Ir.’. Everaldo.

Ir.’. Everaldo.

Minuto Maçônico I

 INRI

 1º – Essa inscrição, que os católicos traduzem por Iesus Nazarenus Rex Iudeorum (Jesus de Nazaré Rei dos Judeus),

2º – Para os hermetistas significa Ignea Natura Renovatur Integra, que se traduz como: “É pelo Fogo que toda Natureza se Renova”.

3º – Também é curioso verificar que essas iniciais são as mesmas dos nomes hebraicos dos quatro elementos primitivos. Iammim, a Água ou mar; Nur, o fogo; Ruah, o Ar; e Iabaschah, a Terra.

4º – Essas iniciais também encerram o segredo da palavra sagrada dos Cavaleiros Rosa-cruzes, que não se pronucia, mas está contida em um interrogatório especial.

5º – Segundo René Guénon, essas iniciais representam, no grau de Rosa-cruz, “a palavra reencontrada”, sendo o novo Tetragrama que deve substituir o antigo que foi perdido. Elas exprimem a situação da tradição cristã frente à tradição hebraica, ou seja, a substituição da “Antiga lei” pela “Nova Lei”.

 Minuto Maçônico II

 Iod

 1º – Décima letra do alfabeto hebraico, que se pronuncia como vogal (Iod) e como consoante (Jod). É a inicial do nome IEVE ou IHVH, que nos templos maçônicos brilha na Estrela Flamígera, no meio de uma glória resplandecente.

2º – “A primeira letra desse nome sagrado, letra que simboliza a força cósmica criadora do Universo, a Vida Universal, tem no alfabeto hebraico a forma exata de uma vírgula, a configuração do espermatozóide humano, o sêmen.”

3º – Iod representa, pois, o princípio ativo e masculino, a causa – agente da Vida na Divindade Suprema.

4º – “Já Hermes Trismegisto dizia que o gênero humano está em tudo; tudo tem o seu principio masculino e o seu principio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos…”

5º – No alfabeto hebraico, o Iod era considerado a letra principiante e universal, geradora de todas as outras. De fato, todas as letras hebraicas são formuladas de pequenos “iod” dispostos de modo diferente. Eusébio atribuía-lhe a significação esotérica de começo, e São Jerônimo, a de princípio. O Iod hebraico, inicial de Jeová, foi substituído pelos Maçons modernos pela letra G.

 José Everaldo Andrade Souza.’.