A SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia publicou neste fim de semana no Jornal A Tarde, o caderno especial BAHIA em números, Ano V, que entre outras informações revela os resultados do Produto Interno Bruto dos municípios baianos para o ano de 2009.

Analisando os dados, a publicação coloca como destaque os municípios de Vitória da Conquista e Ilhéus, que subiram uma posição cada um, passando Conquista a ser o sexto da lista, e Ilhéus o décimo. E dá uma informação que a princípio me pareceu surpreendente, pois coloca o comércio como atividade que puxou o crescimento detectado na nossa cidade.

A publicação mostra inclusive uma foto do Centro de Ilhéus, com a seguinte legenda: Comercio de Ilhéus é o que mais cresce em toda a mesorregião sul.

Vejam a seguir os números publicados.

PIB MUNICIPAL – 10 MAIORES ECONOMIAS (2009)

Fonte:SEI/IBGE: Dados sujeitos a retificação

Outras informações interessantes sobre o nosso estado são também apresentadas:

Acredito que valia a pena a área de PLANEJAMENTO da nossa Prefeitura fazer uma análise criteriosa dos dados apresentados pela SEI, para que possam servir de base para a definição de políticas públicas que façam a nossa cidade voltar a crescer também em outras áreas.

Carlos da Silva Mascarenhas

carlos.consultic@gmail.com