O ar quente e seco continua predominando sobre as Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, mantendo o céu ensolarado e sem chuvas na maior parte dessas áreas. Na Bahia, essas condições de tempo quente e seco estão previstas para as regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado, onde as temperaturas continuam elevadas, com máximas podendo chegar aos 34°C. Também é nestas regiões do Estado onde são esperados os menores índices de umidade relativa do ar, com valores de até 20%, mantendo assim, o estado de atenção quanto à ocorrência de queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul são os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico que mantêm a previsão de céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas nessas regiões do Estado não deverão ter mudanças significativas, onde os valores deverão variar entre mínimas de 17°C (nas áreas serranas) e máximas de 31°C (nas áreas próximas ao litoral). Já as menores temperaturas do Estado, são esperadas para as áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 10°C. Nessas regiões do Estado o céu dever predominar parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. Estas chuvas serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão poucas mudanças, onde os valores previstos deverão variar de 20°C (mínimas) a 27°C (máximas).

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 06 (quinta-feira) e 07/09 (sexta-feira) deverão variar de 10 a 12, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias “Muito Alta” e “Extrema”. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.

Fonte: Ascom/Inema