DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) SALVE 7 DE SETEMBRO! INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
2) LEMBRANDO UMA VISITA AO PÃO DE AÇUCAR.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
***
Os desfiles de 7 de Setembro na AVENIDA SOARES LOPES sempre foram e continuam marcados de muitas alegrias e emoções. Emoção porque muitos papais e mamães vão assistir pela primeira vez seus filhos desfilarem.
Veja nas fotos abaixo alguns desfiles na Avenida de jovens que hoje com certeza já são papais e até avós. Nossa homenagem para o organizador das Bandas do Colégio ESTADUAL, INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e a banda do TIRO DE GUERRA por mais de 30 anos. MANOEL FERREIRA COSTA o popular MANOEL DA BANDA ou MANOEL DO CARTÓRIO que aparece nas fotos como CORNETEIRO.

Desfile na Avenida Soares Lopes. Na foto o primeiro do lado esquerdo é o saudoso JAIR VICENTE (Trabalhou no CARTÓRIO de SÁ BARRETO), o terceiro da fila do meio é ELTON VELOSO (Aposentado da Justiça), o Corneteiro é MANOEL. (Foto: 1958).

Desfile do TIRO DE GUERRA na Avenida Soares Lopes ao lado da CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO, na frente MANOEL CORNETEIRO. Observe um cidadão de roupa e quepe branco junto a corneta de MANOEL, este senhor se chamava VALDEMAR VIROLE, o popular VIROLE como era conhecido, se destacou como HEROI porque SALVOU várias vidas no Naufrágio do Navio ITACARÉ na entrada da BARRA no ano de 1939 onde morreram dezenas de pessoas. Observem pessoas que identificamos no palanque: Dr. ANTONIO CARLOS SOUTO (Pai de PAULO SOUTO) na época Juiz de Direito, MIRTES PITITINGA (no microfone), ALVARO MELO VIEIRA (na época Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS), MOISÉS ALVES DE CARVALHO (Pai de IVO jogador do COLO – COLO), HERVAL SOLEDADE (Prefeito de ILHÉUS). (foto: 07-09-1955).

O MORRO DO PÃO DE AÇUCAR está situado à entrada da BAIA DA GUANABARA, na zona sul da cidade do RIO DE JANEIRO. O TELEFÉRICO transporta 75 passageiros a cada viagem. A altitude do MORRO DA URCA é de 220 metros e a do PÃO DE AÇUCAR é de 396 metros.

Hasteamento das bandeiras no dia da CIDADE (28 de Junho) pelo Prefeito NEWTON LIMA, chefe da 18ª CSM TEM. CEL. ANTONIO ALBERTO FERREIRA BORGES e o comandante do 2° BPM/ILHÉUS TEM. CEL MARCELO LUIS BRANDÃO TEIXEIRA. (Foto: 28-06-2012).

VERA LEITE minha irmã, desfilando na Avenida Soares Lopes. Ela é a segunda da última fila. (Foto: final da década de 1970).

Paralisação do Aeroporto de ILHÉUS pela Sociedade e o Povo, organizada pelo FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DE ILHÉUS. O motivo foi o corte dos Vôos noturnos. (Foto: 2009).

Porto Antigo de ILHÉUS, na década de 1960 era muito movimentado, tive o privilégio de conviver com os estivadores na “BEIRA DO CAIS”, como era falado na época. Esses dois navios ancorados, tudo indica ser o “CRISPIM” e o “SPENCER”. (Foto: década de 1960).

Convite para a solenidade de comemoração dos 80 anos da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS cujo Presidente na época era PEDRO LAVIGNE.
CONTAGEM REGRESSIVA: FALTAM 53 DIAS PARA O CENTENÁRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS.

Na próxima sexta feira (14-09-2012) estarei viajando para JUAZEIRO DO NORTE com meu amigo POPOF para participar dos Festejos em comemoração a Padroeira da cidade, NOSSA SENHORA DAS DORES. Na foto: PRAÇA DO GIRADOURO (onde PIRILAMPO e seus CARROS ILUMINADOS foram recepcionados). Aparece também do lado esquerdo o GINÁSIO POLIESPORTIVO, lado direito o HOSPITAL REGIONAL do CARIRI e ao fundo a RODOVIÁRIA: (Foto: Abril/2012).
—
Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3634-3134
Caro José Leite,
Diariamente aciono o R2Cpress para saber notícias da nossa Ilhéus. Mas, é na divulgação do sábado que tenho a oportunidade de ver fotos da década de sessenta, e início de setenta, por você postadas, que me fazem lembrar daquela época.
Sobre a foto do antigo porto, lembro, se não me falha a memória, que atracavam também os navios de passageiros, Cmte. Capella e o Cachoeira, que costumavam fazer o intinerário Ilhèus – Salvador – Ilhéus. O armazém que o Capella costumava atracar era o de nº 5. Está correto, ou estou enganado. Obrigado por mostrar sempre fotos da cidade de Ilhéus, e de sua rica história, onde tive a felicidade de nascer e permanecer até dezembro de 1971.
Um abraço,
José Augusto – Santarém – Pará.
Ze voce faz falta em Ilheus. Se nao me engano voce trabalhou na Cobrazil, empresa responsavel para construcao do nosso Porto do Malhado, é isto? De qualquer maneira voce foi é uma pessoa que me tras grande lembranças. Voce se lembra de Ze Perelo? Voce se lembra do nosso IMA? Do nosso Conjunto dos Metralhas? Voce faz falta a ilheus. Abracos.
Eduardo – Cantinflas.
Caro Eduardo,
Também sinto falta de nossa querida Ilhéus, e dos amigos. Mas, não podemos mudar os desígnios de Deus e fui transferido pela Cobrazil – construtura do Porto do Malhado – para a Amazônia.
Claro que lembro do Perelo, pois ele também trabalhou na Cobrazil. Além disso fomos colegas no Tiro de Guerra 240 e jogamos juntos na seleção de futebol de salão do exército. Lembro que enfrentamos a seleção do Tiro de Guerra de Itabuna e ganhamos de 3 x 1, oportunidade em que marquei dois gols. Além de mim e perelo, jogavam alemão (também conhecido por alemãozinho) e Roberto Carvalho.
Como também poderia esquecer do famoso conjunto “Metralhas” e do IME! Tempos bons àqueles e que jamais voltarão, ficando, apenas, as boas lembranças.
Um grande abraço,
José Augusto