A Polícia Militar da Bahia reforçou o policiamento em Porto Seguro, nesta quarta-feira (30). Foram deslocadas para o município duas guarnições da CIPE/Cacaueira; quatro da CIPE/Mata Atlântica; uma da CIPRv/Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Itabuna; uma guarnição da Companhia de Emprego Tático (CETO), do 15º BPM Itabuna; e uma guarnição da RONDESP/Ilhéus, além de um helicóptero do GRAER. Ao todo, 40 homens e nove viaturas, além da aeronave, estão reforçando o policiamento na cidade.

A medida cumpre uma determinação do Comandante Geral da PM, coronel Alfredo Castro e do Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Agora à tarde, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Carlos Eleutério, o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão e o  secretário da SSP se deslocaram para Porto Seguro para acompanhar as ações policiais. Além deles, também já está a caminho do município o comandante da PM, que estava no Rio de Janeiro.

O reforço do policiamento visa restaurar a ordem e a tranquilidade no local. Na manhã desta quarta-feira, Porto Seguro sofreu com atos de vandalismo e tumulto, com ônibus incendiados e depredados. A suspeita é que a confusão tenha sido promovida por um grupo de traficantes, para desviar a atenção da polícia nas buscas por Rivaldo Freitas Oliveira (vulgo Maicão) fugitivo do complexo policial da cidade. No último dia 26, durante a fuga, ele matou o soldado PM, Luís Cláudio Dias dos Santos, 48 anos.