WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom bahia embasa


Janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








QUAL É A CIDADE MAIS SUJA DO BRASIL?

Não sei, não pesquisei, nem sequer sei da existência de um estudo atual.
Lembro que, no passado, em meio a crises políticas e administrativas, o título de cidade mais suja do país já pertenceu a Salvador. Já pertenceu também, em outra fase, a Fortaleza.
Honestamente, acho que se houvesse uma estudo hoje, Ilhéus seria forte candidata.
Enquanto cidadão, não vou parar de manifestar minha indignação, tristeza e revolta, quando vejo que o que pago de imposto não se reverte nem no mínimo do que deveria ser revertido. Limpeza urbana é o “dever de casa”, o “feijão com arroz” de qualquer administração pública que se preze. Ao longo da vida, e tendo visto os casos de Salvador e Fortaleza, aprendi a perceber que, se a limpeza urbana vai mal, o fundo do poço está perto. Chamem de crise, caus, ou sei lá o quê.
Há três anos venho escrevendo mal traçadas linhas no honroso R2CPRESS, a tribuna mais livre e democrática que conheço. Acho que 80% do que escrevi nesses três anos está associado à questão da limpeza pública e coleta de lixo no município, e não dá pra não ser repetitivo. O que mais me estarrece é que, nesse período, só vejo as coisas piorarem e o problema crescendo e se agravando.
Já parou pra pensar onde vai esbarrar o problema do acúmulo do lixo de uma cidade?
Vamos lá:
1) Saúde pública (pragas e doenças)
2) Poluição do ar
3) Poluição visual
4) Outros danos ao meio ambiente
5) Prejuízos ao turismo (rede hoteleira, bares, restaurantes). Você é capaz de beber e comer num local cujo lixo está ali, fedido, na porta, há dias sem coleta?
6) Prejuízos à realização de eventos diversos (música, teatro, feiras, congressos)
7) Prejuízo de imagem (esse é difícil de recuperar).
Enfim, chega-se à conclusão de que o problema do lixo é “muito mais embaixo”. Não é só limpeza. Tem muito mais coisa embutida, e coisa séria. Tem saúde pública em jogo, tem a economia e os negócios do município em jogo, tem empregos em jogo, tem famílias e cidadãos em jogo.
Os urubus, satisfeitos, agradecem. E o trocadilho fica a seu critério.

Nilson Pessoa
Ilhéus/Ba.

2 respostas para “QUAL É A CIDADE MAIS SUJA DO BRASIL?”

  • Eduardo Oliveira says:

    Olha concordo em genero,numero e grau com todo o comentario, gostaria de acrescentar que o problema é que o lixo maior da cidade está depositado no Palácio Paranaguá.

  • Sebastião Pedro Rodrigues Cunha says:

    Fiz essa pergunta porque moro numa cidade com pouco mais de cem mil habitantes e a cidade na última eleição, elegeu um cara com 70% dos votos e o cidadão conseguiu destruir o que era só manter e pelo fato de eu ser ciclista, tenho visto nas saídas para zona rural do município, muito lixo jogado a revelia na beira das estradas, uma enchente nos visitou no início do ano,recebemos ajuda emergencial do governo e nada, uma obra Federal não acabada deixou tudo bagunçado e o prefeito não cobra o término da obra, veio a pandemia e ele só sabe fazer contratos absurdos, na minha opinião a cidade mais suja do Brasil é Itaperuna-RJ.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia