Livro com Histórias de Adonias Filho
Organizado por Cyro de Mattos Ganha
Publicação Primorosa da EDITUS

Numa edição primorosa, com belíssimas ilustrações do desenhista baiano Ângelo Roberto, nascido em Ibicaraí, a coletânea Histórias Dispersas de Adonias Filho, com prefácio, notas e organização do escritor Cyro de Mattos, foi publicada neste mês de março pela Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na obra são apresentadas cinco histórias em que o escritor Adonias Filho transmite sua paixão por uma humanidade feita de verdades fundamentais através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, nas passagens feitas de alusões e observações lúcidas.
O Brabo e Sua Índia, A Lição, Nosso Bispo, Amor no Catete e A Volta são as histórias que compõem a coletânea e que foram publicadas há mais de trinta anos, em revistas, jornais e antologias. A coletânea traz ainda uma pesquisa iconográfica feita com bom gosto pelo escritor Cyro de Mattos na qual é mostrado o consagrado romancista baiano Adonias Filho em momentos importantes de sua vida: tomando posse na Academia Brasileira de Letras, em sua fazenda Aliança, em Inema, em sua viagem a Luanda (África) e com os amigos Rachel de Queiroz e Gilberto Freire.

LEGÍTIMO CRIADOR

Como posfácio na coletânea figura o estudo Experiência de um Romancista, do Professor Emérito Doutor Fred Ellison, da Universidade de Austin, Texas, com tradução para o português do Professor Emérito Doutor Luiz Angélico, da Universidade Federal da Bahia. Ressalta Cyro de Mattos no prefácio da coletânea que “o tratamento digno que imprime o legítimo criador de linguagem à sua gente, nestas Histórias Dispersas, que ora acontecem no interior do sul da Bahia, ora na Capital, já demonstra aquele que seria em sua carreira de escritor, entre o trágico e o lírico, um dos maiores intérpretes da natureza humana feita de sortilégios, ermos e pesos da vida, em sua dimensão mítica povoada de mistérios”.
A Editus vai promover o lançamento do livro na Academia de Letras da Bahia, em Salvador, no dia 25 de abril, às 18 horas. Em Itabuna, a Academia de Letras de Itabuna – ALITA e a Editus vão lançar Histórias Dispersas de Adonias Filho no dia 5 de maio, na FTC, às 19 horas, enquanto o Memorial Adonias Filho em Itajuípe pretende programar o lançamento da obra para o mês de junho, em data a ser