Festival da Tilápia 2012 acontece em sete cidades e mobiliza cooperativas do pescado  

A tilápia vai mais uma vez reinar nas mesas de restaurantes de Salvador e outros seis municípios da Bahia durante o Festival da Tilápia 2012. O evento gastronômico, que acontece de 26 de março a 16 de abril,foi lançado oficialmente no dia 24 em Vitória da Conquista e será lançado amanhã em Salvador às 20:00 no restaurante Yemanjá.. Promovido pela Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival reúne restaurantes em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.

Esse ano, na terceira edição do projeto, o Festival da Tilápia já se consagrou no calendário de eventos do segmento no estado e estará em 44 restaurantes de sete cidades baianas. Além de movimentar a gastronomia vai mobilizar cooperativas produtoras do pescado e diversos projetos de piscicultura desenvolvidos pela Bahia Pesca no interior da Bahia. O objetivo é fortalecer e ampliar a cadeia produtiva e de consumo dos produtos da tilápia, promovendo a utilização do pescado pelo setor gastronômico e estimulando o consumo doméstico do peixe.

Além da vertente gastronômica, o festival traz esse ano o apelo artesanal, com o uso do couro da tilápia na produção de artigos utilizados durante o evento como cardápios e convites, produzidos por uma cooperativa de artesanato de Paulo Afonso.

O evento vai promover também dez minicursos para 20 cooperativas de criação de tilápia, dois workshops de acesso ao mercado, duas rodadas de negócios entre produtores e empresários, além de realizar uma Missão Empresarial, que consiste em visitas de cooperados aos ambientes dos restaurantes, para conhecer as instalações e dialogar com empresários e chefs de cozinha.

Sete cidades e 44 restaurantes participantes


A carne branca, saudável e de alto valor protéico, foi alvo da atenção de chefs dos principais restaurantes das cidades participantes que criaram pratos especiais para o Festival. Na capital e no interior, delícias que têm a tilápia como base das receitas estarão disponíveis a preços que variam de R$ 15 a R$ 55. Em Salvador, pratos de dar água na boca como a Tilápia ao Recôncavo, do Restaurante 496 Grill, preparada com filés de tilápia, acompanhados com purê de banana e decorados com quiabo frito, ou a Tilápia Favorita, do Senac Casa do Comércio, prato a base de tilápia guarnecido com mousse de hortelã, recheado com creme de camarão.

Além desses, também participam do Festival restaurantes tradicionais de Salvador como Baby Beef, Ki Mukeka, Caminho de Casa, Grande Sertão, entre outros; All Saints e Torre de Pizza em Lauro de Freitas; e outros 20 restaurantes em Camaçari, Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. O pescado oferecido nos restaurantes participantes será oriundo das cooperativas de pescadores do interior do estado.

Gastronomia, negócios e desenvolvimento

Para o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o festival traz visibilidade importante para o trabalho social dos inúmeros projetos de piscicultura. “A Bahia Pesca além de fomentar a produção com distribuição de alevinos e assistência técnica aos produtores, investe na divulgação da tilápia um peixe de carne nobre pelo seu sabor e valor protéico. O festival está apenas na terceira edição, mas já é um evento consolidado”, ressalta.
Nas aguadas públicas, em parceria com as prefeituras e associações de produtores rurais, é feita a distribuição de alevinos periodicamente, o mesmo ocorrendo nas unidades demonstrativas de tanques-rede. Após um período que varia de seis a oito meses, os alevinos (filhotes de peixes) atingem a idade adulta, chegando a pesar mais de um quilo, quando então são capturados para consumo e comercialização. “O festival da tilápia vem com o propósito de enobrecer a carne do peixe na gastronomia e gerar sustentabilidade para o setor de aquicultura familiar”, revela o presidente da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral.
A Tilápia
O gosto pelo peixe vem crescendo no mundo, tendo os Estados Unidos como um dos principais consumidores. Na Bahia não é diferente. Hoje o estado é o maior produtor de tilápias da região Nordeste e, para ampliar ainda mais essa produção, a Bahia Pesca desenvolve uma série de projetos no interior do estado, realizando o povoamento de aguadas públicas e a implantação de unidades demonstrativas de tanques-rede.

Um exemplo que prova que o peixe caiu no gosto do público está no Ki Mukeka, participante do festival desde a primeira edição. O restaurante colhe até hoje os bons frutos dessa aposta no pescado. A moqueca de tilápia, prato que serviu no primeiro festival, é um dos mais pedidos no restaurante.

Mais informações à imprensa:
Laboratório da Notícia – 3272 4263
Fernanda Matos
Marcos Preto

Lidiane Nascimento – 71 9913 3272
Cristiane Felix – 71 9969 9423

Site:  www.laboratoriodanoticia.com.br
E-mail:  laboratoriodanoticia@gmail.com
Facebook: Laboratório da Noticia
Twitter: @laboratoriodanoticia