O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado (14) que havia brasileiros na embarcação que naufragou ontem na ilha italiana de Giglio, região da Toscana, na Itália. Pelo menos três pessoas morreram após o naufrágio.

Envie relato ou imagens sobre naufrágio do navio da Itália
Veja galeria de fotos do naufráfio
Acidente com navio de cruzeiro força retirada de mais de 4.000 na Itália

Arte/Folhapress
ONDE FICA ilha de Giglio
ONDE FICA ilha de Giglio

Oficialmente, o ministério brasileiro não soube informar quantos brasileiros estavam no navio Costa Concordia. O Consulado do Brasil em Roma está acompanhando o resgate por parte das autoridades costeiras italianas, mas não atua diretamente.

Brasileiros que buscam informações sobre sobreviventes ou vítimas podem procurar o consulado na capital italiana ou informações no site do Itamaraty.

A embarcação tinha cerca de 4.200 passageiros a bordo e, segundo a imprensa italiana, começou a afundar após encalhar em um banco de areia.

A empresa do navio destacou que “até o momento não é possível definir as causas do problema”.

O arquipélago onde está situada a Ilha de Giglio fica a cerca de 80 km de distância de Roma. Segundo relatos da imprensa europeia, após o encalhe da embarcação pequenas barcos tentaram a ajudar no resgate dos passageiros e tripulantes.

Segundo a imprensa europeia, o número de desaparecidos é de pelo menos 50 pessoas.

A Guarda Costeira chegou a informar que “os passageiros não corriam perigo” e eram retirados em botes salva-vidas do navio Costa Concordia. Porém, ao retirar os últimos membros da tripulação uma fenda se abriu, causando vazamentos internos.

Enzo Russo/Efe
Embarcação começou a afunda na noite de ontem; ainda não há um número oficial de desaparecidos
Embarcação começou a afunda na noite de ontem; ainda não há um número oficial de desaparecidos

De acordo com o site do Costa Concordia, a embarcação “é o maior e mais imponente navio de toda a frota Costa com 112 mil toneladas, mais de 500 varandas privativas nas 1.500 cabines”.

Giorgio Fanciulli/AP
O luxuoso navio de cruzeiro Costa Concórdia inclina-se depois de encalhar em um banco de areia na Itália
O luxuoso navio de cruzeiro Costa Concórdia inclina-se depois de encalhar em um banco de areia na Itália


DE SÃO PAULO
FOLHA.COM