Wagner confirma presença em Ilhéus na festa do Centenário de Jorge Amado
Prefeitura de Ilhéus e Caixa visitam as obras do PAC no Teotônio Vilela
Mais três transatlânticos atracaram esta semana no Porto de Ilhéus
Novas apresentações de dança e torneio esportivo agitam o palco do Ilhéus Fitness

***

Wagner confirma presença em Ilhéus na festa do Centenário de Jorge Amado

O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, confirmou esta semana ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que estará na cidade no dia 10 de agosto para participar das comemorações alusivas ao centenário do escritor Jorge Amado. Wagner disse, inclusive, que entrará em contato com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para agendar a vinda dela para participar dos festejos em Ilhéus. O governador avalia também a possibilidade de transformar – nesse dia – a cidade de Ilhéus como a sede simbólica do Governo do Estado, mas já garantiu que fará a entrega de comendas e homenagem a artistas e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da Bahia.
A confirmação aconteceu durante audiência do prefeito Newton Lima com o governador Jaques Wagner, em Salvador, contando com a presença dos deputados federais Geraldo Simões e Josias Gomes, dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, do vereador e secretário de Governo de Ilhéus, Alisson Mendonça, e do secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa. Na oportunidade, o governador destacou a importância do escritor Jorge Amado e da oportunidade que Ilhéus terá de prestar essa homenagem a um dos mais ilustres ilheenses.
A festa em homenagem ao centenário de Jorge Amado acontecerá entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado, e vai contar com shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Toda a festa será coordenada pela empresa Maná Produções, responsável há mais de 10 anos pelo Festival Folclórico de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, um dos maiores eventos do planeta, e a Parada GLBT de São Paulo, evento que reúne todos os anos cerca de três milhões de pessoas.
Segundo o presidente da Fundação Cultura de Ilhéus, Maurício Corso, de acordo com a programação, o Centenário Jorge Amado de Ilhéus, que servirá como referência para o mundo, contará com três etapas. A primeira será a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, dividindo o espaço em roteiros de visitação, transformando num dos maiores pontos turísticos da Bahia. O projeto prevê também a restauração da Casa de Jorge Amado, através de parcerias entre as empresas públicas e privadas. A casa onde o escritor passou grande parte de sua infância e adolescência será totalmente recuperada para receber ainda mais ilheenses e turistas encantados pelas obras de Jorge Amado.
Mas, esclarece Maurício Corso, o ponto alto das comemorações será o Festival Amar Amado, entre os dias 5 a 12 de agosto, que contará com uma série de atividades, incluindo shows de artistas nacionais aberto ao público, festival gastronômico, exposições e mostras de dança e teatro. Também será realizado um festival literário contando com a presença de escritores nacionais e internacionais, além de apresentações de artistas que interpretarão as obras do escritor Jorge Amado.

Prefeitura de Ilhéus e Caixa visitam as obras do PAC no Teotônio Vilela

Localizado na zona oeste de Ilhéus, o bairro Teotônio Vilela tem sido beneficiado com um dos maiores volumes de investimentos dos últimos anos. São iniciativas voltadas principalmente para as áreas de saneamento, infraestrutura e habitação, que irão beneficiar centenas de famílias carentes. Uma dessas ações é a construção do Loteamento Bosque Verde, cujo projeto prevê 272 casas populares, além de diversas intervenções urbanísticas, como a implantação de sistema saneamento básico, rede de águas e esgoto, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e ciclovias.
Na manhã da última quarta-feira (17) o secretário municipal de infraestrutura, Paulo Goulart, acompanhado pelo técnico da secretaria, o engenheiro civil Hermano Fahning, esteve no local das obras, onde participou de vistoria junto com o representante da Caixa Econômica Federal – instituição responsável pelo repasse dos recursos –, o engenheiro civil Alexandre Pinheiro. De acordo com Alexandre, a visita tem o objetivo de checar se o andamento das obras está seguindo o cronograma estipulado após a retomada das obras em novembro do ano passado. “Após a vistoria, todas as informações são repassadas à Caixa, para que novos recursos venham a ser liberados”, informou.
A vistoria contou ainda com a presença da engenheira ambiental e representante da empresa responsável pela obra, Vanessa Paim. No local, cerca de 70 homens trabalham das 7 às 17 horas para garantir que o cronograma das obras seja cumprido. “Cerca de 90% das casas já está em fase de acabamento. Além disso, as duas estações elevatórias de esgoto que integram o sistema de saneamento básico já foram concluídas e a contenção das encostas também”, afirmou Paulo Goulart. Em outro ponto do bairro, na rua São João toda a parte de contenção de encostas, manutenção da rede de drenagem pluvial e pavimentação já foi concluída.
Na opinião do secretário Paulo Goulart, a iniciativa tem um viés social muito importante, pois além de garantir que milhares de pessoas tenham uma moradia digna e acesso à outros serviços básicos como saneamento e saúde, o projeto ainda vai permitir, após a retirada das famílias que vivem na Rua Floresta Manguezal (conhecida como Rua do Mosquito), a revitalização de área de manguezal”. As obras são executadas com recursos de aproximadamente R$ 18 milhões, oriundos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), e em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Estado.

