Feira da Providência movimenta Soares Lopes com muitas opções de artesanato
Divulgada 2ª parte da 3ª lista do Minha Casa Minha Vida em Ilhéus
Pagamento de servidores da Saúde foi iniciado na 6ª feira
Programação do TMI para janeiro terá continuidade neste final de semana
Puxada do Mastro reuniu milhares de Ilheenses e turistas em Olivença
Projeto ‘Vila Cacau’ mostra potencialidade da agricultura familiar no sul da Bahia

***

Feira da Providência movimenta Soares Lopes com muitas opções de artesanato

Angariar recursos para manutenção da Catedral de São Sebastião, um dos ícones da história de Ilhéus, é um dos intuitos principais da Feira da Providência, que começou a funcionar na última quinta-feira (05), na praça localizada ao lado da igreja, no centro da cidade. Consolidada como uma alternativa para a aquisição de artesanato, produtos de moda-praia, entre diversos outros artigos, a feira atrai um público bastante variado, atendendo principalmente aos turistas que visitam à cidade à bordo dos transatlânticos.

Roupas, artigos para o lar e bolsas em tecidos, couro e palha, além de barracas que vendem doces e salgados, podem ser encontrados no evento de origem filantrópica. Além destes produtos, os turistas e a população em geral da cidade têm a disposição produtos bastante curiosos. Artesanatos produzidos a partir da cerâmica, a exemplo de figuras folclóricas, berimbaus e figuras como “baianas” e “Gabrielas” chamam a atenção pela criatividade. Uma comissão, coordenada pela Diocese de Ilhéus, é responsável pela barraca que comercializa doces e salgados. “Todas as noites um grupo da igreja fica responsável em comercializar produtos, cuja renda é totalmente destinada para ajudar nas despesas da Catedral”, explica Margarida Enerdina, uma das coordenadoras do evento.

Aberta até o dia 14 de fevereiro, com uma média de 25 barracas, a Feira da Providência foi criada em 2003. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e visa atender uma antiga solicitação dos artesãos que não possuem boxes no mercado de artesanato local e que, por esse motivo, ficavam espalhados pelo centro comercial da cidade.

Divulgada 2ª parte da 3ª lista do Minha Casa Minha Vida em Ilhéus

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus está convocando os novos beneficiários para cadastramento no programa Minha Casa Minha Vida. A 2ª parte da 3ª lista do projeto está exposta na sede da secretaria, localizada na avenida Soares Lopes, nº 1724 e nas sedes dos CRAS do Banco da Vitória, Olivença, Teotônio Vilela, Barra e Nossa Senhora da Vitória. O atendimento será realizado a partir desta segunda-feira, dia 09 de janeiro, das 14 às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira, na sede da secretaria.

Os beneficiários solteiros deverão levar original e cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, NIS (cartão bolsa), PIS (carteira trabalho) NIT (idoso/deficiente INSS) comprovante de residência ou contrato de aluguel e declaração de renda. Os beneficiários que vivem maritalmente devem levar também os documentos dos companheiros e os que são casados no civil, deverão acrescentar a esses documentos a certidão de casamento. Além disso, todos beneficiários devem levar a documentação geral de todas as pessoas que moram na casa.

Em Ilhéus algumas obras do programa já estão avançadas e deverão ser iniciadas no início do ano, com é o caso das unidades habitacionais estão sendo construídas em área localizada no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, nas proximidades do bairro Banco da Vitória. A obra vai gerar três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488 e o Moradas do Porto, com 292 unidades.

O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra). Os condomínios contarão com uma grande infraestrutura composta de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, creche e posto de saúde.

Pagamento de servidores da Saúde foi iniciado na 6ª feira

A Secretaria da Saúde de Ilhéus, através dos departamentos administrativo e financeiro, informa que os pagamentos dos servidores lotados naquela unidade, referentes ao mês de dezembro, já começaram a ser efetuados. No último sábado (07) funcionários, entre efetivos e contratados, de diversos programas recebem seus pagamentos alusivos ao último mês, quitando cerca de 60% da folha. Os pagamentos seguintes serão realizados esta terça-feira (10), segundo informou o secretário de Saúde, Alexandre Simões.

