Saúde realiza seminário sobre o programa Melhor em Casa
Maiores transatlânticos da temporada chegarão a Ilhéus na próxima semana
Provocações e muitos treinos marcam bastidores de “O Gladiador” em Ilhéus

***

Saúde realiza seminário sobre o programa Melhor em Casa

A solenidade de abertura do I Seminário de Apresentação do Programa Melhor em Casa – Ilhéus foi realizada na manhã desta quinta-feira (6) no Hotel Barravento no bairro do Malhado, com a presença de autoridades, representantes da área da saúde das esferas federal, estadual e municipal, além de trabalhadores da área.
A mesa foi composta pelo secretário da Saúde do Município, Ronaldo Lavigne, pela diretora da 6ª Dires, Sonilda Mello, pela técnica da Sesab, Catiana Teléfora, e pelos coordenadores de apoio do programa de internação domiciliar do Ministério da Saúde, Larissa Menezes e Diego Meloni. Para o secretário Ronaldo Lavigne, a implantação desse programa em Ilhéus consiste em um beneficio ímpar para a população, traduzindo em mais humanização e dignidade no atendimento aos pacientes.
Para a representante do Ministério da Saúde, Larissa Menezes, o atendimento a domicílio é uma modalidade de cuidado que só tem a somar em benefícios, juntamente com as outras políticas públicas implantadas pelo ministério. Após a abertura foi realizada a primeira palestra, com a apresentação da proposta do programa, ministrada pelos coordenadores Larissa e Diogo. Ainda no período da manhã, foi apresentado pela representante da Sesab, Catiana Teléfora, experiências do Melhor em Casa em outros municípios baianos. Houve ainda espaço para debates e dúvidas dos participantes.
À tarde foram realizadas oficinas de trabalho sobre o programa. O seminário será realizado até esta sexta-feira (7). As atividades propostas pelo evento tiveram como objetivo apresentar e discutir diretrizes, legislações e resoluções a respeito do programa Melhor em Casa, bem como particularidades a respeito da sua implantação e funcionamento, que se dá de forma integrada aos demais serviços da área de saúde como a rede de atenção básica e outros centros de referências.
O Programa “Melhor em Casa” encontra-se em fase final de implantação no município de Ilhéus. Já foi composta uma das equipes de trabalho que integrará o programa e que possui caráter multidisciplinar contando, portanto, com o trabalho de dois médicos, dois enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, quatro técnicos de enfermagem, motorista e coordenador-administrativo. Além disso, já foi adquirido também um veículo para realizar o transporte dos profissionais até a residência dos pacientes.
Com o Programa “Melhor em Casa”, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, passarão a ter assistência multiprofissional gratuita em seus lares. Outros profissionais (fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e farmacêuticos) poderão compor as equipes de apoio. Após a implantação, novas equipes bases deverão ser montadas. Assim, cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

Maiores transatlânticos da temporada chegarão a Ilhéus na próxima semana

Considerado como um dos maiores navios desta temporada, o Costa Fascinosa chega a Ilhéus na próxima segunda-feira (10), às 8 horas da manhã, trazendo 3.780 turistas, movimentando o comércio da cidade. No dia seguinte (11) atracará no Porto de Ilhéus o navio MSC Fantasia, de alto luxo, que trará nada menos que 3.952 passageiros. Também estão previstas para dezembro as paradas dos navios Costa Favolosa, no dia 14, Costa Fortuna, no dia 15, MSC Orchestra, no dia 19, Aidacara, no dia 25, e Grand Mistral, no dia 30. A temporada 2012/2013 será encerrada no dia 20 de março com o retorno do navio Costa Fascinosa.

Apontada como uma das cidades baianas mais procuradas pelos turistas, Ilhéus encanta os visitantes com as belezas naturais e com a sua história. Na cidade os turistas visitaram as praias e pontos estratégicos como o Bataclan, o Bar Vesúvio, a Casa de Jorge Amado, os casarões dos antigos coronéis, a Praça do Cacau, conhecendo o fruto que por muito tempo foi a principal fonte de economia da região, além das fazendas de cacau. Na bagagem muitas fotos, lembranças e história para contar para os amigos. Somente para se ter ideia dos benefícios para Ilhéus, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de 75 dólares, garantindo mais renda para a economia formal e informal.

Para atrair ainda mais os visitantes, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, já está realizando o serviço de roçagem e limpeza de toda a avenida Soares Lopes. Também será feito o serviço de limpeza e coleta regular de lixo no comércio e nos pontos turísticos da cidade. O prefeito Newton Lima reconhece a importância dos transatlânticos para Ilhéus e considera a chagada dos transatlânticos como uma excelente oportunidade de impulsionar ainda mais o turismo e movimentar a economia do município, gerando mais emprego e renda na cidade.

E os navios que atracarão na cidade nesse mês de dezembro chamam a atenção pelo tamanho, quantidade de passageiros e pelo alto luxo. O navio Costa Fascinosa tem a elegância natural de uma diva e o encanto de uma obra de arte: É considerado como o novo astro nascente da frota de navios Costa. Seus ambientes, enriquecidos com materiais preciosos e brilhantes, se inspiram nas atmosferas sedutoras dos grandes filmes da historia, nos protagonistas que os fizeram conhecidos e nas operas que deram fama aos teatros mais celebres do mundo inteiro.

Já o MSC Fantasia é o maior navio da MSC Cruzeiros. É o primeiro navio com a introdução de uma exclusiva área vip, denominada de “MSC Yacht Club”, com serviço de seis estrelas. Dispõe de 99 luxuosas suítes, com áreas bastante generosas e oferece um verdadeiro serviço de mordomo inglês. Logo a partir do check-in o cliente terá serviço de cabine 24 horas por dia, reservas de excursões, transferes, escolhas de vinhos, champanhe e cigarros. O comprimento deste navio é equivalente a seis torres de Pisa, tem mais 10 metros que a própria torre Eiffel e equivale a um edifício de 23 andares.

Provocações e muitos treinos marcam bastidores de “O Gladiador” em Ilhéus

O clima é de disputa, provocações e muitos treinos entre os participantes do MMA “O Gladiador II – Coragem à Prova”, considerado como uma dos maiores eventos de artes marciais do interior da Bahia, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, em Ilhéus. A prova contará com a participação de atletas estreantes e lutadores experientes de várias cidades do Brasil, reconhecidos a nível internacional. Entre as disputas confirmadas os duelos entre os lutadores Bello x Chapolim, Sérgio x Jairo, André x Buga, Wellber x Pitbull, Carol x Beel, Selva x Ewerton, Silvio Reis x Adilron, Gênesis x Kadu Tito, Sidarta x Axealan e Reinaldo x Pirata.
Realizado pela empresa Conceito Executivo, com o apoio da Fundação Juscelino Kubitschek (JK), de São Paulo, e da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, “O Gladiador” contará com uma ampla infraestrutura, onde o público poderá acompanhar as dez lutas programadas de forma confortável e com excelente visão, haja vista a proximidade do octógono com a arquibancada. A organização informa que o evento também será enriquecido, entre outros aspectos, pela transmissão de algumas lutas pelo Canal Combate, o mais famoso canal de lutas do país. Tudo isso sem contar com o apoio de três duas ring girls (garota do ringue) durante as lutas.
E as disputas começaram antes mesmo da luta iniciar. Através de vídeos nas redes sociais e na página oficial do evento, www.ogladiador.com, os atletas falam dos treinos intensos e não poupam provocações aos adversários. É o caso do lutador Paullo Bello, campeão das duas últimas edições do Lion FC Itabuna, que exibiu um vídeo afirmando que veio para nocautear. Preparado pela equipe Gracie Barra, de Fabiano Araújo, em Itabuna, ele disse que está treinando duro e ele promete muita técnica e raça na luta. Paulo Bello enfrentará o atleta Chapolin, de Porto Seguro, na luta principal da noite.
Quem também não dispensou provocações ao seu adversário foi o lutador Jairo Soares, do município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, que faz parte da equipe Domínio Jiujitsu e possui vasta experiência em competições de MMA. Praticante de muay thai e submission, o atleta já contabiliza diversas lutas e vai enfrentar Sérgio Leal, professor de muay thai da Gracie Barra, de Itabuna, que defenderá a região nesse confronto. “Fiquei sabendo que meu adversário é treinado por Fabiano Araújo, então deve ser um cara duro. Mas sempre procurei dar o melhor de mim e nessa categoria podem esperar que vou pra finalizar ou nocautear”, disse Jairo Soares.
Além da Prefeitura de Ilhéus e da Fundação Juscelino Kubitschek, o evento também conta com o apoio da Rádio Santa Cruz, Jornal Bahia Online, Cia da Notícia, Jornal Coluna de Turismo, restaurante Mestre Cuca, Cabana Gabriela, Brasil Vitrine, Galera do Fla, Backdoor, CSM Telecomunicações e Centurian Fight Wear. Os ingressos para assistir “O Gladiador II – Coragem à Prova” custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda autorizados: em Ilhéus, no Estande do Carioca, no Quarteirão Jorge Amado, centro da cidade, e em Itabuna, no Bicho Festeiro, na avenida Duque de Caxias, 118, centro.