Novo movimento em defesa do Porto Sul será realizado no dia 20 de abril
Novo sistema estabelece horários para coleta de lixo
TAM Viagens venderá pacotes promocionais para o período do centenário de Jorge Amado
Saúde divulga novos índices de infestação da dengue em Ilhéus
Ilhéus implanta em maio aulas do ProJovem Urbano
Teatro Municipal apresenta infantil “A Bela e a Fera” neste fim de semana

***

Novo movimento em defesa do Porto Sul será realizado no dia 20 de abril

Os municípios do Sul da Bahia das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul estarão realizando no próximo dia 21 de abril, em Ilhéus, um manifesto em defesa da implantação do Complexo Intermodal e contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou ao Ibama que realize audiências públicas em Itacaré e Uruçuca para discutir sobre os impactos ambientais do empreendimento. A proposta será mostrar que a sociedade regional não vê necessidade de novas audiências públicas, já que o encontro realizado pelo Ibama no dia 29 de outubro do ano passado, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu 3.778 pessoas e foi a segunda maior audiência pública realizada pelo Ibama para discutir sobre os impactos ambientais.
A ideia de se realizar o manifesto surgiu após a decisão do TRF-1 de determinar a realização de mais duas audiências, o que, na avaliação dos mais diversos segmentos regionais, nada mais é que uma tentativa de atrasar o início das obras do Porto Sul. A decisão saiu após análise de pedido de antecipação de tutela apresentado ao TRF pelo Ministério Público Federal. O primeiro entendimento era que uma audiência de amplitude regional, realizada em Ilhéus no ano passado, fosse suficiente. Mas procuradores federais discordaram, entrando com ação para que audiências ocorressem também em Uruçuca e Itacaré.
Diante dos prejuízos que essas novas audiências trarão para a região, representantes dos mais diversos municípios do Sul da Bahia se reuniram esta semana no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, para discutir a realização do manifesto. Nesse encontro ficou definido que serão adotadas três principais linhas de ação. A primeira foi de se criar uma comissão formada por prefeito e lideranças políticas de diversos municípios regionais para visitar o Ministério Público Federal na tentativa de mostrar que a audiência pública realizada em outubro do ano passado contou com a representatividade de todas as cidades das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul.
O segundo passo será o da realização de uma nova reunião de mobilização do movimento, nesta segunda-feira (26), às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, para discutir a estratégia de ação e detalhes do ato em defesa do Porto Sul. A terceira medida será a realização de um grande movimento no dia 20 de abril, contando com a participação dos mais diversos órgãos públicos, empresas privadas, segmentos da sociedade civil organizada, além de cidadãos que defendem a necessidade de implantação do Porto Sul como equipamento capaz de promover e incentivar o desenvolvimento regional. O movimento será coordenado pela Prefeitura de Ilhéus, contando com o apoio do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região (Coeso), além de entidades, sindicatos, associações e clubes de serviços dos municípios do Sul da Bahia.
O diretor de Logística da Bahia Mineração, Aildo Fonseca, explicou que essa mobilização é importante para mostrar ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal que a sociedade não está de acordo com a necessidade de se fazer novas audiências públicas para discutir a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul. Na avaliação do representante da Bahia Mineração os municípios de Uruçuca e Itacaré foram contemplados com exautivas discussões, debates e informações sobre o Porto Sul em vários encontros realizados nessas cidades. A realização de novas audiências, segundo ele, só retardará o processo de implantação do porto sul, cujas obras estão previstas para serem iniciadas em julho desse ano.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, também defende que não há qualquer necessidade de se realizar novas audiências públicas para discutir sobre os impactos do Porto Sul, já que o último encontro realizado pelo Ibama em Ilhéus foi participativo e suficiente para esclarecer as dúvidas de toda a região. Uma nova discussão, segundo ele, só contribuirá para atrasar as obras de um dos equipamentos mais esperados pela comunidade regional. É por esse motivo que a Prefeitura de Ilhéus resolveu coordenar esse novo movimento em defesa do Porto Sul.
Representando a Câmara Municipal de Ilhéus, a vereadora Professora Carmelita (PT) argumentou que a questão dos impactos ambientais provocados pelas obras do Porto Sul foi amplamente debatida durante a audiência pública realizada pelo Ibama em Ilhéus no dia 29 de outubro do ano passado, onde foram analisados 81 documentos e 268 questionamentos dos participantes. Ela explicou que essa foi a segunda maior audiência pública já realizada no Brasil, onde os representantes dos mais diversos segmentos tiveram a oportunidade de participar, questionar e esclarecer suas dúvidas. Professora Carmelita disse ainda que a implantação do Porto Sul é um desejo do governador do Estado, Jaques Wagner, que acredita nesse investimento como um importante vetor de desenvolvimento para o Sul da Bahia.
Nota técnica – Nesta quinta-feira (22), na sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, em Itabuna, a deputada estadual Ivana Bastos afirmou que manteve contato com o Governo da Bahia e foi informada de que, até o próximo dia 30, serão encaminhadas as respostas à Nota Técnica do Ibama, referente ao projeto Porto Sul. “Não houve novos questionamentos e todos os pontos para os quais o instituto pediu correção ou explicações já foram atendidos”, disse a parlamentar.

