WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


abril 2012
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  








Alfredo Amorim da Silveira em: “10TAQUES”

Estátuas da cidade

SAPHO

Estátua de Sapho – Única na America do Sul, fica na Praça J. J. Seabra em frente ao Palácio Paranaguá, foi arrematada em leilão pelo Prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva no seu primeiro governo 1924 – 1927. Em estilo neoclássico, entalhada em mármore de carrara no início do século XX é a única na América do Sul. Sapho foi uma poetisa grega, que nasceu na ilha de Lesbos e viveu grande parte de sua vida em Mitilene, entre os séculos VII e VI antes de Cristo. Esteve na Sicília exilada por razoes políticas, ou simplesmente por ter se casado.
Foi a primeira mulher registrada na história a lutar pelos direitos de igualdade entre homens e mulheres, numa Grécia cuja democracia só privilegiava os homens que se dedicavam ao pensar.
Foi casada com o riquíssimo Cercylas e teve uma filha chamada Cleis. Ao retornar a Lesbos parece ter se envolvido com outras mulheres no culto a Afrodite. Teria sido diretora de uma escola para moças, uma associação religiosa (Thiasos), dedicada ao culto das Musas, onde ensinava música e poesia. Comandou assembléia de mulheres que escreviam e entoavam versos. Chegou a conhecer, em vida, a fama e o reconhecimento por sua poesia, seus cantos nupciais e epigramas.
Sua poesia de conteúdo erótico foi censurada pelos copistas. No entanto, foi respeitada, apreciada e imitada. Platão chamou-a de “a décima musa”, representativa das artes liberais.
Fragmentos de sua obra influenciam até hoje a poesia moderna. Pablo Neruda, por exemplo, imitou-a ao escrever “Odes” que, em grego antigo, significa canto.
Morreu ao se atirar ao mar do alto do rochedo de Leucates, pelo amor não correspondido por um homem.

INVERNO

Estátua Inverno, também esculpida em mármore de carrara, em estilo neoclássico, no início do século XX. Representa a estação do inverno, foi trazida da Itália pelo Prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva em seu primeiro mandato, de 1924 a 1927.

LEÕES

Também na administração de Mário Pessoa, em março de 1928, foram encomendados quatro leões, em posições diferentes, à Firma Tavolaro, de São Paulo, que os importou direto de Nápoles na Itália, foram colocados no parque de diversões da cidade para a diversão das crianças.  Dois destes leões sumiram.

3 respostas para “Alfredo Amorim da Silveira em: “10TAQUES””

  • guimaraes says:

    Muito bom artigo caro Amorim.
    Ja fizemos aqui campanha em prol dos dois outros leões.
    Quando eu olhava a estátua INVERNO, como aqui desaparecem tudo, eu imaginava onde deveriaM estar o VERÃO, OUTONO e PRIMAVERA.
    Passo por monumentos e vejo o descaso como o e BARÃO DO RIO BRANCO,na praça do mesmo nome em frente ao hospital PAI. O busto de CASTRO ALVES, onde uns desavisados chamam de Praça da Irene por causa de Uma famossa Baiana de acarajé, em frente á mesma praça tem uma escultura de um CACAU.
    Povo que não cultua seus monumentos é um povo sem história.

  • lucineaLUcerqueira says:

    Caro Amorim.

    Obrigada, por nos reportar a temas que vivênciamos na infãncia e na juventude.

    QUEM NÃO TEM UMA FOTO TIRADA EM CIMA DOS LEÕESINHOS?

    Nos anos 80 e 90 um grupo de pessoas se reuniram e criando um movimento suprapartidário denominado MOPECI-Movimento de Proteção ao Patromônio Ecolôgico e Cultural de Ilhéus, incentivado pelo professor Arléo Barbosa que nos acolheu no Instituto Histórico /Academia de Letra de ilhéus, nos cedendo guarita, nossa sede funcionava na Fundação Cultural.

    Recebemos apoio de muita gente ilustre, entre elas Jorge Amado, Zélia Gathae, Gilberto Gil, Juca Ferreira, além da Diretoria composta muita gente boa da cidade.

    Naquela época não existia este “negócio” de ONG, era agente mesmo que bancava nossas lutas com a famosa vaquinha. As vezes os Prefeitos como Joaõ Lyrio embarcava na nossa desapropriando a exemplo da Praia do Cristo, embargando obras a exemplo da 1ª intendência de Ilhéus,comprada por Ladin hoje é uma galeria de lojas. E Jabes Ribeiro também entendeu que era preciso preservar os acervos arquitetônico reformou a casa de Jorge Amado,o Bataclam, a recuperação das estátuas com a reforma da pça.

    Assim meu caro, que se registre também a proeza deste movimento,que por conta de atitudes destemidas, brigava com poderosos para defeder o que era e é nosso do Povo de Ilhéus. O MOPECI não vem levando o crédito pelo que fez em prol da preservação destes acervos, que ajudamos a recuperar com o apoio do antigo jornal Diário de Ilhéus, divulgando e recebendo as denúncia de onde poderíamos localiza-los.

    Agora é preciso buscar os outros dois leões deitados, o chafariz, os postes de ferro da Av. Saores Lopes, todos entocados dentro de fazendas de larápios dos bens públicos.

    Vamos comecar outra campanha, sabemos onde estão.Quem sabe os gurdiãos destes acervos numa crise sentimental de amor por Ilhéus, resolvam também devolve-los para o aniversário da cidade?

    Obrigada pela oportunidade.

    Fica com Deus

    Lú Cerqueira

    Presidente de Honra do MOPECI
    73.88687107

  • Eduardo Oliveira says:

    Ainda bem que foi retificado, os leões não sumiram, alguém se apropriou deles com a conivencia de pessoas que deveriam proteger os bens públicos,a denuncia deveria ser feita ao Ministerio Publico e os responsaveis serem punidos conforme a lei, ou será que a lei não os atinge?

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia