MARINHA DO BRASIL
COMANDO DA FORÇA DE MINAGEM E VARREDURA

Nos dias 27 e 28 de outubro, no período das 14h00 às 17h00, estarão atracados no porto de Ilhéus-BA e abertos à visitação pública os Navios–Varredores Anhatomirim (M-16), Araçatuba (M-18) e Albardão (M-20), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil.
Os navios, que compõem o Grupo-Tarefa 236.1, comandado pelo Capitão-de-Fragata Alfred Dombrow Junior, Comandante da Força, deslocam 253 toneladas, medem 47,2 metros de comprimento e atingem velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h). Todos são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuarem minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.
Componente Operativo da nossa Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.
Os Navios-Varredores suspenderam da Base Naval de Aratu, na Bahia, no dia 25 de outubro, para a realização de aulas práticas do Curso Expedito de Guerra de Minas e de exercícios de Contramedidas de Minagem e imageamento do fundo do mar, em áreas compreendidas entre o litoral de Salvador e Ilhéus. O imageamento do fundo do mar utiliza um moderno equipamento sonar de varredura lateral, capaz de identificar objetos e características do relevo submarino.
Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval e possui seis (6) Navios-Varredores da classe “Aratu”: NV Aratu (M-15), NV Anhatomirim (M-16), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), NV Abrolhos (M-19) e NV Albardão (M-20).
ALESSANDRO BARCELLOS VELASQUEZ
Capitão-de-Corveta
Chefe do Estado-Maior


























