Novo sistema estabelece horários para coleta de lixo

O novo sistema de coleta regular de lixo de Ilhéus, implantado de forma experimental desde o último dia 19, entrará em funcionamento definitivo, nos bairros da zona sul, a partir da próxima segunda-feira (26). O novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas, também, uma mudança completa no serviço de limpeza pública, contando, para isso, com a colaboração e conscientização da comunidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, o trabalho será estendido para os bairros das zonas norte e oeste, experimentalmente, a partir do dia 30 de abril. “A proposta é que no dia 3 de maio seja realizada a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros para, já no dia 7, o programa começar a funcionar de forma definitiva”, informa Gerson Marques. O secretário alerta para o fato de que, após o pleno funcionamento do novo sistema, o município passará a fazer uma intensa fiscalização, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejarem resíduos em vias públicas.
“É muito importante o cumprimento dos horários estabelecidos. A limpeza da cidade não depende apenas da prefeitura. O cidadão também tem responsabilidades com o bom funcionamento das operações”, diz Gerson Marques. Em função disso, continua, “a administração municipal estará colocando fiscais em seis pontos irregulares de depósito de lixo localizados em bairros da zona sul. São os chamados lixões viciados, onde os moradores ‘adotam’ terrenos que passam a servir como locais de depósito de entulhos e dejetos domiciliares”. Ainda de acordo com o secretário municipal, inicialmente, a idéianão é multar os moradores que colocarem o lixo de forma irregular, mas, sim, orientá-los para a prática correta de armazenagem e acondicionamento do lixo domiciliar.
Gerson Marques adianta que outra modificação é que o município retoma, a partir de agora, o controle e a coordenação do sistema de coleta, assumindo a responsabilidade pela engenharia, sistematização de rotinas, controle operacional e controle de qualidade. O novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 29 de março com a finalidade de centralizar todas asdecisões sobre a limpeza publica, utilizando, para isso, os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia.
Horários –Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a partir da próxima segunda-feira (26), a população deverá colocar lixo nas portas às 7 horas (Proa, São Francisco, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Santo Antônio/Faelba, Nossa Senhora da Vitória/Ilhéus II e Ceplus/Barreiras) e às 16 horas (Jardim Atlântico 1, 2 e 3, Pontal, Nova Brasília, Sinal Verde/Praia Dourada, Rodovia Ilhéus-Olivença/Barracas da Praia do Sul e Olivença/Cai’nágua). Como situações especiais, o governo municipal destaca o quarteirão da passarela do álcool, a partir das 7 horas (diariamente), e o trecho entre Jairí e Acuípe, a partir das 16 horas (nos dias de terças e sextas-feiras).

Horários válidos a partir do dia 26.03.2012

TAM Viagens venderá pacotes promocionais para o período do centenário de Jorge Amado

