Clique para AMPLIAR.

Em reunião neste sábado (16), líderes de entidades filiadas à União Geral dos Trabalhadores (UGT) decidiram oficializar o apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro (PP) a prefeito de Ilhéus. A decisão foi manifestada por 40 representantes de dez entidades sindicais, por unanimidade.
Participaram da reunião da UGT membros dos Sindicatos dos Padeiros, Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias, Rodoviários, Condutores de Cargas Próprias, Agentes de Trânsito, Aposentados, Federação dos Comerciários do Estado da Bahia, Polo Sindical Sul dos Trabalhadores Rurais da Bahia e Conselho das Entidades do Movimento Afro.
Segundo o presidente da UGT em Ilhéus, Magno Lavigne, a decisão leva em conta o fato de que Jabes Ribeiro é hoje o nome com maior chance “de derrotar o projeto representado pelo atual governo”. O sindicalista afirma que as entidades ligadas à UGT demonstram a disposição de atuar de maneira decisiva no processo político e opinam pela necessidade de mudar o modelo que está à frente da gestão municipal.
Lavigne reconhece que boa parte das lideranças da UGT, como ele próprio, é ligada ao PSD, partido que chegou a ter uma pré-candidata à Prefeitura de Ilhéus, mas ele salienta que a pré-candidatura foi reitrada. “De qualquer forma, a posição da UGT não está vinculada à questão partidária, mas sim ao interesse dos trabalhadores”, diz o sindicalista.
O pré-candidato Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus por três mandatos e atual secretário geral do PP na Bahia, frisa que o apoio dos trabalhadores representa muito para o seu projeto. “Queremos fazer um governo de participação, no qual os trabalhadores certamente irão exercer um papel importante”, destaca Ribeiro.