O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reuniu nesta terça-feira (3), todo o secretariado para avaliar as ações de 2011 e planejar as obras e serviços para serem executados durante este ano. No encontro, o prefeito falou das dificuldades políticas e administrativas enfrentadas no ano passado, mas que segundo ele foram transpostas, e avaliou que este ano o ingresso de recursos no município será em volume bastante superior ao de 2011.
Newton Lima ressaltou que nos anos anteriores trabalhou bastante na prospecção de recursos, inclusive recuperando verbas já consideradas perdidas junto aos governos Federal e Estadual para a execução de obras e serviços. O prefeito ressaltou que muitas das obras em andamento serão inauguradas já neste ano, a exemplo das 272 unidades residenciais em construção no bairro Teotônio Vilela, com recursos do PAC II.
As casas, segundo o prefeito, têm uma grande importância social, pois têm a finalidade de abrigar os moradores da favela conhecida como Rua do Mosquito, às margens da BR-415, próximas à estação rodoviária. “Enquanto durante muito tempo os gestores se omitiam ou incentivavam a invasão de mangues e a formação de favelas, nós estamos fazendo justamente o contrário, que é devolver essa importante área ao meio ambiente, já que os manguezais têm importância fundamental como berçário na criação da fauna marinha”, frisou Newton Lima.

A entrega de outras 126 residências populares também no bairro Teotônio Vilela, com recursos do programa Habitar Brasil, do Banco Mundial (HBB), foi outro exemplo apresentado pelo prefeito, alertando que esses recursos já tinham sido devolvidos, pela omissão do gestor anterior. “Não nos conformamos e conseguimos reverter a situação e trouxemos os recursos de volta e as casas estão praticamente prontas e serão entregues à população de baixa renda dentre muito em breve”, promete Newton.
Outra obra de grande importância para Ilhéus foi a implantação de infraestrutura nos morros e altos de Ilhéus, com recursos conseguidos junto ao Ministério da Integração Nacional, notadamente na contenção de encostas. “É bom recordarmos que este ano foi totalmente atípico, com grande precipitação de chuvas, e se não fossem as obras realizadas poderíamos ter presenciado situações de risco, a exemplo do que acontecia em anos anteriores”, lembrou o prefeito.
Newton Lima também ressaltou o trabalho de organização que vem sendo realizado no município, com grandes reflexos para os setores produtivos, a exemplo da indústria, comércio e serviços. Segundo ele, cada vez mais novas empresas buscam Ilhéus realizar seus investimentos, o que vem beneficiando a população com a geração de emprego e renda. Nesta quarta-feira (4), os secretários encaminharão ao prefeito as prioridades de cada unidade administrativa e fundações.