A medida, ainda de acordo com Alexandre Simões, visa a regularização dos pagamentos aos servidores e uma força-tarefa entre os setores administrativo e financeiro vem sendo realizada. A responsável pelo setor financeiro, Juliana explicou que os pagamentos estão sendo viabilizados através de verba federal destinada aos serviços prestados pelo município e com recursos próprios. Servidores lotados nas vigilâncias sanitária e epidemiológica, unidades de saúde como o Hospital Geral Luís Viana Filho, Programa de Saúde da Família (PSF), Farmácia, Caps e Central de Regulação estão entre os que devem receber o pagamento neste primeiro lote.

Programação do TMI para janeiro terá continuidade neste final de semana

A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para janeiro terá continuidade neste final de semana (13 e 14), sempre a partir das 21 horas, com o espetáculo “Nhô Guimarães”. O trabalho é uma adaptação do romance homônimo do escritor baiano Aleiton Fonseca, que escreveu o livro para homenagear os 50 anos da 1ª edição de Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, um dos clássicos da literatura nacional. Em 2012, a exemplo dos últimos três anos, o TMI terá uma programação bastante diversificada, incluindo teatro, dança, humor e música.

Abrindo o segundo semestre deste mês, nos dias 17 e 18, sempre a partir das 19h30min, será a vez do espetáculo “Sade em Sodoma”. Baseada no romance “120 Dias de Sodoma”, escrito em 1785, a montagem de Flávio Braga é uma brincadeira com a obra do francês Donatien Alphonse François, conhecido mundialmente como o Marques de Sade. No espetáculo, Braga utiliza, na maior parte do tempo, temas que se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. Com direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com a participação dos atores Guta Strasser (que interpreta a Bebel do seriado global “A Grande Família”), Tárik Puggina e Edson Cardoso (Jacaré).

Concluindo a programação de janeiro, no dia 19, a partir das 20h30min, José Delmo volta ao palco do TMI para reapresentar “Um artista em busca de um texto”. Na sequência, no dia 20, às 21 horas, com direção de Chico Anysio, o comediante André Lucas dá vida ao espetáculo “A mesma coisa diferente”. Finalmente, nos dias 27 e 28, sempre às 21 horas, moradores e visitantes terão a oportunidade de assistir a uma versão do clássico “A Tempestade”, de William Shakespeare. Com direção de Luis Alberto Alonso, a montagem é vencedora do Edital TCA Núcleo 2011.

Galeria – Enquanto isso, na Galeria do Teatro, a Exposição Rodin Itinerante prosseguirá até o dia 15 de janeiro. Já a Exposição Fotográfica Moda é Prevenção ficará aberta de 12 a 20 deste mês. A visitação é gratuita e vai das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. Durante o ano de 2011, várias peças de expressão nacional foram apresentadas no Teatro Municipal de Ilhéus. Entre elas, “Uma lição longe demais”, com os atores Jorge de Sá, Tássia Camargo e Rodrigo Bassim; “Igual a Você”, com Camila Morgado e Anderson Muller; e “O Grande Amor da Minha Vida”, com Thiago Martins e Paloma Bernardi. O humor também teve seu espaço com os espetáculos “Rir para não chorar”, com Renato Piaba, e “Falando a Veras”, com o comediante Marcos Veras. Outro evento de grande importância para a cultura local e de toda a região foi o lançamento, no TMI, do filme “Capitães de Areia”, inspirado na obra de Jorge Amado e dirigido por sua neta, Cecília Amado.

Puxada do Mastro reuniu milhares de Ilheenses e turistas em Olivença

Milhares de ilheenses e turistas participaram no último final de semana, na Estância Hidromineral de Olivença, da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, um dos principais eventos do calendário de verão do município. A festa, organizada pela Associação de Machadeiros de Olivença e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e a administração de Olivença, começou no último sábado, dia 07, e prossegue até o final do mês de janeiro, garantindo a tradição e uma série de eventos religiosos e profanos.