A TAM Viagens, uma das empresas mais conceituadas do setor no país, vai formatar pacotes promocionais para o período de 4 a 12 de agosto, quando o município de Ilhéus estará homenageado o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Os pacotes, que incluirão passagem aérea, alimentação e hospedagem, serão vendidos em vários pontos do Brasil e do mundo. Para tratar do assunto, o prefeito Newton Lima recebeu no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense, a diretora-executiva da TAM Viagens, Erika Silvany. Também participaram do encontro o presidente da Fundaci, Maurício Corso, o secretário de Governo, Gérson Marques, o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa,o diretor da Maná Produções, André Guimarães, e o empresário do setor turístico, Alfredo Landim, entre outros.
Na visão do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, a parceria com a TAM Viagens vai agregar valor à programação elaborada para o centenário de nascimento de Jorge Amado. “É uma das maiores empresas deste país chancelando um projeto de grande importância, realidade que não apenas contribui para o fortalecimento da cultura, mas, também, do turismo na baixa temporada”, enfatiza, acrescentando que uma segunda parceria está sendo definida com a TAM Linhas Aéreas, empresa do mesmo grupo empresarial. “Neste caso, a ideia é que os artistas venham se apresentar em Ilhéus com passagens oferecidas pela empresa”, completa.
Uma grande programação está sendo elaborada pela Prefeitura, por meio da Fundaci, para comemorar o centenário de nascimento de Jorge Amado.O ponto alto das homenagens, que ocorrerá no período de 4 a 12 de agosto, será o Festival “Amar Amado”, evento que reunirá música, cinema, literatura e dramaturgia. A recuperação da Casa de Cultura e a revitalização do Quarteirão Jorge Amado tambémintegramo projeto do centenário, que já foi reverenciado este ano em Salvador e no Rio de Janeiro.
Amar Amado – O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus informa que o ponto alto das comemorações será composto por promoções específicas. Segundo ele, o “Saborear Amado” será um festival que contará com a participação de bares, quiosques e restaurantes, visando destacar a gastronomia amadiana. Já o “Ler Amado”, que terá conteúdo organizado pela Companhia das Letras e Instituto Brasil Leitor, vai possibilitar a realização de um festival literário com a presença de editoras nacionais e internacionais. Seguindo, o “Ver e Ouvir Amado” oferecerá ao público uma programação artística intensa, com grandes nomes da dramaturgia brasileira e repleta de apresentações teatrais, musicais e folclóricas. Por fim, o “Amar Amado – Um Tributo” promoverá shows musicais gratuitos todos os dias em dois super-palcos.
A proposta de revitalizar o Quarteirão Jorge Amado acontece dentro do “Revitalizar Amado”. Segundo o projeto,”com seu rico patrimônio histórico e cultural, marcado por casarões, igrejas, histórias e imagens retratadas na obra do autor, Ilhéus é conhecida como Terra de Jorge Amado, de Gabriela e dos Coronéis doCacau”. Em função disso, segue o projeto, “turistas de várias partes do mundo desejam conhecer os lugares que inspiraram Jorge Amado em seus romances”. Assim, a proposta é viabilizar uma profunda transformação na geografia social do Quarteirão, com intervenções variadas de restauro, mudança de fluxos, troca de fiação aérea por fiação subterrânea e substituição do piso, da iluminação e do mobiliário urbano, entre diversas outras medidas.Ainda no bojo do “Revitalizar Amado”, a ideia é que o Quarteirão seja dividido em roteiros de visitação. Entre eles, “Jorge Amado conta as suas histórias”, “Gabriela, Cravo e Canela”, “A fauna e a flora da Mata Atlântica”, “O Bataclan e a vidaboêmia”, “O porto e seus personagens”, “O ciclo do cacau” e “O comércio de Ilhéus”.
Preservar Amado – Por sua vez, a restauração do Casarão Jorge Amado se dará no âmbito do “Preservar Amado”. O projeto enfatiza o fato de que “o imóvel, antigo palaceteonde o autor passou a infância e parte da adolescência, é visitado por turistas vindos de todos os cantos do país e doexterior”. O trabalho lembra que foi nesta casaque Jorge escreveu seu primeiro romance, intitulado “O País do Carnaval”. “O palacete, que hoje abriga a Casa de CulturaJorge Amado, foi uma das primeiras residências dacidade, construída ainda na década de 20”, detalha o projeto, acrescentando que trata-se de “umprédio alto e estreito, com a predominância demadeiras nopiso, no teto e na escada interna, além de lambris e belos vitrais portugueses”.Como complemento, será realizado o “Ensinar Amado”, uma vez que além de seu papel como Centro de Memória e atração turística internacional, o Casarão abriga a promoção de diversas oficinas e inúmeros cursos de arte voltados para todas as camadas da população de Ilhéus.

