Secretário da Saúde afirma que sua ausência foi comunicada à Câmara
Obras no Aterro Sanitário são retomadas e comissão discute projeto de Micro Aliança
Nova política de gestão é implantada na Secretaria do Desenvolvimento Urbano
Ilhéus sedia VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Conquista vence a II Copa Coca-Cola de Futsal de Ilhéus

***

Secretário da Saúde afirma que sua ausência foi comunicada à Câmara

O secretário municipal da Saúde de Ilhéus, Alexandre Simões, informa que carece de veracidade a notícia elaborada pela Câmara Municipal de Ilhéus, por meio da Assessoria de Comunicação, de que não teria atendido a convocação do Poder Legislativo. O secretário Alexandre Simões foi convocado pela Câmara para, na terça-feira (8), sobre sua proposta de gestão para a Secretaria da Saúde, porém, em virtude de compromissos assumidos anteriormente, comunicou, formalmente, à Presidência da Câmara, a impossibilidade do comparecimento.

Explica Alexandre Simões, que possui o maior respeito pelo Poder Legislativo – inclusive dos membros que o compõem – e jamais agiria com tamanha descortesia, mesmo porque reconhece a competência constitucional da convocação. “Além de cidadão, sou defensor dos princípios democráticos de direito e estarei sempre pronto para prestar os esclarecimentos necessários aos vereadores. Entendo perfeitamente o papel dos poderes Executivo e Legislativo e estarei sempre pronto a prestar as informações sobe a pasta”, declarou.

A comunicação da impossibilidade de comparecimento à convocação foi feita à Presidência do Legislativo através do Ofício nº 170/2001, datado de 3-11-2011, e recebida pelo Protocolo da Câmara Municipal de Ilhéus às 15h45min do dia 4-11-2011. No documento, o secretário Alexandre Simões informa que em virtude de ter que cumprir agenda – anteriormente marcada – nas cidades de Salvador e Brasília, estaria impedido de comparecer à Sessão Plenária.

Segundo o secretário da Saúde, Alexandre Simões, os compromissos agendados anteriormente com os governos Estadual e Federal eram de importância significativa para o desenvolvimento das atividades da Saúde em Ilhéus, envolvendo, inclusive, a formalização de convênios e a liberação de recursos. “Recebi a incumbência do prefeito Newton Lima de identificar os problemas existentes na saúde de Ilhéus e propor uma solução definitiva para eles e estamos empenhados em agir com presteza e rapidez”, ressaltou.

Alexandre Simões disse, ainda, que, como secretário, tem todo o interesse em manter um canal permanente de diálogo com os vereadores ilheenses, que poderão contribuir para a melhoria da prestação de serviços da saúde, já que também representam a sociedade. “Acredito que deve ter havido qualquer mal-entendido na comunicação, pois não me omiti e jamais agirei dessa forma, até porque seria um desserviço a Ilhéus e Poder Legislativo, inclusive à bancada de sustentação do Governo Municipal”, resumiu o secretário.

Obras no Aterro Sanitário são retomadas e comissão discute projeto de Micro Aliança

Recomeçam na próxima segunda-feira (14) as obras no galpão central do Aterro Sanitário de Itariri, zona rural de Ilhéus. A retomada das obras no aterro, assim como a discussão do projeto Micro Aliança Público-Privada com a Prefeitura foram as pautas principais da reunião realizada entre os catadores e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Planejamento, Indústria e Comércio; do Grupo Ação Ilhéus; da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal; na última quinta-feira (10).

A presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa) de Ilhéus, Deizemeire Soares, também esteve presente à reunião e falou da expectativa dos catadores. “Todos nós queremos viver e trabalhar de maneira digna. Esperamos que a retomada da obra nos reaproxime desse objetivo e ajude Ilhéus a consolidar o programa de implantação da coleta seletiva”. Segundo explicou a representante da Conder, Ana Cristina Silva da Purificação, a obra de requalificação está em fase de licitação para a escolha de uma nova empresa. “Além da construção de um galpão de triagem, os trabalhos preveem, ainda, a construção de cercas e melhorias nas lagoas de decantação, canais de escoamento e tubulações, além de aterramento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques.

Esta semana, a comitiva participou de uma série de reuniões técnicas que também teve o intuito de discutir o projeto de Micro Aliança Público-Privada entre a Prefeitura de Ilhéus e a associação de catadores. O projeto é desenvolvido pelo Ibam, que estabeleceu junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um Programa de fomento em âmbito local de alianças entre o setor público e privado. O programa conta com a participação da Conder, através de contrato firmado com o Ibam e de parceria estabelecida com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

De acordo com uma das integrantes do grupo de trabalho, a assistente social Manuela Spínola, o projeto de requalificação vai contar com um importante suporte do Cempre. “O Cempre é formado por um conglomerado de grandes empresas e já se responsabilizou em doar máquinas de prensa, balança, além de fardamento para os catadores”. Uma das ações do projeto de Micro Aliança é a campanha de arrecadação de embalagens longa vida, deflagrada em setembro pelos membros do projeto na comunidade do bairro Hernani Sá. Ao todo, 19 locais atuam como pontos de arrecadação das embalagens. Ao final da campanha, as embalagens serão trocadas por telhas feitas de material reciclável, beneficiando um dos galpões do aterro, o de triagem dos materiais.

