O Abrigo Renascer realizou na última quarta-feira (21) uma festa de Natal para as crianças que lá residem. Com a presença de Papai Noel e distribuição de doces, as crianças puderam brincar, fazer apresentações de teatro e música. A festa teve apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Conselho Tutelar, entidades assistenciais e voluntários.

A equipe do abrigo é formada por três psicólogos e dois assistentes sociais, além de 18 profissionais que reforçam o cuidado que essas crianças precisam ter. Localizado na avenida Princesa Isabel, nº 1554, em Ilhéus, o abrigo, funciona desde 2006 e conta hoje com cerca de 22 crianças e adolescentes que utilizam dos seus serviços.

Essa atividade está cumprindo com o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde diz que “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

A secretaria trabalha sempre de acordo com as normas estabelecidas pelo sistema Único da Assistência Social (Suas). É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Ari Santos, a causa dessas crianças deve ser abraçada por toda comunidade e a realização de atividades lúdicas como estas, alivia um pouco da difícil realidade que essas crianças vivem.