WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2012
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930






:: 26/jun/2012 . 21:53

Após Rio+20, Ceplac propõe retomar a autossuficiência do Brasil em cacau

A participação da Ceplac na Rio+20 (terça-feira, 19), foi avaliada como altamente positiva por quem esteve presente no auditório da Embrapa Solos, no Jardim Botânico. Os cases da cabruca e da Conservação Produtiva despertaram a atenção das principais organizações e personalidades ligadas à difusão dos sistemas agroflorestais no Brasil, assim como de autoridades do Ministério da Agricultura. Após o sucesso na conferência, o objetivo agora é emplacar um projeto que visa devolver ao Brasil a condição de autossuficiência em cacau, superando a necessidade de importação de matéria-prima da planta moageira instalada no país.

Juvenal: “há uma sinergia em torno do desenvolvimento da região”

Hoje, a indústria moageira trabalha com déficit de cerca de 40 mil toneladas de cacau, e é obrigada a importar amêndoas de outros países produtores, como os da África, por exemplo. A autossuficiência trará, entre outras vantagens, a diminuição do risco de introdução de novas doenças na lavoura regional. “Aprovado o projeto, que apresentaremos ao Mapa após o festejo do Dia Internacional do Cacau (que este ano foi transferido para o dia 15 de julho), a proposta é retomar a autossuficiência em três anos – o que sigifica duas safras”, afirma o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.

A autossuficiência também vai garantir que não só o produtor volte a ter o cacau como um negócio rentável, como também beneficiará toda a cadeia produtiva. “O conjunto da sociedade também será beneficiado com uma atividade que voltará a ser economicamente viável, mas também ambientalmente correta e socialmente justa, remunerando dignamente o trabalhador, observando seus direitos sociais e trabalhistas, além de dar ao produtor a condição de viver com dignidade de seu negócio”.

Ceplac fortalecida

O superintendente chama a atenção ainda para o fato de 2012 ser o ano internacional do cooperativismo, fato que reveste a Ceplac de uma importância ainda maior no contexto da sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura brasileira. “Durante a Rio+20 ficou demonstrada a importância estratégica da cacauicultura baiana na construção de uma sociedade sem fome e sem miséria, a partir de uma cultura sustentável, como o cacau-cabruca”, lembra Juvenal Maynart.

A referência é ao documento que o Governo encaminhou para a ONU, como parte da contribuição brasileira para que o planeta alcance os objetivos da sustentabilidade, denominado “Contribuição da Agropecuária Brasileira na Construção de uma Sociedade Sem Fome e Sem Miséria e de uma Economia Sustentável”. “A cabruca é uma das 10 principais premissas da agricultura brasileira para se chegar a esses resultados”, analisa Juvenal Maynart.

Sinergia

Além do fortalecimento institucional, fruto de resultados apresentados pelo projeto Barro Preto – avaliados antes da Rio+20 por observadores do Mapa – a Ceplac se fortalece também junto à comunidade regional e aos produtores, uma vez que apresenta uma proposta de recuperação do poder produtivo da região cacaueira. “Há uma sinergia em torno do desenvolvimento da região com base na agricultura sustentável”, observa Juvenal Maynart.

Ele observa que nssa semana, por exemplo, foi divulgada a informação de que o Plano Plurianual (PPA) baiano prevê investimentos de R$ 7 bilhões até 2015 em programas relacionados à sustentabilidade ambiental. “Ora, nosso projeto de Conservação Produtiva trata essencialmente de sustentabilidade ambiental, com forte vocação para o cooperativismo e para a agricultura familiar”.


Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Domingos Matos
Assessoria de Comunicação da Ceplac

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CIDADES

CONSUMIDOR

DIREITOS HUMANOS

LIXO: AS COISAS JÁ COMEÇAM A MUDAR, PELO MENOS EM ALGUNS ASPECTOS

Num artigo que publiquei aqui no R2CPRESS há alguns dias, desabafei escrevendo:

“Parece que em virtude da acachapante derrota nas urnas que já se anuncia, o pessoal da Prefeitura entrou em estado de choque catatônico, e ninguém faz mais nada, ninguém resolve mais nada, ninguém multa ninguém, e a cidade está, e não é força de expressão, entregue aos urubus, ratos e aos catadores de lixo reciclável. Lógico que algumas coisas o pessoal da Prefeitura deve continuar fazendo, mas não vale a pena aqui discutir.”