Participaram ainda da reunião a assistente social Maria Marta Lucas, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Leandro Carvalho e Mário Schneider; as técnicas do Ibam, Andrea Pitanguy e Andrea de Barros, e a presidente do grupo Ação Ilhéus, Socorro Mendonça.

Nova política de gestão é implantada na Secretaria do Desenvolvimento Urbano

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, vem implantando uma série de medidas buscando humanizar ainda mais a pasta. Uma das ações executada recentemente foi a distribuição de novo kit de fardamento e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e botas. A ação contemplou cerca de 600 servidores lotados na secretaria, que atuam nos setores de limpeza pública, Parques e Jardins, manutenção de cemitérios, além de eletricistas.

De acordo com o responsável da pasta, secretário Gerson Marques, ao possibilitar condições dignas de trabalho, os servidores se sentem mais motivados e desempenham suas funções com mais afinco e responsabilidade, fazendo com que todo o município seja beneficiado. “O kit de fardamento é composto de duas bermudas, uma bota, duas camisas de malha e uma camisa de brim, além de luvas. Também está prevista a entrega de calçados e uma capa de chuva”.

Ainda segundo Gerson Marques, outra ação a ser reiniciada pela secretaria dentro dessa nova política de gestão de pessoal diz respeito à distribuição de café da manhã aos funcionários. “Muitos iniciam sua jornada muito cedo e precisam contar com este reforço na alimentação, que visa ainda garantir um bom andamento do trabalho, além de reforçar o compromisso com a saúde dos funcionários”.

Assim como o reforço na alimentação dos funcionários, outras ações ligadas à saúde também estão sendo estudadas, a exemplo da criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), um instrumento legal regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esta ação tem como objetivo básico fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Programa Saúde do Trabalhador – Uma parceria com a Secretaria da Saúde também está sendo firmada visando aproximar ainda mais os servidores da secretaria do Desenvolvimento Urbano aos serviços de saúde disponibilizados pelo município, criando o programa de Saúde do Trabalhador municipal, cuja intenção do governo municipal é de disponibilizar às demais secretarias. Na opinião de Gerson Marques, o programa possibilitará a inclusão de servidores em programas oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), inclusive o Cras-AD (álcool e drogas).

A parceria também vai garantir a implantação de um calendário de atividades, a exemplo de mutirões de serviços de saúde, como o disponibilizado pela Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel).

Ilhéus sedia VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus,promoveram, quinta-feira (10),no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães,a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento abordou o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de Direitos Humanos de Criança e do Adolescente em Ilhéus e na Bahia” e o público presente contou com a presença de estudantes da rede pública do município, além de adolescentes do ProJovem, jovens que frequentam o Creas Medidas e membros da sociedade civil.

De acordo com o secretário da pasta, Ary Silva Santos, as dificuldades para os jovens e adolescentes são enormes, principalmente no tocante as oportunidades de emprego, daí o interesse em realizar uma conferência em que se possa debater assuntos que envolvam o futuro desses jovens. “O objetivo principal da conferência foi mobilizar e garantir os direitos dessa categoria, que de acordo com a legislação, tem prioridade na efetivação dos seus direitos”.

A palestrante Maria Aparecida Souza fez uma breve revisão histórica de como era o tratamento dado à criança e ao adolescente até os dias atuais. Segundo ela, as crianças e adolescentes são pessoas passíveis de direitos e estes devem ser garantidos pelas redes protetoras.

Para a coordenadora do Projovem em Ilhéus e uma das organizadoras do evento, Aleide Amorim, a conferência é um espaço democrático onde podem ser debatidas e criadas ações que valorizem esses jovens, para que eles se sintam parte integrante da sociedade. A conferência foi realizada até o final da tarde, com apresentações culturais e criações de grupos para debates para a plenária final.

Conquista vence a II Copa Coca-Cola de Futsal de Ilhéus

A etapa final da II Copa Coca-Cola de Futsal de Ilhéus foi realizada na noite da última quarta-feira (9), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, contando com a disputa entre as equipes da Gamboa e Conquista, que fizeram as melhores campanhas durante toda a competição. O evento contou com a participação do secretário de Governo Alisson Mendonça, representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, e do gerente de projetos, Renato Peixoto, que fizeram a premiação dos vencedores e dos melhores atletas.

O time do bairro da Conquista venceu o jogo pelo placar de 5×1 e levou o título de campeão. A Conquista ainda arrebatou os prêmios de artilheiro, melhor goleiro e melhor jogador para o atleta Arlindo, que se destaca nas quadras desde os torneios estudantis. A equipe da Gamboa chegou a sair na frente, fazendo 2×0, mas depois a Conquista virou o placar e garantiu o título.

Organizada pela superintendência municipal de Esportes e pela RC 10 Sport e Eventos Esportivos, a II Copa Coca Cola de Futsal foi oficialmente aberta no último dia 4 de setembro, com jogos nas quartas-feiras e nos sábados. O evento, que contou com o apoio da Coca Cola, foi marcado pela participação de 18 equipes que, durante todo o torneio, representaram os bairros da cidade.

Na avaliação do superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, este foi mais um importante evento que, através das parcerias, a Prefeitura de Ilhéus conseguiu viabilizar em favor do esporte, da vida e da juventude. O objetivo da competição foi promover o Futsal na cidade e movimentar as principais praças esportivas de Ilhéus. A II Copa Coca-Cola de Futsal foi marcada por um grande público em todos os jogos.