“Lorotas, Caretas e Piruetas”, de Cyro de Mattos,  é uma divertida coletânea de poesias para leitores iniciantes declamarem e se emocionarem, que a Editora RHJ, de Belo Horizonte, (www.editorarhj.com.br) acaba de publicar, com ilustrações do mineiro Luiz Sartori do Vale. Esse é o décimo livro que o autor baiano Cyro de Mattos, nascido em Itabuna, escreve para crianças, e nele são encontrados extraordinários palhacinhos, que brincam com o ritmo e os sons das palavras,  em poemas que garantem a leitura de crianças ainda em processo de alfabetização.
O livro “Lorotas, Caretas e Piruetas” reúne 13 poemas, cada um mais engraçado que o outro, para a garotada brincar de circo e achar que a vida só agrada  com palhaço e piada. São esses os poemas do livro: A Zanga do Caçarola, O Palhaço Trovão,  O Palhaço Escritor,  As Artes do Palhaço, O Palhaço Perguntador,  Palhaço Bom de Briga, O Palhaço Caçador, O Comilão Sansão, O Palhaço Sanfoneiro, A Marcha do Palhaço, Com O Palhaço Até-Três, Escolha Aí e O Palhaço Trabalhador.

Sobre o Autor

Cyro de Mattos é poeta, cronista, contista, organizador de antologia e autor de livros infanto-juvenis. Já publicou 43 livros, para adultos e para crianças. Tem livros também editados em Portugal (2), Itália (2) e na Alemanha (1). No Brasil e no exterior conquistou prêmios importantes e, entre eles, o Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, Associação Paulista dos Críticos de Artes, Instituto Piaget de Almada,  Portugal,  Maestrale Marengo d’Oro, em Gênova, Itália, duas vezes,  e Revista Plural, México. Finalista do prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, três vezes. Para crianças e jovens,  publicou “O Menino Camelô”, “Oratório de Natal”, Histórias do mundo que se foi”, “O Goleiro Leleta”, “O Menino e o Trio Elétrico”, “O Menino e o Boi do menino”, “Natal das Crianças Negras”, “Palhaço Bom de Briga”, “Roda da Infância”  e “O Circo do Cacareco”. Como autor de livros para crianças e jovens, é  publicado pela Editora Saraiva, pela Atual, pela L&PM, pela Biruta, pela LGE,  pela Dimensão e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. “Lorotas, Caretas  e Piruetas” é seu primeiro livro publicado pela RHJ. Participa de mais de 60 antologias e paradidáticos, no Brasil e no exterior.
Já o ilustrador Luís Sartori do Vale é mineiro de Belo Horizonte e atualmente mora em Helsinki, Finlândia. É formado em cinema de animação, pela Escola de Belas Artes da UFMG, e em Artes do Espetáculo pela Escola Superior  de Artes do Circo, na Bélgica. Quando não está desenhando, desenvolve trabalhos na área de ilustração, fotografia  ou animação, artes cênicas e circo, como intérprete, acrobata e malabarista.