E postei as duas fotos que se seguem.

.

.

E é bom que aqui digamos que o que vemos acima se repetia todos os dias.
Mas as coisas mudaram, e hoje, 26.06, foi esta a situação que encontramos, na mesma hora, nos dois lugares anteriormente retratados.


Eu realmente não consigo saber se foram os nossos amigos comerciantes que não sujaram, ou se foi o pessoal da Prefeitura que limpou. Mas a verdade é que pelo menos hoje, o problema não se repetiu e aqui fica a prova da importância do trabalho que é feito pelo R2CPRESS.
Mas, um outro problema emerge e este toca de perto a Prefeitura, que além de não limpar, anda ela mesmo sujando as nossas ruas. Vejam a seguir montes de entulho que o pessoal da Prefeitura vem deixando bem no centro da nossa cidade, há quase um mês.


Na Dois de Julho, estes escombros aí permanecem há quase hum mês.

Na porta do Colégio Álvaro Melo Vieira tem um monte de lixo que já está lá há mais de quinze dias.
Vamos ver se também desta vez o R2CPRESS mostra o seu alcance e a sua importância.

Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com

FAX LIBANÊS

Se fosse da Síria eu não postaria. Já que é do Líbano rsrsrsrsrs lá vai rsrsrsrs

—————————————————

*Dilma, seguindo o exemplo do seu antecessor, Lula, enviou um fax para o Governo do Líbano, solicitando uma doação para o programa Fome Zero. *

*No dia seguinte chegou, via fax, a resposta que dizia:*
* BD.. BL… VBB… 6… 2…*

*Dilma não conseguiu decifrar e foi até Lula que, com seus profundos conhecimentos de gramática e com o Título de Doutor Honoris Causa recebido da Universidade de Viçosa e o segundo Título de Doutor Honoris Causa, recebido da Universidade de Coimbra (Portugal) e, se achando… analisou o documento e chegou a mais uma de suas magníficas conclusões: *

*BD = Bem Depositado, *

*BL= Beleza *

*VBB = Via Banco do Brasil, *

*6… 2… = US$ 62.000.000,00 *

*(sessenta e dois milhões)!!!! *

*Dilma então mandou verificar a existência da tal conta no BB e nada foi encontrado.. *

*Ordenou-se então que procurassem em todos os bancos BB: *
*Banco Bradesco, Banco de Boston, etc. Nada!*

*Foi então que alguém sugeriu à Presidente Dilma, que chamassem o Samirzinho, um funcionário do quarto escalão do Planalto, descendente de libaneses.*

*Samirzinho olhou para o documento: *

*BD… BL…. VBB… 6…. 2… ; e em menos de 30 segundos o traduz: *

*”Brezidenta Dilma… Bresidente Lula… Vai Buda Bariu….Seis Dois!!”

A GLOBO E O ABUSO DO PODER DA AUDIÊNCIA

Recentemente, postei aqui algo sobre o mau-caratismo da TV Globo de sonegar informação e boicotar seu telespectador em relação aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a ponto de milhares (ou milhões) de brasileiros não saberem que nos próximos dias será iniciado o maior evento esportivo do mundo. Isso porque a poderosa emissora não conseguiu os direitos de transmissão do evento, que foram para a Record.

A falta de ética no compromisso com a informação chega a ser absurda. Nenhuma notícia, nenhuma reportagem sobre a preparação e as perspectivas de medalhas das equipes brasileiras ou sobre os atletas que participarão do certame; fica parecendo que a direção da emissora proibiu seus repórteres e apresentadores de pronunciar as palavras “olimpíada”, “jogos olímpicos”, “Londres 2012”. Nada disso se ouve nos telejornais. Um irritante silêncio total sobre o assunto, inclusive nos programas e noticiários esportivos.

O cúmulo foi na última excursão da seleção brasileira de futebol em jogos amistosos, se preparando para a Olimpíada. O narrador da TV Globo, na transmissão de uma das partidas, faltou escancaradamente com a verdade ao mencionar que aqueles jogos da seleção eram preparatórios para a Copa das Confederações de 2013. Como se não bastasse omitir, vale até mentir, em favor da própria ganância e da redução do risco de perder a liderança absoluta em audiência mesmo que só por alguns dias. O pior é que a emissora ainda se dá ao acinte de desprezar e ignorar aquele de quem mais depende para existir: o iludido telespectador.

