Ialorixá diz que ano novo será de muitas transformações, ano de afirmações.
Banho de folha é ritual para muitos baianos. Veja algumas receitas.

Se depender do orixá do ano, 2012 será um ano de paz. Segundo os adeptos do Candomblé, o ano novo será regido por Oxalá e Oxum.

Os búzios de mãe Jaciara mostram boas novas para 2012. “Será um ano de muitas transformações, um ano de afirmações. Mesmo 2012 sendo regido por Oxalá, a gente tem uma grande influência de Oxum, que é mãe, que tem haver com o útero. Que tem a questão das crenças, da proteção às crianças. É importante usar várias cores, como o amarelo, o dourado, mas o branco tá em alta no sentido da paz, do equilíbrio, que é Oxalá que está reinando”.

Um ano novo de prosperidade, de saúde, amor e dinheiro no bolso. Os desejos são muitos e nessa época, muitos supersticiosos se preparam para simpatias de fim de ano.

Tem muita gente que faz questão em recorrer às forças da natureza. A promessa de bons fluídos das folhas atraem muitos clientes para a feira das Sete Portas, em Salvador.

“Para ficarmos fortificados para o ano que vem. A família toda vai tomar desse banho aqui”, disse a autônoma Hermegilda Queiroz.

Quem acredita na tradição das folhas, tem muita opção. O “vence tudo” e o “tira teima” afastam a inveja e o mau olhado. A folha de acoco chama dinheiro para a carteira. Tem ainda, banho para quem está a procura do amor. “O acaçá é uma folha muito procurada, Tem ainda o manjericão, a palma da rainha, e a água de alevante. São folhas aconselhadas para as pessoas que estão com dificuldade no amor. Elas devem tomar esse banho”, diz o vendedor André Nery.

Tem banho de amassi, o mais procurado. “Esse banho é para a pessoa ter uma vida mais leve”, conta o vendedor Edvaldo Morbek.

A professora Josilene Prazeres diz que no dia 31, a meia – noite, ela tem uma vibração especial. “No dia 31, a meia-noite, é minha vibração, meu pensamento positivo e o meu primeiro banho de mar, para tirar todas as impurezas”, diz. O vendedor Rodrigo Alves conta o banho que prepara no último dia do ano. “Eu tomo banho de sal grosso, de arruda, de manjericão, abre-caminho”.

“O que a pessoa tem que fazer mesmo é se despir de preconceito, tirar todo o rancor que viveu esse 2011 e ser um ano de mudanças. Além de tomar um banho, que é muito importante. Um banho de alfazema, pétalas de rosas e água. Aí toma um banho, pega as pétalas de rosas e coloca em um jardim, em uma árvore bem bonita”, contou a ialorixá.


Do G1 BA, com informações da Tv Bahia