Saúde divulga novos índices de infestação da dengue em Ilhéus

O município de Ilhéus realiza em 2012 três medições através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Já foi feito o levantamento de janeiro (no período de 3 a 5), o de março entre os dias 19 e 21, o que permitiu que à Secretaria Municipal da Saúde elaborar o plano de ação de acordo com novos dados do novo índice de infestação no município.
Uma análise de impacto da equipe da Vigilância a Saúde, realizada através do comparativo entre os dados do primeiro e do segundo Lira, revelou que o índice de infestação teve uma diminuição significativa nos bairros onde houve um trabalho de mobilização social para o combate da dengue. Segundo a Diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Brito, isso se deve ao fato de que nestes locais a população foi sensibilizada e conscientizada para a questão da prevenção e combate a doença.
Alguns exemplos podem ser vistos em bairros como o Alto do Carvalho, que passou de um índice de infestação de 30% para 15%; o Banco da Vitória, de 22% a 14%; o Novo Vilela, de 21,9% para 6,5%; e o Alto do Coqueiro, de 20,8% para 12,5%. Cássia afirma, ainda, a importância de registrar que a diminuição dos índices não significa que o bairro esteja fora de perigo. “Os números são satisfatórios, mas a diminuição significa a importância da luta contra a dengue”. Outros locais como o Pontal e o Alto da Bela Vista, também tiveram uma redução nos índices, fato atribuído ao impacto da disseminação de informações sobre cuidados com a doença.
Outro importante dado deste Lira é a observação de que a maior quantidade dos focos encontra-se em reservatórios de água, como tanques e tonéis, o que representa maior risco de disseminação. Essa informação reforça também a importância do trabalho da população em manter os seus espaços domésticos sempre limpos, continuando com o trabalho realizado pelos agentes. Cássia reforça que a população deve continuar sensível à situação.
“O município já se encontra em uma epidemia de baixa incidência, ou seja, menos de 100 casos por cada 100 mil habitantes, mas é preciso continuar o trabalho para que a situação não se agrave”, afirma a diretora. Os trabalhos com os mutirões também continuam. Neste sábado será a vez do bairro do Basílio ser trabalhado pelos agentes.
Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto da Soledade com 26,2%, seguidos do Basílio (24,1%), Santa Inês (15,6%), Alto do Carvalho (15,4%), Ceplus (14,3%) e Banco da Vitória (14%). Medidas simples como manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere, pode ajudar no combate a dengue. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Ilhéus implanta em maio aulas do ProJovem Urbano

A Secretaria de Educação de Ilhéus inicia, em maio próximo, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). A proposta é contemplar 200 jovens de ambos os sexos, de 18 a 29 anos. As aulas serão dadas à noite, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, com duração de 22 meses. Antes, porém, a prefeitura fará seleção pública e contratação de profissionais para atuar no projeto pedagógico integrado. Todas essas questões foram discutidas entre o prefeito Newton Lima e a secretária de Educação, Lidiney Campos.
Ao destacar os principais pontos do ProJovem Urbano, Lidiney Campos contou que o âmbito do programa consta de curso técnico de qualificação profissional em hotelaria e hospitalidade e acolhe crianças de 0 a 8 anos de idade, filhos dos participantes. A secretária assegurou que enquanto os pais estudam uma equipe de profissionais cuida dos menores que não têm com quem ficar. Sem nenhum custo adicional o Governo Federal oferece também alimentação.
Seleção pública – A secretária explicou que serão feitas seleção pública e contratação temporária de técnicos em educação básica, de qualificação profissional, de participação cidadã, de tradutor e intérprete de libras, assistentes, coordenador geral, diretores de polo, além de merendeiras. Todo este processo está previsto para acontecer este final de mês e durante o mês de abril.
O ProJovem Urbano terá a supervisão em Ilhéus da Secretaria de Educação, com a perspectiva de promover a reinserção dos jovens no processo de escolarização; de identificar oportunidades potenciais de trabalho; capacitar jovens para o mercado de trabalho; e ampliar o acesso dos jovens à cultura.

Teatro Municipal apresenta infantil “A Bela e a Fera” neste fim de semana

A Companhia Ilheense de Teatro e Música apresenta neste fim de semana (24 e 25) o musical infantil “A Bela e a Fera”, sempre às 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Com um elenco formado por 40 atores se revesando em palco e um show de efeitos especiais e pirotécnico, a produção conta ainda com figurino bastante variado e confecionado com detalhes em pedrarias, além de dois grandes cenários.

Um dos cenários é a Vila Francesa, com casas, chafariz com água que cairá em vários tons, biblioteca, padarias. Já o outro cenário tem o tema “Castelo Maravilhoso” e é composto por escadarias e pilastras no estilo rococó. De um lado a Bela, a moça mais linda da vila; Maurice, o inventor; Gaston, o sedutor; Lefou, o puxa saco; as três donzelas e os demais moradores da aldeia, que interagem num magnífico musical, com coreografia de Isabela Kruschewsky.

Já no Castelo Maravilhoso, estão a Fera, sempre sentada em sua poltrona, e todos os personagens encantadores do reino: Lumière, o candelabro; Horloxe, o relógio; Zip, a xícara; Madame Samová, o bule; o Guarda-roupa e o Espanador. “A peça promete ainda vários momentos inesquecíveis e com muitos efeitos especiais, como a levitação da Fera no momento da transformação”, afirmou a diretora e produtora do espetáculo infantil, Cristina Barreto.

Os ingressos podem ser adquiridos ao preço de R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) na bilheteria do TMI.