Para divulgar o cooperativismo na sociedade baiana, apresentando as vantagens das organizações cooperativas e como elas constroem um mundo melhor, será realizado, nesta quinta e sexta-feiras (18 e 19 de outubro), no Hotel Fiesta, no Itaigara, o II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas.

A solenidade de abertura, marcada para esta quinta-feira (18), às 19h30, no Hotel Fiesta, no Itaigara, terá a participação de Márcio Lopes Freitas, presidente Nacional do Sistema OCB, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo e presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, do presidente do Sistema Oceb/Sescoop-BA, Cérgio Tecchio, além de Paul Armbruster, diretor da Confederação Alemã de Cooperativas.

O seminário é promovido pelo Sistema Cooperativista Baiano e está sendo realizado em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. Tem por objetivo aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico do estado e especialmente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, além de promover a formação e o crescimento das cooperativas; incentivar os governos a estabelecerem políticas públicas, leis e regulamentos propícios à formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

Ciclo de palestras – Na sexta-feira (dia 19) será realizado um ciclo de palestras com profissionais renomados, visando provocar debates em torno da contribuição do cooperativismo no desenvolvimento sustentável do estado da Bahia. A primeira palestra será ministrada por Márcio Lopes Freitas, que abordará o tema “O Cooperativismo como Instrumento Democrático no Desenvolvimento Sustentável da Sociedade”. Logo após, o alemão Paul Armbruster falará sobre os “Cases das Cooperativas Alemãs no Desenvolvimento das Comunidades”.

A programação segue no período da tarde com palestras sobre “Geração de Negócios com o Cooperativismo Empreendedor com Vista ao Desenvolvimento da Sociedade” e “Oportunidades de Negócios para as Cooperativas na Estratégia de Desenvolvimento do Estado da Bahia”. O encerramento está previsto para as 16h30, quando o palestrante Dalmir Santana fará uma apresentação artística com o tema “Cooperação: uma estratégia para a Gestão de Pessoas e o Desenvolvimento Sustentável”.