Prefeitura realiza a limpeza completa do canal do Malhado
Prefeitura convoca mais 103 aprovados no concurso
Prefeito solicita ao Governo do Estado novas obras para o Porto Internacional
Prazo de inscrições do ProJovem Urbano termina no próximo dia 30
Seast promove Jogos Internos do Projovem

***

Prefeitura realiza a limpeza completa do canal do Malhado

A Prefeitura de Ilhéus já iniciou as obras de limpeza geral do canal do bairro do Malhado, zona norte da cidade, que cruza as ruas Lindolfo Collor, Uberlândia, Clemente Mariane, Ipanema e a avenida Litorânea Norte. As obras, segundo informou o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Goulart, incluem não somente a retirada do mato, como também a recolhimento de toda a lama acumulada, do lixo, entulhos, desentupimento de galerias e capinagem das áreas adjacentes, um serviço que não é realizado de forma eficiente há mais de 10 anos.
Como parte do trabalho, equipes da Prefeitura já realizaram a retirada do mato e dos entulhos. Já a lama, segundo explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, está sendo retirada e colocada em uma área ao lado para fazer a secagem. Em seguida será depositada no aterro sanitário do Itariri. A iniciativa de secar a lama antes de transportar para o aterro, conforme explicou Gerson Marques, tem como objetivo evitar que esse material seja derramado pelas ruas da cidade, causando vários transtornos. “Trata-se de um trabalho cuidadoso e que dará um novo aspecto visual ao bairro do Malhado”, adiantou Gerson Marques.
A solicitação para a realização da limpeza geral do canal do bairro do Malhado foi feita pela vereadora Professora Carmelita (PT), após ouvir as reivindicações dos moradores do local. No documento enviado ao prefeito Newton Lima a vereadora falou dos riscos causados pela sujeira do canal e da necessidade da limpeza imediata, fazendo não apenas a retirada do mato, como também de toda a sujeira acumulada ao longo desses anos. Além do péssimo aspecto visual, a sujeira do canal do Malhado, segundo explicou a vereadora Professora Carmelita, ainda trazia riscos para os moradores, já que o mato acabava escondendo animais peçonhentos e a água acumulada ainda servia para juntar insetos que proliferam diversas doenças.
Paulo Gourlart informou que esse trabalho de limpeza completa do canal do Malhado se estenderá durante toda a semana e os resultados já começam a aparecer, recebendo elogios de comerciantes e moradores do local. O próximo passo, segundo o secretário da Infraestrutura, será a limpeza completa do canal da Rua da Horta. Goulart adiantou, ainda, que paralelo à limpeza desses dois canais também está sendo implantado na zona norte de Ilhéus, já a partir do dia 30 de abril, do novo sistema de limpeza pública.
Assim como nos demais bairros da cidade, Gerson Marques informa que o novo sistema de coleta de lixo começa a funcionar em caráter experimental, orientando os moradores sobre a forma adequada de colocação do lixo. No dia 3 de maio será feita a divulgação dos novos horários de recolhimento nesses bairros. Pela programação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no dia 7 de maio o novo sistema de coleta regular de lixo começa a funcionar em definitivo nos bairros da zona norte.

Prefeitura convoca mais 103 aprovados no concurso

A Secretaria da Administração da Prefeitura de Ilhéus está convocando 103 candidatos aprovados no concurso público realizado no ano passado. Os convocados devem comparecer, no prazo de 30 dias, a contar do dia 20 deste mês – sob pena de serem considerados desistentes –, à Seção de Recrutamento, situada no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro da cidade, no horário das 13 às 18 horas, para a entrega dos documentos necessários ao respectivo processo de admissão.
Para o preenchimento de vagas de professor de educação infantil e séries iniciais (40 horas – Zona Rural), a Prefeitura de Ilhéus está convocando os candidatos classificados do quadragésimo primeiro ao quinquagésimo sexto lugar. Também para a vaga de professor de educação infantil e séries iniciais, só que neste caso para 20 horas, Zona Rural, o município convocou Elaine da Silva Matos, classificada em 15º lugar.
Para merendeiro (a), 44 horas, zona urbana, estão sendo convocados os primeiros 41 candidatos classificados; para merendeiro (a), 44 horas, zona rural, os primeiros 12 candidatos classificados; e para merendeiro (a), 44 horas, zona rural, difícil acesso, os primeiros cinco candidatos classificados. Já para auxiliar de serviços gerais, zona rural, 44 horas, a Secretaria da Administração está convocando os primeiros 21 candidatos aprovados; e auxiliar de serviços gerais, zona rural, difícil acesso, 44 horas, os primeiros seis candidatos classificados. Por fim, para o cargo de motorista, a Prefeitura de Ilhéus está convocando Carlos Moisés Oliveira Rocha, classificado em segundo lugar.
Realizado no dia 8 de maio do ano passado, o concurso público ofereceu 548 vagas para o quadro de servidores municipais. As vagas foram destinadas aos cargos de salva-vidas, geógrafos, professores, motoristas, vigilantes, nutricionistas, merendeiros, agentes administrativos, engenheiros ambientais e engenheiros agrônomos. Os candidatos aprovados podem ser convocados num período de 2 (dois) anos a contar da respectiva homologação e de acordo com a necessidade da administração.

Prefeito solicita ao Governo do Estado novas obras para o Porto Internacional

Com o objetivo de complementar a infraestrutura e as facilidades logísticas que surgirão com a implantação do complexo intermodal, empreendimento que inclui porto, aeroporto e ferrovia, o prefeito Newton Lima voltou a solicitar do governador Jaques Wagner a realização de obras importantes no Porto Internacional de Ilhéus. No ofício, o chefe do Executivo ilheense destaca a importância do tradicional terminal portuário, que, segundo ele, uma vez modernizado, vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional.
Entre as obras solicitadas, destaca-se a execução de dragagem para recomposição da profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para 10,5 metros. A intervenção, que está sendo tratada como dragagem de manutenção junto à Secretaria Especial de Portos, tem a elaboração do respectivo projeto em andamento na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Outra obra de dragagem também foi solicitada pelo prefeito Newton Lima, desta vez para elevar a profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para 14 metros. Após salientar que, nesse caso, ainda não existe projeto executivo, Newton lembra que as tratativas já foram iniciadas pela Secretaria Especial de Portos junto à Codeba. “Trata-se de uma obra de grande importância para a modernização do equipamento. Além disso, o material proveniente da sua execução servirá para recompor as praias do São Miguel e São Domingos em cumprimento, por parte da União, da sentença de reparação de danos expedida pela Justiça Federal”, acentuou.
A terceira solicitação feita pelo prefeito Newton Lima ao governador Jaques Wagner foi a ampliação do cais de atracação do Porto Internacional, uma vez que o mesmo possui 432 metros e são necessários mais 650 metros. Recentemente, durante visita à Prefeitura de Ilhéus, representantes dos Armadores de Turismo informaram que, para o próximo ano, estão previstas cinco atracações (estadias) de um novo navio que possui 333 metros de comprimento. “A ampliação do cais poderá ser inserido no Projeto de Dragagem de Aprofundamento, haja vista tratar-se de obras complementares”, diz.
Investimentos – Por fim, Newton Lima solicitou a construção de um terminal de passageiros ao lado do Porto Internacional. No ofício, o prefeito informa que existem empresas interessadas no projeto, cabendo à Codeba dar início às tratativas, inclusive com a atualização do PDZ (Plano de Zoneamento de Áreas do Porto de Ilhéus) e com o lançamento da licitação e dos respectivos editais. “Ao vermos o nosso Porto inserido na logística do complexo intermodal Porto Sul, temos a certeza de que a Bahia está descentralizando a atração de investimentos, pois se trata de dois equipamentos de grande relevância, complementando-se um ao outro, o que facilita a captação de investimentos capazes de gerar empregos, renda e impostos para a cidade de Ilhéus, para toda a região e, consequentemente, para todo o Estado”, enfatiza o prefeito.

Prazo de inscrições do ProJovem Urbano termina no próximo dia 30

O próximo dia 30 é o prazo máximo para os interessados que desejam ingressar no ProJovem Urbano, programa do Governo Federal destinado a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 meses e neste período os participantes terão a oportunidade de concluir o antigo curso ginasial (8ª série) e também de fazer uma qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, além de aulas de informática e auxílio financeiro de R$ 100,00.
As matrículas estão sendo realizadas na própria Secretaria Municipal da Educação (Seduc), situada na avenida Soares Lopes, 840, das 12 às 18 horas. Com 200 vagas e início das aulas previsto para o dia 7 de maio, o ProJovem Urbano será realizado no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no período da noite.Como requisitos, além de serem alfabetizados, osinteressados devem apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos: histórico escolar, CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência (todos em cópia e original).
O ProJovem Urbano tem como objetivopromover a inclusão social do jovem de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizado, não concluiu o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhe oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. De forma específica, a iniciativa tem como finalidade primeira proporcionar formação integral, por meio de uma efetiva associação, entre: formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; qualificação profissional, com certificação de formação inicial; e participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Oprograma tem como propostas centrais areinserção dos jovens no processo de escolarização;a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;a participação dos jovens em ações coletivas;a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação; ea ampliação do acesso dos jovens à cultura. Segundo os técnicos doGoverno Federal, ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional.

Seast promove Jogos Internos do Projovem

Nesta próxima sexta-feira (27), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente), realiza mais uma edição dos Jogos Internos do Projovem. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Herval Soledade, das 8 às 16h30min.
Os adolescentes de todos os coletivos da cidade participarão dos jogos. Entre as modalidades esportivas programadas estão baleado, vôlei e futsal, tendo times masculinos e femininos. O objetivo dessa atividade é mostrar aos jovens que o esporte é uma atividade que requer organização e que ajuda os adolescentes na compreensão das regras para convivência social.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, existem 56 coletivos, que funcionam tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos, enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.
De acordo com o secretário Ari Silva Santos, os jogos são uma excelente oportunidade para esses adolescentes se enturmarem e compreenderam o real sentido da competição, que é participar. “Além disso, segundo ele, o Projovem estimula os adolescentes a buscarem novos caminhos e acreditarem que uma mudança de vida é possível”, concluiu o secretário.