Jorge Luiz / Debate

Não resta dúvida de que Jorge Luiz, o candidato do PSOL a prefeito de Ilhéus, polarizou essa eleição com Jabes Ribeiro. A ausência de Carmelita (PT) no debate realizado pela Rádio Santa Cruz, ao meio-dia de hoje, foi vista por Jorge Luiz como uma renúncia da candidata às eleições. Jorge e Jabes debateram sobre os temas saúde, educação, cultura, segurança e mobilidade urbana. Um debate em que Jorge Luiz se destacou, sendo o mais incisivo e certeiro em todas as respostas.

Na primeira rodada de perguntas do debate, cada candidato respondeu as perguntas elaboradas previamente por ouvintes. A segunda rodada deu oportunidade dos candidatos fazerem perguntas um ao outro. Nesse momento, quando questionado pelo candidato do PP sobre qual a sua posição em relação ao complexo intermodal, Jorge Luiz deixou claro que não é contra o desenvolvimento, desde que ele seja sustentável, respeitando o patrimônio natural da cidade, como é uma tendência mundial de sustentabilidade.

Jorge Luiz esclareceu e exemplificou que a base aliada de Jabes Ribeiro é a mesma de Carmelita: “Vocês até ficam disputando espaço para ver quem faz foto com Wagner, Dilma e até o ex-presidente Lula, então, vocês estão todos do mesmo lado. Inclusive, os seus cargos e quadros técnicos, Jabes, permanecem no governo de Newton Lima”.

Jorge Luiz lembrou também que o candidato Jabes Ribeiro vem há décadas prometendo a ZPE e que esta continua sendo apenas uma promessa de governo: “Jabes, eu era menino quando você já prometia a ZPE”. Outra fala de Jorge Luiz foi em relação ao sofrimento vivido pela população de Ilhéus, o “bolsão de pobreza”, como se referiu, que é resultado de anos de uma má administração, incluindo a administração do candidato do PP. “Estamos aqui diante de um quadro que você, em seus governos, plantou e que os últimos dois governos só fizeram agravar”, afirmou Jorge Luiz.

Ao final do debate, Jorge Luiz afirmou que uma coisa é ser vereadora e poder passar oito anos de forma passiva e silenciosa e outra é assumir a cadeira da prefeitura e que isso requer, no mínimo, coragem para participar de momentos com o do debate. A experiência do candidato do PP foi questionada por Jorge Luiz, uma vez que suas experiências anteriores geraram dezenas de processos justamente por não administrar bem. Jorge, nascido no Basílio e criado no Alto do Coqueiro, conhecedor das realidades das comunidades de Ilhéus e ativo há 20 anos na militância política e social, estava lá para representar o povo ilheense, em nome de uma mudança real e da democracia. Ficou clara a polarização “JL versus JR”: quem quiser dizer não ao passado tem a opção de votar Jorge Luiz.

Ascom
Jorge Luiz – PSOL 50
Para Libertar Ilhéus