Nilson Pessoa

LOJA RENASCER

Meus IIr.´.
Hoje, 24.06.12, a Loja Renascer nº 134 completa seus 6 anos de fundação.
Foi uma honra ter participado, como fundador, e ter contribuído para que mais uma Loja Maçônica surgisse no seio da Grande Loja do Paraná.
Nestes 6 anos formamos uma família, construímos grandes amizades e fizemos o bem para muitas pessoas com nossos “Jantar da Cunhada”.
Clique para ver os Jantares e as obras realizadas:
2012 = 1.700 pessoas Compra de uma Kombi + 15 computadores + 3 impressoras (ainda não foram entregues).
Muito Obrigado a todos que nos ajudaram a FAZER O BEM!
Abraços Fraternos
Ir.´. Maçaneiro
Enviada pelo Ir.’. Enault Freitas da Rocha Filho

O Sobrevivente


Enviada pelo AGORA não mais tão sumido AMIGO/IRMÃO DA RIN.

SEMANA DO BOMBEIRO


Para ver em tela cheia clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).

Porto Sul é esperança de novas oportunidades no Sul da Bahia

“O Porto Sul é a certeza de  meu filho terá as oportunidades que eu não tive por causa da crise do cacau”. Com essa frase,  a estudante de Serviço Social em Ilhéus, Kaline Viana, de 27 anos, resume o sentimento de milhares de jovens de todo o Sul da Bahia. Grávida de cinco meses, a espera de um menino, Kaline acredita que seu primeiro filho vai nascer e crescer numa região com novas oportunidades, em que os jovens não precisem emigrar para outras regiões, ou mesmo outros estados, em busca de trabalho. “O Porto Sul é a chance de uma vida melhor e temos que nos capacitar para esse novo momento e nos inserir no mercado de trabalho”, afirma Kaline, que defende que as empresas que se instalarão no Sul da Bahia, além de valorizar a mão de obra local, adotem a política do 1º. Emprego para juventude.

Investimento de R$ 3,5 bilhões do Governo da Bahia, em parceria com a Bahia Mineração, o Porto Sul está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama. Obtida a licença ambiental, a previsão é de que as obras comecem ainda em 2012, com previsão de conclusão para 2014, juntamente com a Ferrovia Oeste Leste. Para Dino Rocha, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus, “temos que apoiar iniciativas que trazem desenvolvimento,  como o Porto Sul, pela capacidade de atração de novos empreendimentos e geração de empregos. Não podemos depender apenas do setor público”. A Prefeitura de Ilhéus, com cerca de seis mil servidores entre concursados e cargos de confiança, é a maior empregadora da cidade. “O futuro de Ilhéus passa pelo Porto Sul”, afirma.

A presidenta do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Crismélia Mali Moreira da Silva, diz que o setor emprega cerca de cinco mil pessoas, mas no período de baixa estação o número de demissões é elevado. “O Porto Sul será benéfico para o comércio, porque teremos um aquecimento da economia e movimento durante todo o ano”, diz Crismélia. Ela considera fundamental a realização de cursos de qualificação profissional entre comerciários e prestadores de serviço e revela que o sindicato pretende estabelecer parcerias com o Sesc. Senac e outras instituições, “capacitando e valorizando a mão de obra regional”.

 

EMPREGO, RENDA E QUALIDADE DE VIDA

 

Qualificação, inserção social e serviços públicos que atendam às novas demandas oriundas do Porto Sul e também da Ferrovia Oeste Leste. Essas são as prioridades definidas pelo Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso).O coordenador do  conselho, Aldicemiro Ferreira Duarte Luz,  o Mirinho, ressalta que “o Porto Sul significa a possibilidade concreta de revitalizar a economia sulbaiana, combalida pela crise da lavoura de cacau, eu já dura duas décadas”. Mirinho explica que o Coeso tem atuado em parceria com o Governo da Bahia, responsável pelo porto público, e a Bamin, que vai operar um terminal privativo, no sentido de garantir que as pessoas que moram  na área de influência do projeto sejam inseridas nos programas de qualificação, através do estabelecimentos de cotas para cada comunidade.

