LIÇÕES DO MAL

       Não há dúvidas de que o aumento da criminalidade no Brasil se deve em grande parte à Televisão. Basta ligar o noticiário da maioria das emissoras, que a Professora Tev^vai lhe ensinar como assaltar um apartamento de luxo e roubar seus moradores. Ou como fazer um arrastão num restaurante de luxo. Ou ainda assaltar um Banco ou uma Caixa Forte com acetileno ou dinamite; assaltar uma joalheria; roubar carros, ou seus estepes; ou o que estiver no seu interior, quebrando-lhes os vidros; e assaltar incautos turistas. Todos os crimes possíveis estão lá detalhadamente descritos pela Professora Tevê. Nordestinos e outros não tão versados nesses crimes, mais utilizados no eixo Rio-São Paulo, vão aprendendo os macetes e o crime se espalhando a cada dia pelo país.  Não seria mais sensato se as Tevês noticiassem os fatos e omitissem os detalhes?

PRIORIDADES

       Foi manchete dos jornais nesta semana: “Eleitas prioridades para o ano de 2012”. As prioridades divulgadas pela Prefeitura na imprensa, nada mais foram que o andamento já atrasado, das obras financiadas pelo Habitat Brasil e Minha Casa Minha Vida. E as obras que a cidade necessita? E o Turismo, o Esporte, a Saúde, a Educação, Saneamento Básico etc, não são também prioridades? Vamos aguardar as prioridades das várias secretarias que espero sejam feitas após consulta à comunidade. Turismo e Esportes, por exemplo, necessitam se reunir com o trade turístico, para inclusive receberem do mesmo apoio e sugestões.

JANEIRO

       Já disse algumas vezes, que o Turismo de Ilhéus é o mês de Janeiro ”e uns quebrados”. A cidade vive mais um mês realmente de alta temporada, com grande número de turistas e o reforço dos transatlânticos que aqui aportam. A Hotelaria contudo, não está satisfeita com a ocupação, que foi alta no Réveillon, mas se reduziu após o mesmo. Tem também a Feira da Moda e Turismo, uma boa pauta de eventos no Teatro Municipal e na Casa dos Artistas, Parque de Diversões e bares com música ao vivo para todos os gostos. Esperamos que esse clima permaneça pelo menos até o Carnaval ou à volta às aulas.

NAVIOS DO MÊS

       Nada menos do que 13 navios atracarão ou já atracaram em parte, durante este mês de janeiro no Porto der Ilhéus. Começando com o MSC Orchestra e o Costa Pacífica no início do mês, já estão previstos: para o dia 07 a Artania e o Grand Mistral; para os dias 11, 18 e 25 teremos o Costa Pacifica; o MSC Orchestra estará conosco nos dias 12, 19 e 26 e o MSC Musica, nos dias 17 e 31/01.

LEILÃO DE AEROPORTOS

         O Governo marcou para o próximo dia 06 de fevereiro, o leilão dos aeroportos de Guarulhos(SP), Brasília e Vira-Copos (Campinas-SP). Os preços mínimos fixados foram os seguintes: para o aeroporto do Guarulhos, 3,4 bilhões; para Viracopos 1,471 bilhões e para Brasília, R$ 582 milhões, ou seja R$ 5,5 bilhões para os três aeroportos, mas nenhum grupo poderá ficar com mais de um aeroporto. A Infraero deverá deter 49% dos consórcios.

PASSAGEM DE CHEFIA

       No próximo dia 20 deste mês de janeiro, às 19 horas na sede da 18ª CSM na rua Rotary Club s/nº, na Cidade Nova, vai acontecer a Passagem de Chefia da 18º CSM, quando o atual Chefe, Cel. Eduardo Rebouças dos Anjos, passará suas funções para o novo Chefe, o Tenente Coronel Antônio Alberto Ferreira Borges. A Cerimônia da Passagem de Chefia contará com a presença do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marco Edson Gonçalves Dias.

CASA DOS ARTISTAS

       A Casa dos Artistas vai ajudar a animação deste mês de janeiro com uma programação para todos os gostos. Durante os sábados vai acontecer o “Sábado Sim”, com animação musical de bandas diversas, a partir das 20hs, com ingressos a 10 reais e meia a 5,00. Serão retomadas as “Quartas de Assalto”, com músicos e poetas tomando conta da frente da Casa, na rua Jorge Amado, onde será montado um palco. Nas terças-feiras, a partir das 19hs, cinema com entrada grátis e apresentação de vários filmes. Nas sextas-feiras, será a vez de apresentação de peças teatrais, com ingressos a 10 reais e meia a 5 reais. A Casa dos Artistas também será cenário de lançamento de livros e exposições.

B I T S  –  T U R

Vai somente até o próximo dia 15 a Exposição Itinerante Rodin, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. Não deixe de ver! *** O Teatro Municipal de Ilhéus também está com uma boa pauta de espetáculos a partir do dia 13. Vale a pena conhecer sua programação! *** No dia 14 de janeiro, show de Nando Reis e os Infernais no Boca Du Mar a partir das 22 hs *** Ainda não consegui ler o edital de licitação para o Projeto da ponte Ilhéus-Pontal  *** Os inventores do estacionamento na Praia da Avenida estão querendo colocar brita em cima da grama. Uma agressão dupla ao meio ambiente: à grama já enraizada e à areia, principal tesouro da praia