Os festejos começaram às 5 horas da manhã do sábado, com alvorada de fogos anunciando o evento. À noite foi celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Escada, com a benção dos machadeiros. Em seguida, na praça Cláudio Magalhães, em frente à igreja, o público curtiu os shows das bandas regionais. No domingo (9), ponto alto da festa, a programação também foi iniciada às 5 horas da manhã com alvorada de fogos. Logo depois os machadeiros seguiram para a floresta para a retirada do mastro. Moradores, ilheenses e turistas tomaram as ruas de Olivença à espera do cortejo formado pelos puxadores do mastro.

Assim como nos anos anteriores, enquanto o ritual da derrubada era realizado na mata de Ipanema, centenas de pessoas encheram as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada do mastro, o cortejo retornou em direção à praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba. A chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães ocorreu por volta das 18 horas, quando aconteceram o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião.

Na avaliação do secretário de Turismo, Paulo Moreira, a festa cumpriu o seu objetivo maior que foi manter a tradição e movimentar Olivença, um dos locais mais procurados pelos turistas durante todo o ano. Segundo ele, um dos destaques da Puxada do Mastro deste ano foi mais uma vez o clima de paz, harmonia e tranquilidade que reinou durante todo o evento. “Com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, entre outras entidades, tivemos um evento sem um único incidente. Foi, enfim, uma festa para os nossos visitantes e para toda a família ilheense”, comemora Moreira.

HISTÓRIA – A Puxada do Mastro é uma festa tradicional no município de Ilhéus e é realizada todos os anos na primeira semana de janeiro, em Olivença, em homenagem a São Sebastião. Contam os historiadores que a antiga vila de Olivença – distrito de Ilhéus desde 1911- foi organizada através de uma missão jesuítica no período colonial e tudo indica que a festa é o resultado da cristianização de um ritual indígena. Assim os jesuítas atraíam os índios para a fé cristã.

Os índios, ágeis serradores de madeira, dirigiam-se à floresta, escolhiam, cortavam e descascavam uma árvore com a qual preparavam um grande mastro. Este mastro, amarrado por uma corda comprida e resistente, era arrastado até a vila, e colocado em pé, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Escada. A corda era solenemente depositada no altar, aos pés da Santa. A tradição da preparação e realização da festa é mantida até hoje pelos descendentes dos índios e caboclos que, com fé e orgulho, transmitem às novas gerações os costumes e as crenças de seus ancestrais.

No dia que antecede a festa, os caboclos dirigem-se à floresta, distante de Olivença, para escolherem a árvore que será transformada no mastro. Quando encontram uma árvore de grande porte, os homens cantam músicas características da festa, dançam e soltam foguetes, anunciando que a madeira está escolhida e que a festa está começando. E no dia da Puxada do Mastro, fé e alegria se juntam para saudar São Sebastião. Todos fazem questão de ajudar a puxar o mastro de São Sebastião, pois diz a lenda que aqueles que participarem do ritual serão protegidos de todos os males e terão sorte durante o ano inteiro.

Projeto ‘Vila Cacau’ mostra potencialidade da agricultura familiar no sul da Bahia

Evento vai ser lançado no próximo dia 10 e servirá como vitrine dos produtos regionais

Produtos originários da agricultura familiar do sul da Bahia vão ser expostos e comercializados em Ilhéus, de 10 de janeiro a 4 de março, período da alta estação em que estima-se que a cidade seja visitada por mais de 200 mil turistas e conte com a circulação de mais de 600 mil pessoas pelo seu Centro Histórico e área central litorânea. O Projeto denominado “Vila Cacau”, vai reunir, em estandes padronizados, alimentos e doces produzidos com chocolate, mel e tapioca, além de artesanato típico e apresentações musicais de artistas sulbaianos. Uma exposição contando a história da agricultura familiar na região também vai acontecer na vila, que vai ficar localizada na avenida Soares Lopes (ao lado da Subway) e funcionar todos os dias das 16 às 21 horas.