O Coeso também defende  ainda a ação de políticas públicas que atendam essas comunidades nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte e estrutura urbana, conciliando desenvolvimento com qualidade de vida. Mirinho faz um alerta para o fato que “haverá um considerável aumento na arrecadação e cabe à sociedade zelar para que os gestores sejam responsáveis e administrem os recursos em benefícios da população”.

 

Câmara de Ilhéus vota LDO e entra em recesso parlamentar

Cumprindo a Lei Orgânica do Município, após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) a partir das 16h, a Câmara de Vereadores de Ilhéus entrará em recesso a partir desta quarta-feira dia 27. As primeiras sessões ordinárias do segundo semestre deste ano estão previstas para os dias 1º e 7 de agosto.

Segundo o presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Edvaldo Nascimento (PSD), o primeiro semestre foi um período muito produtivo, com a realização de muitas sessões, no plenário da casa e a votação de matérias importantes para a vida dos ilheenses. “Foi um semestre de muito trabalho, não só para os vereadores, mas também para os servidores do parlamento”, afirmou o presidente.

Notícias Associação Médica Brasileira

Assembleia analisa propostas de mudança no estatuto da AMB
Em 15 de junho, aconteceu, no auditório da Associação Paulista de Medicina, assembleia extraordinária para discutir a reforma do estatuto da AMB. O documento em vigência foi revisto pela última vez em 2004. Os sócios tiveram até o dia 15 de abril para enviar sugestões, que foram compiladas e analisadas durante a assembleia. A primeira mudança aprovada diz respeito à inserção, no artigo 1º, de que a AMB congrega além de médicos, os acadêmicos de cursos de Medicina. Além disso, foi aprovada e regulamentada a criação do cargo de diretor de Assuntos Parlamentares, já ocupado pelo dr. José Luiz Mestrinho, conforme decisão da última Assembleia de Delegados. Outro item alterado diz respeito às atividades desempenhadas pelo diretor cultural e pelo diretor de Economia Médica, que agora passam a constar de forma mais detalhada.


AMB, APM e Cremesp repudiam intenção do MEC de criar mais milhares de vagas em cursos de Medicina
Em defesa da saúde dos cidadãos e da qualidade do exercício da medicina do Brasil, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), com o apoio das sociedades de especialidades médicas, vêm a publico posicionar-se radicalmente contrários à intenção do Ministério da Educação (MEC), ratificada no boletim Notícias do Dia, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de criar mais 2.415 novas vagas em cursos médicos já existentes e em outros a serem criados desde agora até 2014. Veja a nota completa.

Abertura de novas vagas de Medicina, precisamos de qualidade e não de quantidade
O Estado de Alagoas tem nas universidades federal e estadual 130 vagas anuais para o vestibular de Medicina, com o agravante de ter deficiência na formação do médico. No aprendizado prático, faltam locais adequados para a formação do aluno nas cinco áreas prioritárias da saúde – saúde comunitária, clínica médica, clínica cirúrgica, obstetrícia e ginecologia, e pediatria. Leia o comunicado completo da AMB. Veja a posição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Presidente da AMB participa do lançamento do PL de iniciativa popular em SC
Em Santa Catarina, na noite do dia 19 de junho, dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB, participou da solenidade de lançamento do PL de iniciativa popular que propõe investimento de no mínimo 10% da Receita Corrente Bruta da União na saúde pública. Entre os participantes da cerimônia: dr. Murilo Capella, vice-presidente Sul da AMB;  dr. Aguinel José Bastian Junior, presidente da Associação Catarinense de Medicina; Dalmo Claro de Oliveira, secretário de Estado da Saúde;  deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; dr. Vicente Pacheco, presidente do Conselho Regional de Medicina; Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten e vice–presidente da APAE. O tenista Gustavo Kuerten também esteve presente para apoiar a coleta de assinaturas.

