:: 13/ago/2012 . 23:01
Feito um Deus, feito um Diabo, veio dizendo que sim
por Mariana Kaoos
Em 2001, mais precisamente no dia 7 de agosto, Caetano Veloso se encontrava na concha acústica do Teatro Castro Alves, se apresentando para um vasto público e gravando o DVD “Noites do Norte – Ao Vivo”. Era seu aniversário. Dona Canô (sua mãe), seus filhos e sua então mulher, Paula Lavigne, fizeram-lhe uma surpresa, levando um bolo ao palco e cantando parabéns junto com a platéia. No fim do show, entre um copo d’água e a volta para o “bis” ele recebeu a notícia de que o escritor baiano e amigo íntimo, Jorge Amado, tinha acabado de falecer. Muito emocionado Caetano voltou, deu o aviso para as pessoas e afirmou para todos a sua tristeza, como também a importância de Jorge para ele e para o mundo. “Hoje a gente tem que celebrar é a vida de Jorge Amado”. Afirmou. Em seguida, entoou os versos de Milagres do Povo, recebendo muitos aplausos e fazendo todos cantarem juntos.Onze anos depois, no dia em que seria comemorado o centenário de Jorge (10 de agosto), caso ele estivesse vivo, e três dias após seu aniversário de 70 anos, Caetano Veloso subiu com seu violão ao palco de apresentações do Festival Amar Amado, olhou para o público através dos seus óculos de aro dourado, sorriu e cantou: “Quem é ateu e viu milagres como eu, sabe que os deuses sem Deus não cessam de brotar, nem cansam de esperar…” Nesse exato instante as palmas, calorosas, ecoaram por toda a Praça da Catedral de São Sebastião e uma leve brisa pairou no ambiente. A força, a energia e os “milagres” do povo, junto com a voz de Caetano se tornou tudo uma coisa só, bonita e intensa. Na certa, Jorge teria gostado.
Agenda Carmelita
Terça – feira – 14/08/12:
• 13 horas – Reunião com o presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Rui Falcão e com o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo – Hotel Barravento:
• 16 horas – Viagem para São Paulo para audiência com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva;
Quarta – feira – 15/08/12:
• São Paulo – audiência com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva;
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Manchetes do dia |
|||||||||||||||
|
protesto no saguão do aeroporto de ilheus
Prezados, saudações…
Venho participar a incoerência do líder, do organizador do protesto com manifestação com pequenos produtores no aeroporto de ilhéus; na sexta feira no inicio da manifestação, parecia algo bem elaborado e organizado, até que, em determinado momento o líder sobe no mini- trio e começa a atacar autoridades, dizendo que não havia sentado dias atrás em reuniões com MOLEQUES, assim foi as palavras do líder para as autoridades policia militar, policia federal e comando nacional… e outros, essas palavras foram ditas pelo líder pois o batalhão de choque não permitiu a entrada dos manifestantes na rua em frente ao saguão do terminal e também a proibição de um determinado números de manifestantes no saguão para sensibilizar os usuários e até mesmo toda a cadeia economicamente ativa direta e indireta aeroportuária.
Depois de muito isso e aquilo, as autoridades resolveram ceder o espaço aos manifestantes tanto na rua, tanto no saguão, a partir de então começou a INCOERENCIA DO LIDER, pois o mesmo colocou manifestantes dentro de uma área de segurança nacional onde centenas de pessoas trabalham em clima de tensão por conta da atividade, agredindo a todos com um tremendo APITAÇO, isso no sábado o dia inteiro, no domingo o dia inteiro, onde, registramos mais uma incoerência do líder do movimento, quando seus comandados estavam no saguão e nas calçadas apitando e comendo de marmita no chão, ele, o líder, estava na churrascaria com sua família…, e hoje até esse momento os manifestantes estão acampados na área do saguão e fazendo apitaço, atrapalhando trabalhadores que por conta do ambiente aeroportuário tem como foco central responsabilidade e compromisso com pessoas.
Ilhéus mais uma vez, mostra ao mundo que não tem comando e nem prestigio em nenhum seguimento… .
Improviso, Oxente! discute inclusão social nesta terça
No último encontro do Improviso, Oxente!, o assunto da discussão foi “Uso Sustentável dos bens naturais comuns” e o especialista convidado foi o professor José Adolfo. Ele usou como base para sua fala o artigo “A tragédia dos bens comuns”, escrito pelo ecologista norte-americano Garret Hardin, em 1968. José Adolfo falou sobre o conflito entre interesses individuais e o bem comum no uso de recursos não renováveis.
De acordo com o professor, em pouco mais de 100 anos, a população mundial cresceu sete vezes, enquanto os recursos naturais continuam os mesmos. “O uso de energia foi multiplicado por 10. Por isso, hoje temos graves problemas de água, espaço e qualidade do ar. Precisamos pensar em novas formas de gestão coletiva, pois temos a qualidade de nossa sobrevivência ameaçada”, destacou José Adolfo, cuja formação acadêmica é na área de Engenharia Agrícola.
Para o convidado do último Improviso, Oxente!, o nível de crescimento populacional de Ilhéus está no limite para se tornar insustentável. O desmatamento para a ocupação de novas áreas e o povoamento das encostas podem causar grandes desastres naturais que atingirão as pessoas diretamente. “A tendência é que as mudanças climáticas serão ainda mais extremas, com longos períodos de seca e chuva. Se Ilhéus enfrentar uma grande chuva, a tendência é que os morros desabem como vem acontecendo no Rio de Janeiro”, disse.
José Adolfo concluiu sua fala explicando que é possível controlar a degradação dos bens naturais aliado ao desenvolvimento socioeconômico. “A sociedade deve assumir o controle do uso dos bens comuns. Se esperar apenas pelo poder público não resolve, pois as administrações mudam e suas prioridades também”, afirmou.