A idéia central do projeto é, além de comercializar, divulgar as potencialidades da agricultura familiar da região. Somente o município de Ilhéus – que tem uma significativa área rural, com 10 distritos e 19 povoados – existem cadastrados 5 mil agricultores familiares. Destes, 1.5 mil integram a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba). Por ano, segundo o diretor Gildeon Farias dos Santos, o grupo chega a movimentar mais de 5 milhões de reais em negócios, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, à contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas e achocolatados para distribuição na merenda escolar, que já vem sendo consumida na própria região, na capital e na Região Metropolitana de Salvador. Para a produção deste último, todo o cacau, principal matéria prima, é adquirido dos próprios agricultores familiares que, além do valor arrecadado com a venda, ainda recebem um bônus anual pela produção negociada. Paralelamente a todas estas parcerias, o governo do Estado tem incrementado novos programas, como o “Cacau para Sempre” e “Vida Melhor”, visando apoiar socioprodutivamente agricultores familiares produtores de cacau dos Territórios Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.

Região mais forte – Segundo José Vivaldo Mendonça, Diretor-Executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), esse apoio será dado através do fortalecimento estrutural para a produção de cacau de qualidade e conservação produtiva do sistema cabruca. “Estamos iniciando o processo de desenvolvimento do Cacau para Sempre através das articulações com comunidades. Para a região cacaueira, a intenção é elaborar uma proposta pensando na multifuncionalidade do sistema cabruca, utilizando o cacau em sua mais ampla dimensão”, ressaltou Mendonça.

Técnicos do Sebrae, parceiros que acompanham a trajetória da agricultura familiar sulbaiana, revelam que, em geral, dentre as etapas que envolvem o desenvolvimento de um negócio como a agricultura familiar, a comercialização vem demonstrando ser uma das mais difíceis, por causa da concorrência, a falta de estratégias da comunidade e de logística para apresentar e vender os produtos, além das escassas informações para análise de mercado. Mas, ainda de acordo com os técnicos, algumas oportunidades podem contribuir ainda mais para alavancar determinadas marcas e produtos, a exemplo do grande movimento de visitantes em cidades turísticas, como é o caso de Ilhéus.

Além dos visitantes que chegam pelas rodovias, rodoviária e aeroporto, este ano a cidade conta com um número recorde de paradas de transatlânticos no Porto Internacional. Até o final do verão serão 45 transatlânticos, com cerca de 100 mil turistas desembarcando, conhecendo a região e consumindo a cultura e a gastronomia, incrementando substancialmente a economia local. “Este projeto visa desenvolver ações de comercialização e divulgação de tudo que é produzido pela Agricultora Familiar da região sul da Bahia e Costa do Cacau – por isso o nome: Vila Cacau”, explica o publicitário Marco Lessa, da M21/MVU, responsável pela realização do evento.

Uma grande vitrine – Para Lessa, além dos visitantes, a “Vila Cacau” também servirá como ponto de apoio para que os produtos passem a ser também mais conhecidos e consumidos pelo público regional. Isso, segundo informa, dará a auto-sustentação dos agricultores, garantindo a venda interna e a profissionalização do trabalho mesmo fora do período de grande visitação de turistas. “Nossa estratégia de parceria leva em conta o fato de que a região é a nossa grande vitrine para atrair um público de todo o Brasil”, afirma o coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa.

O Projeto “Vila Cacau” tem parceria com Governo da Bahia, através do Projeto Vida Melhor, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEDIR), Sebrae, Ceplac, Instituto Cabruca, Prefeitura de Ilhéus, Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba), Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus (AAMI), Associação Itabunense de Artesãos (AIART) e o Conselho Regional Associativista de Buerarema e Adjacências (CRASBA).