Mais três transatlânticos atracaram esta semana no Porto de Ilhéus

Milhares de turistas desembarcam esta semana no Porto Internacional de Ilhéus movimentando a economia da cidade. Somente dos três últimos dias chegaram a Ilhéus três navios transatlânticos, com visitantes de diversas partes do mundo. Na terça-feira (17), chegou à cidade o navio MSC Music. Já na quarta-feira (18) atracou no Porto Internacional o Costa Pacífica e nesta quinta-feira (19) foi a vez do transatlântico MSC Orchestra. Ainda nesse mês de janeiro está prevista a parada do navio Grand Mistral, no próximo domingo (22), e o retorno dos transatlânticos Costa Pacífica no dia 25, o MSC Orchestra, no dia 26, e o MSC Music, no próximo dia 31.
O mês de fevereiro reserva mais visitas de transatlânticos a Ilhéus, começando pelo Costa Pacífica, que retorna com novas paradas nos dias 1º e 22. Já o MSC Orquestra estará em Ilhéus nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, enquanto que o Grand Mistral faz uma única parada, no dia 6. O MSC Música faz novas visitas à cidade nos dias 14 e 20. A temporada de paradas de navios em Ilhéus segue a todo vapor em março, com as visitas do MSC Orquestra (dias 1º e 12), Aida Cara (6), Costa Pacífica (13), MSC Armonia (20) e Costa Fortuna (22). A última parada de navio em Ilhéus da temporada 2011/2012 está prevista para o dia 5 de abril, com o MSC Armonia.
As belezas naturais da cidade e o receptivo feito pela Secretaria Municipal de Turismo colocam Ilhéus como um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia. Logo que desembarcam na cidade os turistas são recebidos por uma equipe composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e assistem a apresentações de grupos de capoeira e blocos afros. O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado, a fim de prover bem-estar e comodidade aos visitantes com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento, fluente em três línguas, esta à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e principais atrações do município.
Do porto os turistas seguem para visitar os pontos turísticos da cidade. Dentre os locais mais visitados estão as praias e o Quarteirão Jorge Amado, onde se concentra parte do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade e palco das principais obras do escritor grapiúna. Também são visitadas as igrejas antigas, as fazendas de cacau, os distritos do município e ainda cidades vizinhas. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de US$ 75.00.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que a chegada dos transatlânticos é de fundamental importância para movimentar a economia da cidade. Segundo ele, a chegada desses cruzeiros, todos eles de alto luxo, é aguardada com bastante expectativa pelo comércio local, pois movimenta alguns setores da economia, como os restaurantes, a frota de taxis, mercado de artesanato, dentre outros. Desde o dia 4 de novembro de 2011 até abril deste ano, está agendado um total de 45 paradas de navios no Porto do Malhado.

Novas apresentações de dança e torneio esportivo agitam o palco do Ilhéus Fitness

As apresentações de novos grupos de dança agitam o Ilhéus Fitness 2012 neste fim de semana. Montado na Av. Soares Lopes, o palco do projeto recebe a partir das 19h30min desta sexta-feira (20) os grupos Só na Quebrança, Cia. Da Pegada, Face Of, Dançarte, Ritmus The Dance, Afro Dance e Faisk Love. Já no sábado (21) o público confere as coreografias dos grupos Step Dancd, V2L, Swingueto, Cia Dance, Interart, Space Dance, Superpoderosas, encerrando com a apresentação do grupo Ky Dance.
O palco do projeto está instalado nas imediações do Cine Santa Clara, local estava instalado o Circo Folia da Gabriela. Resultado de uma parceria entre a Superintendência de Esportes e a secretaria de Turismo, a iniciativa conta ainda com ‘aulões’ de ginástica aeróbica, além de competições de esportes de praia, como vôlei e futvôlei.
Já como parte da programação esportiva, o Ilhéus Fitness promove no sábado (21) um torneio de futvôlei, das 9 às 19 horas, na quadra de esporte ao lado do parque de diversões. A competição contará com a participação de duplas de Ilhéus, Salvador, Itabuna, Camacan, Gandu, Itacaré, Porto Seguro e Ubaitaba.