:: 13/jun/2012 . 20:35
Defendendo os limtes de Ilhéus
O projeto de lei que atualiza os limites intermunicipais do Território Litoral Sul foi protocolado perante a Mesa Diretora da ALBA no último dia 6 de junho, sob o nº 18.849/2012 e encontra-se na Comissão de Justiça para que seja analisado e emitido parecer. A informação acaba de chegar através da Sra. Carmélia, assessora do Deputado Peu Tavares.
Estamos acompanhando e iremos atualizando as informações sobre o andamento.
—
Nazal via face.
PRF apreende veículos que transportava crianças para trabalho escravo
Juscelino Souza

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou três ônibus que conduziam 146 pessoas, entre crianças e adultos, de Manaíra (PB) para trabalharem na colheita de café em Patrocínio (MG).
Os veículos foram parados por volta das 8h desta quarta-feira, 13, na BR-116, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, depois de terem percorrido exatos 1.137 km, incluindo passagem por Pernambuco. Os motoristas alegaram desconhecer o nome do contratante dos “boias-frias”.
Segundo o inspetor da PRF, Ruvenal Farias, a operação é rotineira e visa a combater o aliciamento de trabalhadores para a mão-de-obra escrava. O fato foi comunicado á Delegacia Regional do Trabalho.
O órgão se encarregará de identificar os responsáveis pelo recrutamento, além de providenciar veículos apropriados para reconduzir as pessoas á cidade e origem. “Para transportar trabalhadores eles devem ter autorização da Delegacia do Trabalho local. A empresas que os contrata tem que se cercar de todas as obrigações, como registro na carteira profissional”.
“Não sei quem contratou, nem quanto pagaram. Apenas presto serviço à empresa”, disse um dos condutores, Afonso de Lima Borges. “Viajo com eles há mais de 9 anos e sei do drama dessas pessoas. Muitos sequer levam o que comer e até as crianças trabalham”, afirmou.
—
A TARDE ON LINE
Juscelino Souza
http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5845203&t=PRF+apreende+veiculos+que+transportava+criancas+para+trabalho+escravo
Comissão da Câmara aprova compra de terras por estrangeiros
A proposta também dispensa autorização ou licença do Incra para aquisição por estrangeiros de imóveis rurais
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou hoje (13) o relatório que permite a aquisição de grandes extensões de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros. O limite atual é de até 100 módulos ficais. O relatório substitutivo do deputado Marcos Montes (PSD-MG) foi aprovado há três semanas na subcomissão criada para tratar do assunto.
O texto propõe que empresas brasileiras com capital estrangeiro tratadas como empresas nacionais, sem limite para aquisição de terras. As empresas e pessoas físicas estrangeiras, que atualmente têm limite de aquisição de 100 e 50 módulos fiscais, respectivamente, passam a poder adquirir até um quarto da área do município onde se encontra a propriedade rural.
A proposta também dispensa autorização ou licença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para aquisição por estrangeiros de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais e arrendamento de até dez módulos fiscais. A legislação atual estabelecia o limite de até três módulos de exploração indefinida.
A aquisição de terras por organizações não governamentais (ONGs) com capital estrangeiro ou sede fora do Brasil, que não é mencionada na legislação atual, é vedada na nova proposta. Com a aprovação, o relatório será transformado em projeto de lei e distribuído para análise de outras comissões para, então, ser votado no Congresso Nacional. As informações são da Agência Brasil.
—
CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/comissao-da-camara-aprova-compra-de-terras-por-estrangeiros-1/
RESPOSTA A DONA ADALIA ASSUNTO DESCASO DA SAUDE PUBLICA DE ILHEUS
Assunto: RESPOSTA A DONA DALIA ASSUNTO DESCASO DA SAUDE PUBLICA DE ILHEUS
Corpo da mensagem:
RABAT… BOA TARDE… GOSTARIA DE RESPONDER A DONA ADALIA, SOBRE O ATENDIMENTO QUE ELA TEVE NA COCI, SEGUNDO A CARTA O MÉDICO SAIU PARA UMA REUNIÃO COM APENAS UMA HORA DE ATENDIMENTO,TE PERGUNTO COMO ELA OBTEVE TAIS INFORMAÇÕES? NÃO ESTAMOS AQUI PARA DEFENDER MÉDICOS E SIM AOS RECEPCIONISTAS QUE CUMPREM COM O SEU DEVER AO ATENDER BEM OS PACIENTES E FAZER AS FICHAS. O PROBLEMA É QUE NÃO IMPORTA O QUE FAÇA O RECEPCIONISTA SEMPRE VAI SAIR COMO RUIM NA HISTÓRIA.OS RECEPCIONISTAS AINDA NÃO TEM BOLA DE CRISTAL E NEM CONSEGUEM PREVER O FUTURO AO PONTO DE SABER SOBRE OS COMPROMISSOS DOS MÉDICOS E NEM AO MENOS MANDAR NELES,APENAS ELES CUMPREM ORDENS, QUE É FAZER A FICHA E ATENDER BEM O PACIENTE E O QUE ELA COLOCOU NA CARTA ELA DEVERIA TER FALADO PARA O PROPRIO MÉDICO POIS NÃO FORAM OS RECEPCIONISTAS QUE SE RETIRARAM DO SEU LOCAL DE TRABALHO E SIM O MÉDICO…
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
Lixo
De: Eliene de Almeida M. Freitas
Assunto: Lixo
Corpo da mensagem:
Quero reclamar de alguns moradores da Ladeira do Gameleiro, que colocam LIXO na Rua do Filtro deixando a maior sujeira colocar o LIXO fora do horário da coleta. Os garis recolhem a noite, e logo depois que eles passam colocam na rua. Pela manhã a rua ficam cheia de saco.Ficando a cidade feia pois esta rua é bastante movimentada.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
LIXO NA RUA DO CANO PARTE II
De: clebson
Assunto: LIXO NA RUA DO CANO PARTE II
Corpo da mensagem:
RUA DO CANO PEDE SOCORRO!!! 30 DIAS SEM RECOLHER O LIXO É UM ABSURDO E PARA COMPLETAR TEM MAIS DE 20 DIAS QUE 3 PORTES DE LUZ ESTÃO COM A LÂMPADA QUEIMADA E ESTAMOS NA ESCURIDÃO!!!!