Previsão Diária de Tempo para o dia 14 de agosto de 2012 – Estado da Bahia

Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina. Eventos isolados de chuvas moderadas também são esperados para o Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana. As temperaturas nessas regiões deverão variar entre mínimas de 10°C (nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 28°C (nas áreas próximas ao litoral).
Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado é a permanência de uma massa de ar seco que mantém o céu ensolarado e sem chuvas. Além disso, esse sistema também está contribuindo para manter a umidade do ar com índices relativamente baixos, podendo atingir valores em torno dos 20%. Devido a pouca nebulosidade, também é nessas áreas onde são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, principalmente, no período da tarde quando as máximas poderão chegar aos 33°C. Já durante a noite, nessas mesmas regiões, essa pouca nebulosidade também contribui para a queda dessas temperaturas, especificamente nas áreas serranas, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C.
Essa condição de tempo seco e temperaturas em elevação aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas, principalmente, no Oeste baiano. Assim, recomenda-se evitar a utilização do fogo na preparação do solo para o plantio, adotando práticas mais adequadas e seguras ao invés do fogo. Pois com a vegetação já ressecada, uma simples ponta de cigarro acesa pode dar início a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região.
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para os dias 14/08 (terça-feira) a 15/08 (quarta-feira) deverão oscilar de 08 a 10, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categorias Alta. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Fonte: Ascom/Inema
PSICOMUNDO – ASSUNTOS QUE MERECEM PONDERAÇÕES
1 – Pesquisas divulgadas recentemente relatam que somente na capital da Bahia, existem 90 mil pessoas, crianças e adultos, que não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Imaginem em outras capitais e cidades espalhadas no Brasil?
A Defensoria Pública, segundo informações divulgadas pela rede de televisão, comunica que basta a apresentação da carteira de identidade da mãe e a certidão de nascimento da criança filho ou filha para a regularização.
Existem inúmeras mães solteiras na luta pela inclusão de pais em registro no Brasil. Em caso do pai criar dificuldades no reconhecimento da paternidade, a mãe prejudicada poderá solicitar o exame de “DNA”, gratuito através da Justiça, porque se trata de um Direito Constitucional. E se não for atendida pelo pai ou suposto pai para realizar esse exame, fica caracterizado que o homem assumirá a condição realmente de pai e será registrado na nova certidão de nascimento do filho ou filha.
Tudo criado por atos e atitudes insensatas de certos homens, achando que a vida se traduz pela sabedoria criada por eles. São levados também por sentimentos inconsequentes de algumas mulheres, se mostrando sonhadoras e desenhando que o amor é lindo! O homem e a mulher precisam ser responsáveis em todas as suas vontades e desejos para depois não lamentar e ficarem se culpando mutuamente, pois se um não quiser nada atingirá um caminho maculado sem volta ou mesmo uma causa sem justiça.
SITE DA ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA – ALITA
AGENDA DE JABES TERÇA-FEIRA – 12.08.12
Boa-tarde!
Gratos.
AGENDA DE TERÇA-FEIRA – 14.08.12
9 HORAS – Corpo a corpo na Rua Santa Inês e Alto Santa Inês. Concentração no Supermercado Meira da Av. Princesa Isabel
15h30 min – Corpo a corpo na Rua Luiz Gama. Concentração no Posto Dom Eduardo.
19 HORAS – Reunião com lideranças
Atenciosamente,
Luiz Castro em: DECOLORES
ILHÉUS MINHA VIDA
O escritor Jorge Amado afirmou por ocasião do seu pronunciamento ao receber o título de cidadão Ilheense em 1997 que Ilhéus é “a terra da sua vida”. O mesmo eu afirmo de todo coração que Ilhéus é a razão da minha vida. Aqui nasci, nasceu minha esposa e filha que fazem parte do meu patrimônio familiar e espiritual.
A cada dia vejo nossa Ilhéus mais jovial, encantadora e deslumbrante. Tudo é bonito, tudo é belo, tudo é encantador.
Sei perfeitamente das necessidades reais que a cidade carece, porém, o Supremo Arquiteto do Universo ao idealizar as cidades, deixou nossa Ilhéus por última para ser esculpida com mais beleza.
Vejo que a cidade está precisando de carinho por parte de seus filhos, no sentido de cada um fazer algo por ela. Lembro-me daquela brilhante frase que John Kennedy um dia falou: “Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.”
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Conder entrega obra e requalificação do Aterro Sanitário do Itariri já é realidade
Segunda ponte Centro/Zona Sul de Ilhéus poderá ter quatro pistas
Formação com profissionais da Seduc aborda psicomotricidade
Ilhéus realizou o II Seminário de Mobilização Social pela Educação
Corpo de Bombeiros de Ilhéus completa 15 anos
Rei CAK em: A PALESTRA
Quatro horas da manhã, um homem com andar meio cambaleante caminha pela rua escura.
Um carro da polícia se aproxima e os policiais resolvem averiguar a situação:
– Aonde vai o cidadão a uma hora destas??
– Estou indo assistir uma palestra…
– Palestra?! A esta hora? Sobre o quê??
– Sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano. Os danos causados pela esbórnia. A farra na degradação da vida amorosa conjugal.
Nos impactos negativos sobre o sistema nervoso central e periférico advindos dessa vida desregrada. Dos malefícios aos órgãos internos e também externos devastados pela ingestão desenfreada de fumo, álcool e drogas ilícitas. E a vida sem Deus no coração.
– E quem vai dar uma palestra desta abrangência e relevância científica a esta hora da madrugada?
– Minha mulher, quando eu chegar em casa.