Ir.˙. Everaldo

Ir.˙. Everaldo

1º – Palavra sânscrita significando ação, movimento. Na filosofia hindu, é uma entidade que porta, que leva o individual, por meio do sâmsara (ciclo de transmigração da alma entre nascimentos e mortes).
2º – Em um nível mais fundamental, a Lei do carma ensina-nos que certos tipos de ação nos levam inevitavelmente a resultados similares.
3º – No ensinamento budista, a lei do carma diz somente isto: “Para todo evento que ocorre, seguirá um outro evento cuja existência foi causada pelo primeiro, e esse segundo evento poderá ser agradável ou desagradável se a sua causa foi benfazeja ou não”.
4º – O Carma é frequentemente pintado como alguma coisa negativa ou “ruim”, mas pode ser também positivo e “bom”. Na verdade Carma é neutro. Carma é um constante equilíbrio de forças entre nós mesmos e o mundo em que vivemos.
5º – Existem três ações prejudiciais do corpo, quatro da voz e três da mente. As três ações prejudiciais do corpo são: (1) matar, (2) roubar e (3) comportamento sexual impróprio. As quatro ações prejudiciais da voz são: (4) mentir, (5) discurso cruel, (6) calúnia e (7) fofoca maliciosa. As três ações prejudiciais da mente são: (8) avareza, (9) raiva e (10) ilusão. Evitando-se essas dez ações prejudiciais, nós poderemos evitar as suas conseqüências similares.

Ilhéus (Ba), 07/08/2012
Ir.˙. Everaldo