AMB lança curso de Capacitação na Prevenção e Tratamento do AVC
A AMB, em parceria com Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Rede Brasil AVC, lançou o curso de Capacitação na Prevenção e Tratamento do AVC – Rede Básica, UPA, SAMU e Hospital durante cerimônia promovida em São Paulo, na noite de 20 de junho. Compuseram a mesa de abertura: dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB; dra. Elza Tosta, presidente da ABN; dr. Rubens Gagliard, vice-presidente da ABN; dr. Jamary Oliveira Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e José Eduardo Fogolin, coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

Comissão de Assuntos Políticos analisa novos projetos de lei
A Comissão de Assuntos Políticos analisou, na quarta-feira, dia 20, novos projetos de lei que tratam de assuntos relativos à saúde. Do total de 53 propostas, 6 serão acrescentadas à Agenda Parlamentar da Saúde Responsável para serem acompanhadas de perto. Dr. José Luiz Mestrinho, diretor de Assuntos Políticos da AMB, representou a entidade na reunião.

AMB participa do 5º Seminário do Sindhosp/ Fleury
Dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB, participou do 5º Seminário Sindhosp/Fleury em 14 de junho. Na ocasião, Cardoso debateu os rumos da Agência Nacional de Saúde (ANS) para a sustentabilidade do sistema de saúde privado. Outro assunto discutido foi a Instrução Normativa 49 da ANS, que regulamenta forma e a periodicidade do reajuste dos contratos entre médicos e operadoras.

Congresso discute judicialização da saúde no Brasil
Em 14 de junho, dr. Jorge Machado Curi, 1º vice-presidente da AMB, representou a entidade no debate Judicialização da Saúde no Brasil realizado pelo Comitê da Saúde da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Comsaude/Fiesp). O encontro, que analisou a interferência do poder judiciário nas decisões médicas, foi coordenado por José Carlos Abrahão, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS).

Acesse as aulas de Diretrizes disponíveis no site da AMB
Já podem ser acessadas as seguintes aulas de Diretrizes: Terapia Nutricional no diabetes mellitus; Fratura da Cabeça do Fêmur e Terapia Nutricional no Perioperatório. Para acessá-las clique aqui ou vá em www.amb.org.br, clique no logo EMC e depois em Aulas Diretrizes online.

Segunda viagem cultural da AMB terá cruzeiro marítimo pela América do Sul
A viagem cultural da AMB deste ano está prevista o mês de novembro: será um cruzeiro marítimo de sete noites pela América do Sul com partida e chegada no porto de Santos, e paradas nas cidades de Punta Del Leste e Montevidéu (Uruguai)  e Buenos Aires (Argentina). Para o evento estão previstas palestras culturais cuja programação ainda está sendo definida pela Diretoria Cultural. Clique aqui para ver o roteiro detalhado e os preços.

AMB promove curso e conferência sobre negociação com professor da Insead
A AMB promoverá o curso “Poder da Negociação – Como Conseguir o Efetivo Ganha-Ganha” ministrado por Horácio Falcão, professor da escola de negócios Insead (European Institute of Business Administration). As atividades serão em agosto nos dias: 13 e 14 em Fortaleza e 16 e 17 em São Paulo.  Os principais objetivos do curso são: desenvolver competência de negociação por meio da metodologia diferenciada do Poder da Negociação e difundir o conceito de Ganha-Ganha. Mais Informações podem ser obtidas pelos e-mails: diretoria@amb.org.br ou daniela@manole.com.br ou no site da AMB.

Greve por tempo indeterminado no Incra/BA

A partir desta terça-feira (26), os servidores da superintendência regional do Incra, na Bahia, estão em greve por tempo indeterminado. A superintendência baiana soma-se às outras 20 unidades da autarquia em greve no país.


Com isso, estão suspensos os serviços de emissões de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), de certidão de aposentadoria para trabalhadores rurais e de certificação de imóveis rurais. Além desses, as atividades que envolvem concessão de créditos a famílias assentadas, vistorias e avaliações de imóveis rurais para fins de reforma agrária e regularização fundiária de comunidades quilombolas também estão paradas.

A greve foi deflagrada devido à falta de uma posição do governo federal frente às demandas dos servidores da autarquia, após longas rodadas de negociações. Os servidores do Incra reivindicam um posicionamento do governo federal quanto a atuação do Incra, um plano de reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho.

Uma das grandes motivações da greve é a distorção salarial entre servidores federais de carreiras similares, dentro do próprio executivo. Servidores nível superior do Incra, com Mestrado e Doutorado, por exemplo, ganham menos que servidores do nível médio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Anexo: Mapa com os estados que aderiram à greve.

Comando de Greve dos Servidores do Incra/BA





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia