A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria da Fazenda, está realizando desde a última segunda-feira (2 de janeiro) a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referentes ao exercício de 2012. Este ano, os contribuintes que fizerem o pagamento, em cota única, até o dia 17 de fevereiro serão beneficiados com um desconto de 15%. O secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista, ressalta, entretanto, que o referido abatimento incide apenas sobre o valor do imposto, excluindo-se, desse cálculo, o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU).
Para os contribuintes que preferirem o parcelamento, a partir de março, o débito poderá ser quitado, sem desconto, em até 10 prestações. A Secretaria da Fazenda informa também que o pagamento do IPTU 2012 pode ser efetuado em qualquer casa lotérica ou agência bancária. “Nesse ponto, é importante lembrar que as pessoas que não receberem seus carnês até o final deste mês, em virtude de seus imóveis ainda não possuírem as respectivas numerações, devem se dirigir ao Setor de Tributos da Prefeitura, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, das 12 às 18 horas”, avisa Adriano Sales, Supervisor de Administração Tributária.
Adriano Sales enfatiza que o governo ilheense continua envidando esforços com o objetivo de promover a regularização dos débitos dos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) junto ao Município. Segundo ele, um desses exemplos foi o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), cuja inclusão pôde ser solicitada, com desconto de até 100% nos juros e multas, pelas pessoas que dividiram seus débitos em duas vezes até o dia 16 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3234-3522 ou do endereço eletrônico supervisão.tributos@ilheus.ba.gov.br.