto durante o ano letivo e são responsáveis pela montagem do espetáculo de encerramento. Fazendo parte do Projeto Político-Pedagógico das Escolas, acompanhados pelos Gestores das Unidades Escolares.

Perceber a dança como o papel social de renovação da cultura, da arte e da sociedade pela transmissão e aplicação prática do ensino aprendizagem da dança; valorizar a integração da dança com outras áreas de conhecimento para a promoção do trabalho “inter” e “multi” disciplinar, desenvolvendo assim a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir artisticamente percebendo o corpo são alguns dos princípios gerais do movimento com arte e como educação. “Além de ampliar o censo sinestésico do alinhamento postural, para proporcionar, executar atividades locomotoras, proporcionar flexibilidade do corpo, proporcionar a consciência e o controle corporal, agilidade ampliando o raio de ação corporal e a memória visual através das técnicas do Ballet Clássico”, explicou Soânne Marry.

Participam alunos das escolas municipais Themístocles Andrade, Professor Paulo Freire, Nova Jerusalém, Pequeno Príncipe, Pequeno Davi, Marianne Eckes, Princesa Isabel, Vila Nazaré, Heitor Dias, Cantinho do Recreio, Perpétua Marques, Creche Dom Eduardo, Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, Centro de Referência e Inclusão Escolar (Crie), Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, Escola Osvaldo Ramos, Escola Odete Salma, Centro Educativo Fé e Alegria, Escola Nucleada de Olivença, Nucleada de Castelo Novo e a Creche Renascer.