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
HISTÓRIAS DE UM ILHEENSE – MINHA ADOLESCÊNCIA NO CARNEIRO DA ROCHA
Por Tomé Pacheco

Tomé Pacheco
Considero riquíssima em detalhes. Prestei admissão para o Colégio Estadual, passei com louvor no 1ª ano, mas levei “bomba” nos dois seguintes, como havia contado no capítulo anterior. Naquela época, em 1967, repito, o aluno não podia em colégio público levar duas “bombas” em seguida, pois ficava proibido de estudar. Quando isso acontecia o aluno tinha que ir procurar um particular. Com 16 anos minha mãe me perguntou se eu queria estudar ou jogar bola; eu prontamente disse-lhe que queria jogar bola é claro, então ela falou: vá jogar porque não vou gastar estudo com você. Aí eu fiquei até os 20 anos curtindo: de dia praia e de noite, bola, na rua onde é hoje o Hospital Bartolomeu. Lembro que formamos um time com o nome ADAMIS: eu o Bita, Rubinho e Bleic para jogarmos de chuteira, e começamos a treinar na Rua Suburbana, onde hoje é o SAC.
Um dia daqueles pela manhã estávamos treinando quando aparece de revólver em punho e nos atingindo com os maiores palavrões um senhor chamado Ceará. Estava quase para nos agredir, quando ao se aproximar mais um pouco, reconhece o Rosa, que era o nosso técnico e foi logo “Até você compadre Rosa, no meio desses vagabundos”.
HOJE É DIA DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA
Santo Antônio de Pádua, cujo dia celebramos hoje, é conhecido como o “santo casamenteiro”. Mas ele é uma referência muito maior: grande pregador do Evangelho no século 12, é um Doutor da Igreja. Fez grandes sermões entre hereges e pagãos.
Anos depois de sua morte, quando seu corpo foi transferido para outro túmulo, sua língua e suas cordas vocais foram encontradas intactas. É dele o pensamento que podemos levar para nosso dia:
“É viva a Palavra quando são as obras que falam.”
Santo Antônio, “meu padrinho” rogai por nós!.
Fonte: Site do MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade
—
Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com
Praia do Marciano
Uma nota enviada pelo formulário de contato mostra a situação deplorável do local.
Solicitei autorização para um procedimento antes da postagem e o e-mail não existe.
Já disse: se não existir relação de confiabilidade eu NÃO PUBLICO.
Basta solicitar (como muitos fazem) excluir a autoria/preservar a fonte que a gente sempre obedece.
Enquanto não confiar vai continuar na lama, no lixo etc.
Rabat.
ILHÉUS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Começa hoje no Rio de Janeiro a RIO+20 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Aproveito este instante para fazer aqui um questionamento. Como estárá Ilhéus daqui a 20 anos se não forem definidas e implementadas condicionantes e compensações ambientais adequadas para o Projeto Porto Sul?
Não podemos perder de vista o conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que é “atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Neste dia eu gostaria também de chamar a atenção sobre a necessidade de procurarmos recuperar e gerir o nosso maior Patrimônio Ambiental, a MATA DA ESPERANÇA, que está abandonada.
Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com
Mulheres lançam movimento de apoio à pré-candidatura de Professora Carmelita
Mulheres, todas elas lideranças políticas, religiosas, sindicais, educacionais e participantes de movimentos sociais, se reuniram na manhã desta quarta-feira (14), na Cruzada do Bem pelo Bem, para criar um movimento de apoio à pré-candidatura da Professora Carmelita (PT) para prefeita de Ilhéus. A idéia do movimento é mostrar os exemplos positivos das mulheres na administração pública e engajar cada vez mais pessoas comprometidas com a cidade e dispostas a eleger, pela primeira vez na história, uma mulher para conduzir os destinos de Ilhéus.
A presidenta do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Marilene Lapa, informou que Ilhéus terá uma oportunidade histórica de ter no seu comando, na sua administração a força e a garra de uma mulher. “O Brasil já experimentou o modelo vitorioso de ter uma mulher comandando os destinos desse país. Agora chegou a vez de Ilhéus mostrar que uma cidade de verdade se governa com força, com pulso e com a sensibilidade que só uma mulher pode ter”, realçou a presidenta. Marilene Lapa também falou dos avanços e dos espaços conquistados pela mulher ao longo desses anos e das experiências positivas das administrações femininas.



























































